terça-feira, 6 de março de 2018

10 formas de combater a insônia que realmente funcionam

Pegar no sono e ter uma noite reparadora não é tarefa simples, mas algumas alternativas podem ajudar

Forçar a mente a se desligar depois de um longo dia e, mesmo assim, não conseguir e ficar em uma guerra constante com o sono. Para muita gente, é isso o que acontece todas as noites ao ir para a cama.

E mesmo quando o sono vem, ele não é contínuo ou reparador e a pessoa acaba acordando algumas vezes durante a noite. Depois, durante o dia, o rendimento não é bom, já que fica a sensação de cansaço.

Os comprimidos para dormir podem ser uma opção, mas depender disso não é bom e não deve virar um hábito, já que não curam realmente a insônia. Por isso, o ideal é buscar formas mais naturais de pegar no sono. Conheça algumas que funcionam:

1. Terapia comportamental cognitiva
Uma grande parte dos problemas para dormir têm a ver com seu relacionamento com o sono. Essa terapia ajuda a criar um sistema no qual é possível treinar o corpo para dormir quando quiser. Os resultados podem aparecer em apenas uma semana, mas é necessário que você esteja totalmente comprometido com o processo.

2. Magnésio
É um ótimo suplemento para ser consumido diariamente, pois ajuda com dores de cabeça e tem um efeito calmante. Se ingerido antes de deitar, ele pode ajudar a diminuir seus pensamentos, relaxar seus músculos e a dormir com mais facilidade.


3. Óleo de lavanda
A aromaterapia tem muitos efeitos comprovados, sendo o relaxamento um dos mais comuns. A lavanda tem um efeito calmante e, se você colocar algumas gotas no travesseiro antes de dormir todas as noites, começará a treinar sua mente para relaxar depois de estar exposto ao cheiro.

4. Chá de Valeriana
É um chá comum para a insônia e realmente funciona. Apenas um copo da bebida, feita com a raiz seca da planta, se consumido já na cama fará com que você se sinta muito sonolento. Também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, mas deve ser evitado durante o dia por causa de seus efeitos sonolentos.

5. Chá da flor da paixão
A flor da paixão (ou flor de maracujá) é ótima para quem tem distúrbios do sono, ansiedade, nervosismo, estresse e até depressão, devido aos seus efeitos calmantes. Tomar um copo antes de se deitar ajuda dormir melhor.



6. Gamma-Aminobutírico
Estudos mostram que as pessoas com insônia muitas vezes também têm níveis reduzidos de GABA, ou ácido gamma-aminobutírico, um neurotransmissor que reduz sentimentos de estresse e medo. Ao consumir GABA como um suplemento, pode haver um efeito calmante sobre o corpo e a mente.

7. 5-HTP
Esse medicamento natural, chamado 5-Hydroxytryptophan, faz com que o corpo produza mais serotonina, o que leva à regulação dos ciclos de sono. Seu consumo, além de ajudar a dormir, ao longo do tempo irá criar também um ciclo de sono melhor.


8. Hipnose
Não é preciso ir a um hipnoterapeuta, basta buscar algumas opções guiadas no YouTube. Se você prestar atenção e visualizar todas as coisas que o narrador diz, vai adormecer antes que a gravação termine.



9. Sons Binaurais
Os sons binaurais são um fenômeno do cérebro que mescla um nível diferente de frequência de som em cada ouvido, criando uma frequência cerebral ótima para encontrar o sono. E é possível fazer isso com fones de ouvido, buscando listas de reprodução binaural no YouTube, que são especificamente orientadas para uma boa noite de sono.

10. Meditação guiada
Se a hipnose te assusta, uma meditação guiada pode ser uma opção melhor. Basta buscar na internet e ouvir um narrador calmante falar em um relaxamento profundo. Isso é perfeito para as pessoas que não conseguem se concentrar o suficiente na hora de dormir.

Embora ainda enfrentem uma certa desconfiança de muita gente, as alternativas naturais possuem muita eficácia e estão sendo cada vez mais buscadas pelas pessoas. Mas, antes de começar, é importante consultar seu médico, que saberá avaliar cada caso e indicar o que pode ou não ser testado.


Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/como-combater-insonia/ - Escrito por Mariana Bueno - FOTO: ISTOCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário