segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Treinamento funcional: entenda como funciona e conheça seus benefícios

Conheça uma modalidade de ginástica que usa o peso do corpo para trabalhar músculos e as articulações e usa acessórios para complementar os exercícios

A cada dia surgem novas modalidades e diferentes exercícios, tudo para nos auxiliar na busca da tão sonhada silhueta perfeita. Afinal de contas, um corpo bonito e saudável está na lista de desejos de 10 entre 10 mulheres, não é mesmo? Você já deve ter ouvido falar por aí no exercício da vez: a ginástica funcional, também conhecida como treinamento funcional.

Ela está cada vez mais popular nas academias e é protagonista quando se trata de novidade no mundo fitness. Pois, saiba: não é a toa que a modalidade está fazendo o maior sucesso!

Além de contar com uma lista completa de benefícios ao corpo, como ótimo gasto energético, melhora na flexibilidade, condicionamento e equilíbrio, a atividade conta com exercícios dinâmicos e muito mais divertidos do que os convencionais. Ficou curiosa? Então, conheça mais sobre a malhação que já virou queridinha entre as famosas.

O que é treinamento funcional?
Este tipo de exercício é um método de atividade física baseado em movimentos naturais do corpo, normalmente executados no dia a dia, tais como agachar e levantar, ou puxar e empurrar. A complexidade dos movimentos faz com que sejam trabalhadas, em apenas um exercício, diferentes capacidades físicas, como força muscular, resistência, equilíbrio e flexibilidade.

Segundo o personal trainer Vinícius Rizzardi, através desses exercícios o aluno consegue uma melhor qualidade nas atividades rotineiras, além de prevenir lesões. Sentir dor nas costas ao pegar uma chave que caiu no chão, por exemplo, pode ser um indício de que suas costas e abdômen não estão preparados para esta simples atividade.

O educador físico Thiago E. A. Domingues explica que os resultados atingidos com este tipo de treino são parecidos com os de outras atividades que envolvem pesos, mas, enquanto na academia geralmente são estimuladas partes do corpo isoladas, na ginástica funcional os exercícios trabalham o corpo todo e têm maior complexidade, tornando a prática de atividade física muito mais completa. Por conta disso, o método é bastante procurado como alternativa à musculação.

Além de ajudar no emagrecimento, o treino funcional promete uma série de outros benefícios: tonificação dos músculos, flexibilidade, postura, ganho de equilíbrio e condicionamento físico, além da redução drástica de lesões articulares e musculares.

Por que o treinamento funcional é tão procurado?
Um dos grandes diferenciais do treino funcional é que, nele, não são utilizadas máquinas. Em muitos exercícios, a carga é o próprio peso corporal. É comum também o uso de acessórios como cordas, elásticos, bolas, barras e anilhas, fundamentais para intensificar os exercícios e tornar a atividade ainda mais completa.

Além de contar com uma extensa lista de benefícios ao corpo, este tipo de ginástica cria um ambiente muito dinâmico de treinos. Como é facilmente adaptável a diferentes ambientes, é possível praticá-la ao ar livre, por exemplo. O aluno sai dos aparelhos convencionais de musculação e passa a treinar em espaços abertos, como praias, parques e praças, o que torna a atividade física muito mais dinâmica e prazerosa. Pode também ser feita em casa.

Outra vantagem é que a atividade funcional pode ser praticada por qualquer pessoa, independente da idade ou gênero, já que, em geral, os exercícios são planejados a partir das necessidades do aluno.

“Por não depender de máquinas, conseguimos montar o treino a partir de cada realidade. Os exercícios são adaptáveis a características individuais e diferentes objetivos”, esclarece Rizzardi. Mas não se esqueça: como qualquer atividade física, o treino funcional deve sempre ser acompanhado de um profissional qualificado.

5 motivos para praticar ginástica funcional
Ajuda a emagrecer e tonificar os músculos – e quem não quer ficar de bem com o corpo?
Melhora o condicionamento físico – fazendo com que você não fique cansada só de subir uma escadinha no trabalho;
Não enjoa – já que os exercícios são variados e contam com a utilização de diferentes acessórios a cada dia;
Pode ser praticado ao ar livre – permitindo que você desfrute de lugares agradáveis enquanto se exercita;
Previne lesões – e dores causadas por movimentos simples do dia a dia.


Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/treinamento-funcional/ - Escrito por Juliana Prado - FOTO: THINKSTOCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário