quinta-feira, 3 de março de 2016

Conheça 10 mitos e verdades sobre o consumo de café

O consumo do café é quase unanimidade no Brasil, isso porque ela está presente em mais de 98% das residências por aqui, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

Dificilmente você vai encontrar uma casa brasileira que o cheirinho de café não tome conta do ar nas primeiras horas da manhã. Está mais que claro que o consumo dessa bebida é quase unanimidade no país, isso porque ela está presente em mais de 98% das residências por aqui, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). O que ainda causa dúvida é sobre alguns mitos e verdades referentes ao consumo desses grãos torrados e filtrados.

A engenheira de alimentos esclarece algumas dessas informações, muitas vezes distorcidas pela sociedade. Vamos lá:

1 – Café tira o sono
DEPENDE. Para algumas pessoas sim, outras, nem tanto. Aqueles que tem maior sensibilidade à cafeína, é certo que ela ficará mais desperta e pode ter o sono retardado com o consumo da bebida; outras, podem até mesmo ter efeito contrário.

2 – Crianças e gestantes não podem tomar café
MITO. Sobre as gestantes, não é que não pode, normalmente, as grávidas enjoam com o café, porque o organismo não quebra as moléculas que precisam ser quebradas e acaba reagindo à bebida ingerida. No caso das crianças, a recomendação é que o café seja tomado de preferência com leite após os 4 anos de idade, antes disso, não é viável, não porque faz mal, Governo estabelece regras para operações de venda de cafémas porque a criança pode ficar agitada com a cafeína, principalmente aquelas que já possuem um comportamento hiperativo. Neste caso, não é recomendável nem o café, como alguns chás e chocolate.

3 – Café vicia
MITO. É uma bebida que se cria o hábito de tomar e não é verdade que ela causa uma dependência. Quando você não quiser tomar mais por algum motivo, basta parar de tomar gradativamente que vai perceber que não se trata de um vício.

4 – Café alivia dor de cabeça
VERDADE. Sim, o café pode ajudar a melhorar a dor de cabeça, inclusive, a cafeína é usada em medicamentos contra esse problema. A substância é vasoconstritora e, quando ingerida nos primeiros momentos, ajuda a amenizar o incômodo e dá essa sensação de alívio mesmo. Mas vale lembrar que é preciso procurar um médico para qualquer tipo de sintoma ou manifestação do seu corpo que não seja comum.

5 – Café ajuda a emagrecer
MITO. O que acontece, neste caso, é que o café modera o apetite, quando você toma a bebida, pode ser que você se sinta saciável por um tempo e não sinta necessidade de ingerir uma grande quantidade de alimento, mas ele não é uma fórmula para emagrecer. Portanto, não tome excessivamente o café achando que vai ficar esbelta, porque não, não vai. A bebida também retarda o cansaço, ou seja, para quem vai fazer alguma atividade física, o café pode ser uma boa opção para estimular a disposição em se Café garante saldo positivo do emprego em Minas fazer exercícios. Causa ânimo e o resultado é um melhor rendimento da atividade.

6 – Pode tomar café à vontade que não faz mal
MITO. Se você tem uma sensibilidade maior á bebida, tem que saber o seu limite de consumo. E se você tem alguma doença digestiva, como a gastrite, também deve evitar. Então, isso, vai depender de cada pessoa. Tem gente que realmente toma mais de dez xícaras por dia e não apresenta nenhuma doença ou problema na rotina. Assim como tem pessoas que com 3 ou 4 xícaras podem sentir alguns efeitos.

7 – O tipo de preparo do café influencia na saúde
VERDADE. Alguns estudos concluíram que o ideal é filtrar o café e reduzir a quantidade de óleo dele e o método utilizado pode diferenciar na quantidade de substância gordurosa que pode ser eliminada da bebida. Hoje existem vários tipos de preparo do café. Seja coado com pano ou papel, ou por prensa, cada um tem uma extração e resultados diferentes.

8 – Medicamento não pode ser tomado com café
VERDADE. Não é recomendável tomar nenhum tipo de medicamento com nenhuma outra bebida que não seja água. Café não se deve misturar bebida alguma com medicamento. Mas, na verdade, no caso do café, não é que ele possa causar alguma alteração no seu organismo, como quando tomado com bebidas alcoólicas, mas porque a combinação de efeitos não pode ser legal.

9 – Café dá azia ou e outros problemas digestivos
MITO. A bebida não pode causar problemas digestivos quando consumidos em excesso, mas pode acontecer em quem tem uma predisposição a ter alguma doença desse tipo. O café bom, feito na hora, fresquinho e de boa qualidade, não tem como provocar problemas de saúde. O nosso organismo é muito bem feito. Quando você consome cafeína em excesso, seu cérebro cuida de rejeitar a bebida, portanto, nem assim a cafeína causa indisposição gástrica.

10 – O café altera o humor
VERDADE. Quando você deixa de tomar o café em algum horário que você tem costume, pode ter alguma alteração de humor negativa, mas, na maioria das vezes, é as pessoas relatam o contrário. O café mantém o bom humor de quem o consome. A cafeína é uma substância que libera endorfina e ajuda a manter o estado de excitação e de relaxamento pessoas. Ele pode até prevenir doenças depressivas, ou ainda Parkinson, Alzheimer e problemas cardíacos. Claro que, se você tem uma certa tendência a adquirir alguma doença genética, por exemplo, não tem jeito, você vai adquiri-la, mas o café pode sim ajudar a prevenir ou retardar algum processo do tipo.

O “cafezinho” é uma das paixões brasileiras e não é por acaso que o país é o maior exportador de café mundial, sendo Minas Gerais responsável por 50% da produção nacional.


Um comentário:

  1. Eu gosto de beber café e sei que o consumo exagerado assim como de outras substâncias pode fazer mal.O café realmente é uma bebida popular no Brasil.

    ResponderExcluir