domingo, 4 de março de 2018

7 benefícios da música provados pela ciência

Na lista temos menos estresse, mais resistência e até melhorias na vida profissional

Há uma coisa com que todas as pessoas – ou, pelo menos, a maioria – concordam: a música torna a vida melhor. Em um momento triste ou difícil, ouvir as músicas preferidas pode dar mais ânimo. E em momentos felizes, é uma ótima forma de celebrar!

Além disso, saber ou aprender a tocar um instrumento musical também pode ser bom para crianças e adultos, inclusive gerando melhorias na vida profissional e social.

Mesmo que muita gente já tenha constatado o poder da música, a ciência resolveu provar e, através de pesquisas, chegou a conclusões surpreendentes sobre os seus benefícios. Veja!

1. Ouvir música reduz o estresse
Especialmente a música clássica mais lenta gera um efeito calmante. Quem tem dificuldade em lidar com o estresse, pode buscar esse estilo. Um estudo realmente mostrou que esse tipo de música teve efeitos mais poderosos na redução da ansiedade do que remédios antiansiedade.

2. Ouvir música melhora a resistência
Muitas pesquisas estão sendo realizadas sobre esse assunto e já mostraram que a música pode aumentar a resistência em 15%. Durante a malhação, por exemplo, se você sempre sente como se estivesse durando mais tempo ao ouvir música, é provável que esteja certo.

3. A música pode torná-lo mais saudável
Há benefícios comprovados para a saúde simplesmente pelo fato de escutar música. Ouvir música pode liberar dopamina, que gera prazer, como comer ou fazer sexo. Esta é uma boa notícia se você estiver fazendo dieta! Você talvez possa substituir o prazer obtido através de seus alimentos preferidos por sua música favorita.

4. Cantar em um grupo te faz mais feliz
Já reparou que pessoas que cantam em um coral parecem muito felizes? Não é apenas sua imaginação. A ciência explica que cantar junto com outra pessoa, mesmo para os grandes cantores, gera efeitos positivos. Se você sentir que é muito tímido, pode ficar com cantando apenas no chuveiro, mas faça isso frequentemente.

5. Aprender um instrumento faz você ser mais bem sucedido
Pesquisas mostram uma relação entre aprender a tocar um instrumento quando criança e se tornar bem sucedido na vida adulta. Então, se você estava sempre chateado com seus pais por forçá-lo a fazer aulas de músicas, agradeça-os! E, se tiver filhos, coloque-o também para aprender algum instrumento.

6. Tocar o torna mais inteligente
Se não aprendeu quando criança, tudo bem. Comece agora. Pesquisas mostram que isso pode aumentar seu QI em até sete pontos. Mesmo que o objetivo não seja se tornar um profissional, nem é preciso tocar bem, apenas tentar aprender e se dedicar.

7. Melhora a memória
A música ajuda o cérebro a se desenvolver em várias áreas, sendo a memória uma das mais significativas. Então, se você está preocupado por ter uma memória ruim, considere aprender a tocar um instrumento.
De acordo com as pesquisas, a música clássica é a que mais causa esses efeitos. Mas não significa que os benefícios não possam ser obtidos com outros estilos musicais, já que cada pessoa tem suas preferências e sabe o que funciona melhor em cada situação.


Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/beneficios-musica/ -  Escrito por Mariana Bueno - FOTO: ISTOCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário