terça-feira, 5 de setembro de 2017

8 maneiras inusitadas para descobrir se sua saúde está em dia

Como você classificaria sua saúde? Para poder dizer que você atingiu o auge da boa forma, você precisa ticar a maioria dos itens da lista a seguir

1. Você apresenta níveis de inflamação controlados
De um machucado comum à obesidade, a inflamação se faz presente em praticamente todos os problemas de saúde. “Ela está ligada a doenças como câncer, diabetes e infarto”, alerta Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O especialista explica que, para controlar esse mal, é preciso evitar itens processados, dormir bem, meditar e praticar atividade física.

2. Sua flora intestinal é equilibrada
As bactérias que vivem em nosso intestino estão cada vez mais relacionadas à saúde. Ao alimentá-las da forma correta, é possível perceber um melhor funcionamento do órgão e uma diminuição de problemas como inchaço, constipação e diarreia.

3. Falta de memória não é um problema
Esquecer o nome de alguém ou demorar a lembrar onde foi que você deixou a chave depois que entrou em casa já são coisas consideradas normais nos dias de hoje. Mas a verdade é que isso só acontece porque o stress do dia a dia acaba desativando certas áreas do cérebro responsáveis por se lembrar desse tipo de detalhe. Ou seja, uma boa memória é sinal de que você não está deixando situações de tensão da rotina influenciarem seu corpo ou sua mente.

4. Seu organismo não apresenta deficiência nutricional
Um corpo bem nutrido assegura que suas células funcionem a todo vapor. “A alimentação balanceada repõe a maioria das vitaminas e minerais de que o corpo necessita”, conta Zilli. Mas só para garantir, converse com seu médico e peça alguns testes de rotina para ter certeza de que seu organismo não está precisando de mais vitamina D, magnésio ou zinco.

5. Você não fica irritada quando fica com fome
Quando isso acontece, é sinal de que sua taxa de açúcar no sangue não está equilibrada. E não dá para dizer que a saúde anda em dia quando os níveis de glicose sobem e descem como loucos ao longo do dia, não é mesmo? Prefira alimentos com índice glicêmico baixo, que tendem a regular essa bagunça.

6. As opções saudáveis são suas prediletas
Aprender a gostar de ingredientes naturais e orgânicos é um forte indício de que você adotou um estilo de vida saudável e que não corre o risco de pular de dieta em dieta. “Faça escolhas conscientes e isso se refletirá em seu organismo”, diz o especialista.

7. As noites na cama são bem dormidas
Basta uma madrugada inquieta para os níveis de inflamação do corpo subirem. Então, beba um chá de camomila para relaxar, apague todas as luzes e aproveite pelo menos 7 horas de sono ininterruptas por dia.

8. Você tem zero ataques de compulsão
A vontade exagerada por algum alimento geralmente é sinal de algum desequilíbrio, seja ele nutricional, seja hormonal ou até emocional. Faz tempo que você não sente aquele desejo incontrolável por doce ou algum prato específico? Isso significa que você está no caminho certo!


Fonte: https://boaforma.abril.com.br/saude/8-maneiras-inusitadas-de-descobrir-se-sua-saude-esta-em-dia/ - Por Caroline Randmer (Colaboradora) - jacoblun/Thinkstock/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário