terça-feira, 27 de setembro de 2016

Cabelos: 5 alimentos que previnem a queda

Quem corre, principalmente as mulheres, pode sofrer com cabelos fracos por conta da lavagem diária, exposição ao sol e outros fatores. Saiba quais alimentos previnem a queda e fortalecem os fios

A queda dos cabelos é um problema nada agradável de se encarar. Afinal, além de estarem ligados à autoestima, cabelos fracos e com um curto ciclo de vida podem indicar algo errado com a saúde. É fato que alguns hábitos também influenciam o enfraquecimento dos cabelos: no caso das corredoras e homens com cabelos compridos, por exemplo, lavar diariamente os fios, expô-los ao sol e ao suor também influenciam na queda.

Mas é possível resolver o problema com alimentação: os nutrientes certos vão dar aquele up no crescimento dos cabelos e na vitalidade. A dica é da nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, ao comentar sobre o auxílio que a alimentação pode dar para impedir a queda dos fios.

Segundo a nutricionista, o que leva à queda de cabelo pode estar relacionado a uma má alimentação. Patrícia Cruz afirma que uma dieta desequilibrada, pobre em proteínas, vitaminas e minerais, pode causar alopecia. “Carências nutricionais, sem dúvida nenhuma, levam a queda dos fios”, diz Patrícia. Por isso, a especialista lista algumas dicas para manter um cabelo mais bonito e saudável tendo como base os alimentos que você consome. Confira:

Queda de cabelo x alimentação

Segundo a especialista, nenhum alimento é diretamente responsável pela queda de cabelo, mas uma alimentação desbalanceada, com pouca ingestão de água, rica em gordura e pobre em vitaminas e minerais, provoca carências nutricionais que causam queda dos cabelos. Além disso, um estilo de vida inadequado, com poucas horas de sono, sedentarismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, tabagismo e a cafeína também podem agravar o problema. Alguns estudos mostram que o consumo excessivo de vitamina A e E podem fazer os fios caírem e não haver renovação.

Previnem a queda de cabelo:

Carne vermelha: fonte de ferro, sua deficiência está relacionada à queda de cabelos;

Gema de ovo: fonte de biotina atua no desenvolvimento do folículo piloso. Alguns estudos mostram que atua na síntese de queratina, sua deficiência causa queda de cabelos e fios quebradiços;

Castanha do Pará: fonte de selênio auxilia na integridade dos fios. Sua deficiência aumenta a queda de cabelo e despigmentação dos fios;

Laranja: fonte de vitamina C auxilia na síntese de colágeno. Sua deficiência está relacionada à alopecia;

Bife de fígado e coração de galinha: fontes de vitamina B12, responsável pela síntese de queratina, auxilia no crescimento e resistência dos fios.

Cabelo bonito e saudável

Os alimentos fontes de vitamina do complexo B (carne vermelha, ovos, fígado, peixe, coração, nozes, amendoim) ajudam a manter os cabelos fortes e saudáveis. Para quem quer cuidar das madeixas, Patrícia Cruz indica incluir na dieta:

– Vitamina C: limão, laranja, abacaxi, tangerina;

– Alimentos fontes de ferro: carne vermelha, leguminosas, vegetais verdes escuros;

– Muita água.

Patrícia também explica que é possível ajudar os fios de cabelo a crescerem mais fortes e saudáveis através da alimentação. “Podemos acrescentar em nossa dieta para auxiliar no crescimento de fios íntegros, castanha do Pará, carne vermelha, frutas cítricas (kiwi, mexerica, laranja, abacaxi), leite e derivados como queijos, iogurtes”, ensina a nutricionista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário