quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

10 fatos surpreendentes sobre o seu coração

Descubra qual o número de batimentos durante a vida, curiosidades românticas e mais informações

Embora o coração humano seja associado com frequência ao amor, vale sempre lembrar que ele é um músculo que funciona 24 horas por dia para nos manter vivos. Mas, como está conectado ao cérebro, acaba sendo tido como um órgão emocional, o que não é uma afirmação totalmente errada.

De acordo com o médico Joseph Mercola, isso faz sentido quando se pensa em como o coração acelera em momentos de nervosismo, medo ou mesmo quando se conta uma mentira – inclusive detectores de mentira funcionam medindo a frequência cardíaca para saber se a pessoa está ou não falando a verdade.

Joseph informa ainda que o professor David Paterson, da Universidade de Oxford, observou que o coração humano possui neurônios semelhantes aos do cérebro e que trabalham em conjunto para expressar as emoções humanas.

Conheça alguns fatos fascinantes sobre o coração que vão mudar a forma como você pensa sobre ele.

1. Seu coração bate 100.000 vezes por dia
Você provavelmente não passa muito tempo pensando em seus batimentos cardíacos, mas esse músculo bate uma média de 100.000 vezes por dia e 35 milhões de vezes por ano. Durante a sua vida, seu coração baterá em média 2,5 bilhões de vezes.

2. Corações de mulheres batem mais rápido que dos homens
O jornal britânico Daily Mail informou que um estudo canadense descobriu que o ritmo do coração de uma mulher está cerca de oito batimentos por minuto à frente de um coração masculino. O principal motivo para isso seriam as diferenças hormonais entre homens e mulheres.

3. Seu coração pode bater fora do seu corpo
O coração humano é um músculo bastante complexo, e uma das características mais interessantes é poder bater fora de seu corpo. Isso acontece porque o coração possui seu próprio sistema elétrico, podendo funcionar fora do corpo, desde que tenha um suprimento adequado de oxigênio.

4. Seu coração bombeia uma quantidade enorme de sangue
Durante a vida, um coração bombeia mais sangue através do seu corpo do que você pode imaginar. De acordo com o médico, a quantidade de sangue bombeada ao longo de uma vida é como se a torneira da cozinha ficasse constantemente aberta por 45 anos.

5. Rir pode aumentar o fluxo sanguíneo do coração
Uma boa risada pode enviar 20% a mais de sangue fluindo através de todo o corpo. Um estudo descobriu que, quando as pessoas assistem a um filme engraçado, o fluxo sanguíneo aumenta. Por isso, rir pode ser o antídoto perfeito para o estresse.

6. Seu coração gera energia para ir até a lua
A frase “Eu te amo até a lua ida e volta” é baseada na verdade. Segundo o site Fact Retriever, durante a vida o coração humano gera a mesma quantidade de necessária para voar para a lua.

7. Falta de sono pode causar batimentos cardíacos irregulares
Se você precisar de um motivo a mais para dormir a quantidade recomendada – de sete a nove horas de sono – saiba que estudos mostraram que dormir mal pode aumentar as chances de ter batimentos cardíacos irregulares em até 29%.

8. Pessoas apaixonadas têm batimentos sincronizados
Para todos os românticos: um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revelou que quando duas pessoas estão apaixonadas, seus batimentos cardíacos são sincronizados. Nos casais heterossexuais, os batimentos cardíacos das mulheres tendem a acompanhar o padrão dos parceiros masculinos.

9. Seu coração gera bastante pressão
O coração humano é tão forte que suas contrações têm pressão suficiente para esguichar sangue numa distância de quase 10 metros, de acordo com o site MonkMed.

10. Ter o “coração partido” pode realmente fazer mal
Mais uma prova de que as emoções têm um impacto no coração. A síndrome do coração partido é uma coisa real. Quando se sofre algum desgosto, podem surgir dores no peito e falta de ar semelhantes aos sintomas de um ataque cardíaco. Nesses momentos de grande tristeza, há uma interrupção temporária da função de bombeamento normal em uma área do coração, mas o restante dele funciona normalmente ou com contrações ainda mais contundentes.

Todas essas curiosidades mostram que, seja pela sensação de amor e carinho ou por bombear perfeitamente o sangue através de todo o corpo sem que as pessoas estejam conscientes disso, o coração humano é realmente um órgão surpreendente.


Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/fatos-surpreendentes-coracao/ - Escrito por Mariana Bueno - FOTO: ISTOCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário