sábado, 26 de agosto de 2017

Dermatologista alerta: 8 coisas que você nunca deve usar na pele

O que não falta na internet é alguma dica de beleza que prometa deixar nossa pele linda e saudável, mas nem todas são confiáveis

Cuidar da pele é algo que merece atenção, afinal o maior órgão do corpo humano é também o mais visível. Felizmente, existem bons produtos disponíveis para quem quer cuidar da saúde e da aparência da pele.

Se a ideia é economizar um pouquinho, o que não falta é gente por aí nos dando dicas de produtos que não são necessariamente feitos para tratamentos de pele, mas que, ainda assim, parecem poder fazer esse papel.

O problema nesse sentido é que às vezes acabamos seguindo algumas dicas e receitas caseiras que não têm fundamento em pesquisas científicas ou estudos mais bem elaborados – quem é que paga o pato? A saúde da nossa pele, é claro!

Para evitar cair em truques que não têm fundamento, e também para não correr o risco de deixar a sua pele com uma aparência machucada, descascada ou queimada, é fundamental ter sempre em mente que produtos podem e quais não podem ser usados para tratamentos estéticos e relaxantes.

A seguir, confira uma lista de itens que são muitas vezes pensados como ótimas formas de tratamento, que aparecem em alguns tutoriais de beleza, inclusive, mas que você precisa manter o mais longe possível da sua cútis – pelo seu próprio bem. Todas as dicas foram dadas pela dermatologista Dra. Janet H. Prystowsy:

1. Bicabornato de sódio
Muitas receitas de máscaras de rosto para fazer em casa acabam levando o bicabornato de sódio entre seus ingredientes, certo? O problema é que, ainda que o produto possa parecer uma ótima alternativa de esfoliante, ele tem o poder de prejudicar a sua pele.
Infelizmente, esse tipo de produto acaba mudando algumas características químicas da pele, e aí você fica mais vulnerável a alguns tipos de infecção. Melhor evitá-lo, então!

2. Suco de limão
Nada de achar que o suco de limão vai diminuir a intensidade das manchas escuras da sua pele, hein! Na verdade, essa fruta pode provocar queimaduras, descamação e inflamações na pele – definitivamente não vale a pena pagar para ver.

3. Pasta de dente
Algumas pessoas acreditam que esse produto, que nunca foi feito para ser utilizado para outros fins além da higiene bucal, é uma forma rápida e barata de tratar e secar espinhas. Na verdade, esse produto é alcalino e, quando tem flúor, pode provocar sérias irritações na pele.

4. Spray de cabelo
Ainda que seja tentador usar algumas gotinhas de spray de cabelo para finalizar maquiagem, com a ideia de que o produto pode fazer com que a make dure mais tempo, na prática a coisa pode ser mais trágica do que prática.
Esses produtos têm componentes químicos que nos fazem mal quando os inalamos ou quando ficam próximos às regiões dos olhos ou do nariz. Nada de utilizá-lo para fins que não sejam deixar o penteado mais resistente!

5. Água quente
Alguns rituais de beleza sugerem que coloquemos ervas dentro de água quente para que o vapor seja direcionado ao rosto, certo? O problema aqui é que essa temperatura não é a ideal para a face, e o calor em excesso ainda pode prejudicar a nossa produção de óleos naturais. O ideal é usar a água morna do banho para esse tipo de limpeza, e não o vapor de água quente ou fervendo.

6. Álcool
Esse produto deve ser utilizado apenas em ocasiões específicas, e não aleatoriamente sobre a pele. No caso das espinhas, por exemplo, a realidade é que muitas pessoas acham que o álcool vai desinfetar o local, e ele até pode fazer isso. O problema é que a região ao redor da espinha pode ser afetada de forma negativa, aumentando ainda mais a inflamação.

7. Vaselina
Mesmo que esse produto pareça hidratante, e que, inclusive, já tenha sido recomendado como um substituto de loções e de hidratantes labiais, é preciso tomar cuidado com a vaselina.
Como é um unguento forte e pegajoso, o ideal é que seja usado somente quando há fortes rachaduras na pele ou nos lábios, mas não como hidratante frequente – isso acabaria bloqueando os poros e aumentando a oleosidade da pele.

8. Vinagre
Em algumas receitas disponíveis na internet, achamos o vinagre como ingrediente para tratamentos clareadores. Na verdade, esse produto vai prejudicar bastante a superfície da pele, aumentando as chances de infecções e inflamações. O bom mesmo é usar o vinagre para temperar salada, apenas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário