quinta-feira, 6 de julho de 2017

Mês de nascimento pode prever doenças que você terá durante a vida, diz estudo

Há quem acredite que a astrologia na data do nascimento tem relação direta com nossas características, preferências e futuro, mas cientificamente essa análise quase nunca é encarado com seriedade. Porém, de uma forma diferente, um estudo espanhol estabeleceu que, de fato, há relações entre o mês de nascimento e o surgimento de algumas doenças. Entenda como a seguir.

Doenças X mês do nascimento: entenda a relação
De acordo com informações do jornal britânico The Telegraph, cientistas espanhóis mapearam o mês de nascimento de 30 mil pessoas e o compararam com 27 doenças crônicas para entender se havia alguma relação entre a data de aniversário e os acometimentos.

Surpreendentemente, o resultado foi positivo e foram traçadas diversas relações significativas em condições como depressão, problemas de tireoide, asma, dor lombar e hipertensão.

Causas
A explicação mais provável para correlação são as doenças sazonais, ou seja, acometimentos típicos de determinadas estações. Segundo os pesquisadores, a data do nascimento pode definir se a criança será ou não exposta precocemente a tais condições, o que criaria ou prejudicaria as defesas internas do organismo.
Além disso, a luz solar nos primeiros meses de vida agrega pontos, como a exposição aos raio ultravioletas e o recebimento de vitamina D, que também colaboram ou comprometem a saúde presente e futura do bebê.

Vale lembrar que as estações do ano na Espanha ocorrem em épocas diferentes em comparação com o Brasil. Lá o verão acontece de junho a setembro, o outono de setembro a dezembro, o inverno de dezembro a março e a primavera de março a junho.

Doenças mais comuns de acordo com o mês de nascimento

Janeiro
Os homens nascidos nesse mês, que é inverno na Espanha, têm mais chance de desenvolver prisão de ventre, úlcera estomacal e dor na lombar. Já as mulheres que fazem aniversário nessa época sofrerão mais com enxaqueca, problemas na menopausa e ataques cardíacos.
Fevereiro
As doenças que mais atingem homens e mulheres de fevereiro são as da tireoide e a osteoartrite.
Elas ainda têm mais chance de desenvolver problemas ligados a coágulos sanguíneos, como trombose e AVC, e os homens de apresentar problemas no coração.
Março
Com o início da primavera espanhola, catarata, cardiopatia e asma são os males que passam a afetar mais os homens desse mês.
Já as mulheres ficam com artrite, reumatismo e constipação.
Abril
Os meninos deste mês possuem chances maiores de desenvolver osteoporose, asma e distúrbios da tireoide.
As garotas também podem ter o desgaste ósseo, além de tumores e bronquite.
Maio
O quinto mês do ano oferece mais risco de depressão, asma e diabetes para os homens e alergias, osteoporose e prisão de ventre para mulheres.
Junho
As garotas que vieram ao mundo no mês em que começa o verão no local de realização do Estudo são propensas a ter incontinência, artrite e reumatismo.
Quanto aos homens, há risco elevado para catarata, bronquite e problemas cardíacos.
Julho
Os meninos nascidos em julho podem desenvolver artrite, asma e câncer.
Já as mulheres têm chance de apresentar dor na nuca crônica, asma e tumores.
Agosto
Se for mulher, há chances maiores de ter artrite, reumatismo e doenças relacionadas a coágulos sanguíneos.
Os homens devem temer asma, osteoporose e problemas da tireoide.
Setembro
Os homens que nasceram em setembro, início do outono no país ibérico, estão quase três vezes mais propensos a sofrer problemas de tireoide que os aniversariantes de janeiro. Além disso, eles podem ter asma e osteoporose.
As mulheres também contam com chance elevada para distúrbios tireoidianos e osteoporose, e ainda contam com o acréscimo dos cânceres malignos.
Outubro
Filhos de mães que deram à luz em outubro devem ter atenção redobrada quanto à osteoporose.
Se forem mulheres, ainda devem ficar atentas a taxas elevadas de colesterol e anemia.
No caso dos homens, o perigo adicional fica por conta de disfunções na tireoide e enxaqueca.
Novembro
As chances de homens que nasceram em novembro desenvolverem problemas de pele crônicos, doenças do coração e da tireoide são importantes.
Logo, o risco para as mulheres fica por conta de prisão de ventre, varizes e ataque do coração.
Dezembro
As meninas que nasceram na época do Natal têm mais chance de sofrerem de doenças relacionadas à coágulos, asma e bronquite crônica.
O estudo também mostra que os homens de dezembro podem desenvolver catarata, depressão e cardiopatia.

Outros estudos
Um estudo de 2015 da Universidade Columbia também relacionou a data de nascimento de mais de um milhão de pessoas a doenças como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), distúrbios reprodutivos, asma e infecções nos olhos e ouvidos.
Como resultado, constataram que quem nasceu em junho, agosto, janeiro ou dezembro não possui grande vantagem ou desvantagem em relação a doenças. Já os aniversariantes de outubro ou novembro são mais sensíveis aos acometimentos e os de fevereiro, março, abril, maio ou julho apresentam fatores de proteção e baixo risco em desenvolver os problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário