domingo, 23 de outubro de 2016

A história do voleibol no Colégio Dom Bosco

Em 1993, quando a Irmã Auxiliadora me convidou para trabalhar no Colégio Dom Bosco, eu já lecionava basquete no Colégio Estadual Murilo Braga e nos Colégios Graccho e Salesiano em Aracaju. Deixei duas tardes e o sábado livre para dar aulas de basquete para os alunos do ensino fundamental. No primeiro ano foram duas turmas de basquete, no segundo ano foi uma, por isso, tive que assumir uma turma de voleibol masculino, esporte este que pratiquei por um ano e meio com o Professor Ronaldo Lima quando estudei no Murilo Braga. No terceiro ano não teve mais a turma do basquete e aumentei minha carga horária com as turmas de voleibol feminino. Os meninos sempre tiveram mais interesse na prática do futsal, por isso, raramente era formada uma turma masculina.

     Em 1999, solicitei à coordenadora Fátima Gois que fosse criada uma turma de treinamento para podermos competir em Aracaju, a qual foi aceita prontamente. Iniciamos os treinos com a turma mirim feminina de 13 anos e, ao mesmo tempo, formamos as turmas de iniciação ao voleibol. Participamos pela primeira vez de uma competição estadual e já de primeira, ganhamos a medalha de bronze frente ao Colégio Dinâmico nos Jogos da Criança de Sergipe.

Em 2000, participamos dos V Jogos das Escolas Particulares de Sergipe, JEPS, e ganhamos a nossa primeira medalha de ouro frente ao Colégio do Salvador pela categoria mirim feminina.

Posteriormente, participamos de outras competições entre elas: Jogos da Primavera, Jogos Estudantis de Sergipe, Copa Sergipana de voleibol, Seletiva dos JEBs, Jogos Escolares Tv Sergipe e Seletiva do Interior dos Jogos da Primavera. Em todas as competições o Colégio Dom Bosco ganhou medalhas. No total foram 20 medalhas, 06 de ouro, 11 de prata e 03 de bronze. E também já ganhamos mais de uma dezena de medalhas nas cinco edições dos Jogos das Escolas Particulares de Itabaiana, JEPI.

Já são 23 anos ensinando no Dom Bosco, todos foram importantes, mas nada comparado a 2003, o ano de ouro do voleibol, quando vencemos as 3 Copas Sergipanas disputadas em Aracaju. Fomos campeões da Copa Professora Mirian Márcia Garangau de Andrade, na categoria mirim até 13 anos, com 06 colégios participantes e vencemos na final o Colégio COC São Paulo; da Copa Professor Jorge Leite, na categoria juvenil até 17anos, com 15 colégios participantes e ganhamos do Colégio Arquidiocesano na final e da Copa Professor Isócrates Lacerda, na categoria infantil até 14 anos, com 18 colégios participantes e vencemos na final o Colégio Estadual Castelo Branco. Com este título, o Colégio Dom Bosco adquiriu o direito de participar e representar Sergipe nos Jogos Escolares Brasileiros, JEBs, em Brasília.  Com os 3 títulos conquistados pelo Dom Bosco nas Copas Sergipanas, fui eleito o melhor Técnico do voleibol feminino na temporada 2003 pela Federação Sergipana de Volley-ball.

Este ano, o Colégio Dom Bosco participou dos Jogos da Primavera com a categoria A e B feminina, a qual ficou em um honroso 4º lugar dentre as 13 escolas participantes.

Nestes 23 anos em que trabalho no Colégio Dom Bosco, os alunos foram incentivados a aspirar títulos nas competições, mas, acima de tudo, aprenderam nas aulas e treinos do voleibol valores morais e sociais como: respeito, honestidade, justiça, responsabilidade, amor ao próximo, amizade, solidariedade e equilíbrio emocional que servem para a formação integral como seres humanos. O aluno que pratica esporte gosta mais de estudar e da escola, participa dos eventos escolares e com isso, o rendimento escolar melhora muito.

     A escola que promove o esporte está oferecendo meios ao aluno de adquirir não apenas saúde, desenvolvimento físico e intelectual, mas também a aquisição de valores que serão úteis no ambiente escolar e por toda a vida.


Por Professor José Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário