segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Você exagera nas festas de final de ano? Veja dicas para evitar problemas

Além da ressaca, o uso de álcool em excesso pode ocasionar amnésia alcoólica

Final de ano chegando e com ele as confraternizações em família, festa da empresa, happy hour com amigos, etc...Um personagem comum em todos esses eventos e que não costuma faltar é a bebida alcoólica, não é mesmo? Até porque o consumo de álcool pode ser feito em celebrações e em datas festivas, faz parte da nossa cultura. Só que neste período do ano é mais aceito socialmente e às vezes é feito de forma mais frequente e com maior intensidade.

Em pequenas quantidades (uma ou duas doses), o álcool promove uma desinibição e relaxamento, mas com o aumento desta quantidade a pessoa passa a apresentar diminuição da resposta aos estímulos. Por isso, é necessário alertarmos sobre o consumo que ultrapassa o limite da moderação, que seria até duas doses* por dia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quando homens ingerem cinco ou mais doses, ou mulheres quatro ou mais doses, num período de duas horas, isso significa um padrão de consumo perigoso, chamado de Beber Pesado Episódico (BPE), que pode acarretar problemas e riscos.

Faça suas contas. Quanto você anda consumindo de álcool? Está dentro deste padrão de BPE? Se sua resposta for sim, sinal vermelho. Exagerar, além de acabar com sua festa, pode trazer a famosa ressaca.

Sintomas como dor de cabeça, náusea, boca seca e tontura podem surgir entre 6 e 8 horas após o consumo e indicam o resultado da intoxicação aguda por álcool. Além da ressaca, o uso de álcool em excesso pode ocasionar amnésia alcoólica, que é a incapacidade de se lembrar de fragmentos ou eventos ocorridos enquanto se está bebendo.

Uma dica importante é não beber de estômago vazio. Com o estômago cheio, a absorção do álcool ocorre mais lentamente. Os alimentos, especialmente os ricos em carboidratos, retardam a absorção. Além disso, se decidir consumir bebidas alcoólicas, intercale com água ou outras bebidas não alcoólicas.

Outro alerta relevante é que em algumas situações o "beber socialmente" não vale. É o caso do consumo de álcool por crianças e adolescentes, gestantes e da perigosa mistura beber e dirigir.

Comemore bastante as conquistas de mais um ano, mas não exagere no álcool. Para celebrar e viver toda a experiência das datas comemorativas não é preciso beber até cair; pelo contrário, poderá aproveitar mais as festas se não exagerar na bebida.

Aproveito para deixar meus votos de boas festas e que 2018 seja um ano de hábitos saudáveis e de muita comemoração na sua vida!

* Uma dose padrão de álcool equivale a 330 ml de cerveja/chopp, ou 100 ml de vinho ou 30 ml de destilado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário