sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Como manter a saúde dos ossos e evitar a osteoporose

Entenda como os exercícios físicos pode afetar a saúde dos seus ossos a longo prazo e saiba o que fazer para amenizá-los

 “Exercício físico faz bem para a saúde.” Nas últimas décadas, essa frase se tornou um quase manifesto. No entanto, o que praticar para que se tenha essa tão saúde tão desejada? Afinal, cada esporte tem o seu ponto forte e fraco. Então, para você que pratica esportes de longa duração e alta performance é importante que você entenda e saiba de cada um dos riscos dessa modalidade para a saúde dos seus ossos. Ficou curioso?

Confira o que dizem os especialistas sobre os impactos de alguns esportes na saúde dos ossos:

NATAÇÃO - Uma revisão publicada na Public Library of Science (Plos) reuniu 64 artigos sobre a saúde óssea de nadadores. Em pesquisas nas quais os nadadores foram comparados com pessoas sedentárias, o aumento na densidade óssea foi equivalente. Ou seja, para o esqueleto jovem, nadar e não fazer nada dá praticamente na mesma: dentro d’água, o corpo se livra da ação da gravidade, que é responsável pela formação do esqueleto.

CICLISMO - O ciclismo de competição em estrada é outro exemplo de esporte de endurance que pode ser traiçoeiro. Um artigo publicado no Journal of Bone and Mineral Research sugeriu que treinos regulares de alta intensidade nessa modalidade podem comprometer a saúde dos ossos dos rapazes num grau comparável ao que acontece em mulheres na menopausa. Uma hipótese – ainda a ser confirmada – é que o suor prolongado em treinos e provas de muitas horas possa resultar numa perda significativa de cálcio através da pele.

MUSCULAÇÃO - A ciência ainda não esclareceu inteiramente por quais mecanismos o exercício físico faz o osso tornar-se mais denso e forte, o que dificulta prescrições precisas. Mas as evidências indicam que os exercícios de força são os que mais garantem resultados positivos, tanto em jovens do sexo masculino quanto em idosas pós-menopausa, o estrato populacional mais afetado pela osteoporose.

CORRIDA - Uma maior força muscular normalmente está associada a uma maior densidade óssea. Mesmo na comparação com a corrida, em que os ossos, principalmente das pernas e dos quadris, sofrem impacto repetido, a musculação tende a gerar melhores resultados. Na corrida, a sobrecarga é o peso corporal, que é constante. Já nos exercícios com pesos, a sobrecarga é progressiva.

No entanto, vale lembrar que o exercício físico é apenas um dos fatores que afetam a saúde óssea. A densidade do osso depende de um processo dinâmico de formação e reabsorção do tecido ósseo chamado de remodelação, que acontece de forma desigual ao longo da vida e sofre a influência da genética, de hormônios, da alimentação, da exposição ao sol (que estimula a produção de vitamina D, que atua em sinergia com o cálcio). Além de peso e da composição corporais.

“Com o envelhecimento, a perda de minerais pela reabsorção tende a ser maior do que a formação. O que torna maior o risco de fraturas é um baixo estoque de massa óssea para sustentar essa perda inevitável. Por enquanto, o conselho mais aceito é começar cedo com esportes variados, progredir nos treinos de força ao longo da vida adulta e se manter firme nos exercícios de manutenção quando a idade chegar”, explica Lidia Bezerra, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Exercício, Saúde e Envelhecimento da Universidade de Brasília.

Cuide bem dos seus ossos e pratique esportes com cautela sempre com acompanhamento de especialistas. Se você tiver feito tudo corretamente até lá, a osteoporose não vai te derrubará tão facilmente.


Fonte: https://sportlife.com.br/saude-ossos-evitar-osteoporose/ - Brenda Prestes - Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário