domingo, 18 de junho de 2017

A importância do sono para o treino e a dieta

O sono é parte fundamental dos resultados do seu treinamento e alimentação. Entenda de que forma ele regenera o seu corpo

O sono inadequado pode interferir em diversos processos do organismo que, direta ou indiretamente, poderão afetar a sua saúde. Durante o sono profundo é realizada a liberação do hormônio GH, que está relacionado ao crescimento das crianças. Nos adultos, é um dos responsáveis por auxiliar na redução de gordura e poupar os músculos - não à toa, a perda ou ganho de peso e a hipertrofia muscular são as principais questões entre aqueles que sonham com o corpo ideal.

Por que devemos dormir bem?

Um soninho agora não seria uma má ideia...
Dormir pouco ou mal diminui a formação de melatonina (hormônio do sono, que regula nosso “relógio biológico”). Consequentemente, baixa os níveis de leptina (hormônio responsável pela sensação de saciedade) e aumenta os de grelina (hormônio que se refere à fome). Por isso, quando dormimos pouco ficamos com mais fome e queimamos menos gordura. Além disso, quem passa a noite em claro acaba procurando alimentos mais calóricos e menos saudáveis durante o dia.
E essa dificuldade em sentir saciedade acaba provocando a compulsão alimentar. Segundo os especialistas, existe um mínimo de horas de sono indicado para ajudar na perda de peso. Até mesmo para auxiliar no ganho de massa muscular são necessárias, pelo menos, 6 horas de sono de qualidade - ou seja, reparador e sem interrupções.

Auxílio do cardápio

Comer bem é parte fundamental do treinamento!
Uma boa notícia para aqueles que encontram dificuldades na hora de dormir: existem alguns nutrientes e alimentos aliados do sono de qualidade. Confira quais são eles:

• Triptofano: está presente em ovos, grão-de-bico, banana, semente de gergelim, cacau e leite;
 • Passiflora incarnata: é conhecida como a folha do maracujá e ajuda a ativar os receptores do neurotransmissor da serotonina, o hormônio do bem-estar;
 • Melatonina: encontrada na aveia e arroz integral.


Um comentário: