domingo, 23 de julho de 2017

Beber 3 xícaras de café por dia pode te ajudar a viver mais

O consumo da bebida pode diminuir a mortalidade prematura em 8% entre as mulheres e 18% entre os homens, segundo estudo da OMS

Você é daquelas pessoas que só começam a funcionar depois de uma boa xícara de café? Você deve saber que não está sozinha, pois essa bebida é uma das mais consumidas no mundo todo.

Inclusive, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial do consumo desse grão, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Os países europeus, que geralmente são bem menores que o Brasil e os EUA, não de destacam isoladamente no ranking, porém, se considerarmos a União Europeia, ela acaba tomando a dianteira na lista dos maiores fãs mundiais de café.

Se você se encaixa no grupo dos amantes dessa bebida, temos uma boa notícia para você: uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que beber três ou mais xícaras de café por dia reduz a mortalidade prematura em 8% nas mulheres e 18% nos homens. Pegue seu cafezinho e saiba mais sobre essa novidade.

Uma excelente notícia para acompanhar o seu café

O estudo realizado pelos pesquisadores da OMS acompanhou 520 mil pessoas de dez países da União Europeia por 16 anos. A conclusão deles foi que o hábito de tomar café diariamente parece estar relacionado a uma redução na taxa de mortalidade prematura por diversas causas, mas o maior destaque foi a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e do sistema digestivo.

Esses resultados foram encontrados também por outro estudo, realizado nos Estados Unidos e envolvendo 185 mil pessoas, que também foram acompanhadas por 16 anos.

Para o epidemiologista Antonio Agudo, coautor do estudo europeu, o fato de os mesmos resultados terem aparecido em sociedades tão diferentes é mais um indício de que o café realmente exerce um efeito positivo sobre a nossa saúde, reduzindo a mortalidade precoce. Ainda segundo ele, esses efeitos se devem à presença de polifenóis antioxidantes na bebida, seja ela tradicional ou descafeinada.

Mas o café não dava câncer?

Os novos estudos trazem mais uma boa notícia aos amantes do café. Em 1991, o mesmo departamento que publicou a nova pesquisa havia concluído que o café poderia apresentar efeitos possivelmente cancerígenos para os seres humanos, principalmente o câncer de pâncreas.

A suspeita, porém, foi descartada pela OMS no ano passado depois da análise de mais de mil pesquisas. Inclusive, o café ofereceria uma proteção contra o câncer de fígado de endométrio.

De acordo com Esteve Fernández, que já foi presidente da Sociedade Espanhola de Epidemiologia, a relação entre o consumo de café e o aumento do risco de câncer foi um engano: na verdade, quem toma mais café também costuma fumar mais, e o real causador da doença era o cigarro, não o grão.

Uma xícara de café por dia = um mês de vida a mais?

Fazendo algumas contas com base nas descobertas do estudo da OMS, uma xícara de café diariamente prolongaria a vida das mulheres em um mês e a dos homens em três meses. Em termos mais práticos, cada xícara adicionaria 3 minutos a mais à nossa vida, enquanto os homens ganhariam 9 minutos extras.

Isso significa que devemos começar a tomar café como se fosse água? Não, não é bem assim. A própria revista que publicou a pesquisa, a Annals of Internal Medicine, incluiu um editorial com recomendações sobre o que devemos entender sobre essa novidade.

De acordo com os pesquisadores Eliseo Guallar e elena Blasco-Colmenares, da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, ainda seria muito precipitado recomendar o aumento do consumo de café com o intuito de evitar doenças ou reduzir a mortalidade. O que podemos realmente concluir, por enquanto, é que o consumo moderado de café (entre três a cinco xícaras por dia), não está relacionado ao surgimento de doenças em adultos, podendo ser incorporado a uma dieta de forma saudável.

Ou seja, tomar café é gostoso e não faz mal, mas querer mergulhar em um balde de café diariamente na tentativa de viver mais ainda não é uma boa ideia – provavelmente, você vai acabar com uma irritação no estômago!


Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/cafe-ajuda-a-viver-mais/ - Raquel Praconi Pinzon - Foto: iStock

Nenhum comentário:

Postar um comentário