domingo, 4 de setembro de 2016

Dicas para comer saudável em qualquer lugar

Pensar nos ingredientes do prato não é tudo quando a ideia é fazer uma refeição magra fora de casa. Confira a seguir dicas para não abandonar a dieta e comer saudável em qualquer lugar

Sair para jantar com os amigos ou o namorado, fazer uma pausa para um lanchinho no meio do expediente e colocar a conversa em dia com a melhor amiga sentada em um café bacana são programas delícia, mas que podem boicotar seu esforço para ficar em forma. Como ninguém merece abrir mão desses momentos nem do prazer de comer, a saída é aprender a detectar truques e armadilhas escondidas em restaurantes, padarias, cafeterias e lanchonetes e que são capazes de levar você a comer muito (ou fazer escolhas ruins) sem sequer se dar conta. Duvida? Selecionamos pontos em que vale a pena ficar de olho da próxima vez que sair de casa para conseguir comer saudável em qualquer lugar. Você vai se surpreender!

Pratos, talheres e copos

Sirva-se em um prato pequeno. De acordo com pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, usar o de sobremesa no lugar do comum ajuda a comer menos porque você tem a impressão de que está comendo mais. Mesmo com uma porção menor, a tendência é se sentir saciada mais depressa.

Tomar bebidas em copos altos e finos leva a beber menos do que naqueles largos e baixos. Essa dica é especialmente interessante no caso de opções recheadas de calorias, como refrigerante e bebidas alcoólicas, que, além de pesarem na balança, induzem a comer mais do que normalmente. E capriche no gelo, que vai diluir a bebida e dar a impressão de que há uma quantidade maior dentro do recipiente.

Os talheres também merecem atenção. Uma pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, revelou que quem lança mão de garfos, facas e colheres muito pequenos tende a comer mais, pois sente a necessidade de levá-los muito mais vezes à boca até se sentir satisfeito.

O cardápio

Preste atenção: as entradas costumam ficar posicionadas no canto superior esquerdo da página, e não estão lá por acaso. Como as pessoas tendem a ler o menu seguindo o formato de um Z, esses pratos acabam chamando nossa atenção logo de cara e, no momento da fome, fica difícil recusar algo para beliscar antes do prato principal. A dica é optar por uma entradinha light, que não inclua fritura. Que tal uma bruschetta de mussarela de búfala com tomate e manjericão?

Pular o couvert é evitar calorias extras. Entretanto, se aquele pão macio é uma das coisas que você mais gosta no restaurante, uma ideia é deixar para comê-lo depois da entrada. Além de estar com menos fome, devorá-lo depois vai impedir que o alimento – um carboidrato de alto índice glicêmico, se for feito com farinha branca – provoque um pico de glicose no sangue e eleve ainda mais o apetite.


Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/dicas-para-comer-saudavel-em-qualquer-lugar/10575 - Texto Thais Szegö | Adaptação Ana Paula Ferreira - Foto Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário