quinta-feira, 1 de março de 2018

8 coisas que você faz no banheiro, mas não deveria

O seu banheiro pode ser um canal para a proliferação de fungos e você ainda não sabe. Veja como evitar isso

O banheiro é o local onde costumamos realizar nossa higiene pessoal, o que faz com que ele não seja dos locais mais limpos. A gente explica. O motivo é que quando realizamos nossa higiene, acabamos despejando a nossa sujeira no ambiente.

Sendo assim, o banheiro pode ser compreendido como um local com grande quantidade de fluídos corporais, como urina, fezes, saliva e suor. Além disso, devido ao constante vapor gerado pelo banho e a pouca ventilação, é comum que o ambiente acumule umidade. Essa junção de fluídos corporais e umidade pode resultar em acúmulo de sujeira, bactérias e microrganismos e fungos.

Mas, na maioria das vezes, a gente não lembra disso e acabamos realizando alguns hábitos rotineiros que podem prejudicar nossa saúde. A seguir você encontra alguns deles:

1. Dar descarga com a tampa da privada aberta
Ao acionar a descarga, micro gotículas de um líquido muito duvidoso podem ser espalhadas pelo banheiro e pela sua própria roupa. "Isso é prejudicial, porque esse conteúdo carrega bactérias intestinais, que se espalham e se depositam no ambiente e em tudo o que estiver por perto. Por isso, sempre dê descarga com a tampa fechada", conta a alergologista Rosaly Vieira, da Clínica Otorrinos Curitiba.

2. Compartilhar a toalha de rosto
Aquela simples toalha de rosto pode ser um verdadeiro depósito de bactérias, sabia? "Cada um tem suas próprias bactérias e, com o compartilhamento da toalha entre várias pessoas da casa, maior é a chance de transmissão de microoganismo", afirma a alergologista.
De acordo com o infectologista Jean Gorinchteyn, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, essas toalhas podem ser potenciais vetores de fungos. "Uma vez que ficam muito umedecidas, elas podem ficar emboloradas e desenvolverem alguma condição fúngica", conta ele. A alternativa seria usar toalhas de papel, igual nos banheiros públicos, porém, nem sempre essa opção é viável, então certifique-se de trocar a toalha de rosto diariamente, ok? E se alguém da casa estiver com uma infecção ou imunidade baixa, deverá usar uma toalha própria.

3. Dividir o sabonete em barra com outras pessoas da casa
Este item importantíssimo de higiene íntima pode ser tornar um verdadeiro vilão no seu banheiro. "Quanto mais tempo o sabonete em barra ficar úmido no box, maior é a chance de ele se tornar um meio para a cultura de fungos e bactérias", explica Rosaly.
Pessoas com algum tipo de herpes genital também precisam cuidar para garantir o uso de um sabonete próprio, pois esse item pode servir como meio de transmissão do problema. "Nas casas, como as pessoas tomam banho em horário próximos, geralmente o sabonete é usado imediatamente banho após banho e, quanto menor for esse tempo entre um uso e outro, maior o risco de contaminação", diz o infectologista.
A melhor opção é o sabonete líquido para banho e, se não tiver jeito de fugir do sabonete em barra, garanta que cada pessoa da casa tenha o seu próprio e que ele fique em um lugar que possa escorrer e secar bem.

4. Deixar roupa íntima secando no banheiro
Muita gente já lavou alguma peça íntima durante o próprio banho. "Lavar no banheiro não é nenhum problema, desde que seja com um sabão separado só para isso, como sabão neutro, de coco ou próprio para peças íntimas", conta Rosaly. O grande ponto de atenção nesse hábito é a hora da secagem da roupa. "Deixar secando no banheiro não é adequado, porque esse espaço é muito úmido, abrigando mais fungos e bactérias", alerta a alergologista. Então, não deixe de pendurar as roupas em um ambiente bem arejado e seco.

5. Deixar maquiagens na pia do banheiro
Por causa da alta umidade do banheiro, os produtos para maquiagem acabam virando um local propício para fungos e bactérias. "Com as alterações de temperatura e a umidade, ainda há a degradação da maquiagem. Produtos em pó e os pincéis normalmente ficam mais expostos e, consequentemente, têm maior chance de contaminação. Guarde sempre em local fresco e arejado e lembre-se de limpar os itens com periodicidade", alerta a dermatologista.

6. Andar descalço pelo banheiro
Você pode nunca ter pensado nisso, mas até o ato de andar descalço entre os ambientes pode ser uma forma de espalhar microrganismos pela casa. "Se o piso não for adequadamente limpo, esse realmente pode ser um problema, principalmente porque o banheiro costuma ter bactérias fecais", lembra Rosaly.
"Além disso, devido à umidade presente no espaço, pode acontecer a proliferação de fungos, podendo causar o famoso pé de atleta", afirma a dermatologista Tatiana di Perrelli . Por isso, é importante lembrar que a limpeza do banheiro deve ser feita com água e sabão no dia a dia e, uma vez por semana, deve ser feita a limpeza com algum tipo de desinfetante.

7. Não trocar a esponja/bucha de banho
Por ficar dentro do box em grande parte das casas, este é um item que, mesmo se não for usado diariamente, acaba acumulando muita umidade. "As esponjas e buchas ficam com fungos e devem ser trocadas semanalmente", diz Rosaly.

8. Usar cortina de plástico no box
Essas cortinas costumam acumular muita água e têm dificuldades para secarem, especialmente em banheiros com pouca circulação de ar. "É só pensar que ela funciona como qualquer tecido e, para secar, precisa estar em ambiente seco e ventilado", destaca a alergologista. Se o seu banheiro for assim, tudo bem, mas se não for o caso, essa pode ser uma grande fonte de fungos na casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário