quinta-feira, 8 de março de 2018

Exercícios afastam o glaucoma

Sim, corrida e caminhada também fazem bem à saúde da visão. Pessoas mais ativas têm menos risco de glaucoma, revela estudo

Difícil imaginar que até o nervo óptico, localizado nas profundezas do olho e responsável por enviar as informações visuais ao cérebro, se beneficie dos exercícios físicos. Mas não é que é verdade?! Um levantamento divulgado no Encontro Anual da Academia Americana de Oftalmologia revela que as pessoas que contabilizam mais passadas no dia a dia têm um risco 73% menor de desenvolver glaucoma, quando comparadas aos sedentários.

E essa doença, marcada por uma perda gradual da visão periférica que pode evoluir para a cegueira, resulta de lesões no tal nervo óptico. “Ainda não se sabe o motivo desse benefício aparente”, admite a oftalmologista Victoria Tseng, que conduziu a pesquisa pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. “Mas percebemos que elevar a intensidade ou o tempo de atividade física confere proteção adicional”, relata.

Mais achados da pesquisa
Cada 10 minutos a mais de exercício por semana reduziriam 25% o risco de glaucoma.

Por que faz bem?
O glaucoma é bastante ligado à alta pressão intraocular – quando o acúmulo de líquidos nos órgãos da visão gera um aperto que lesa o nervo óptico. Embora a tese não esteja comprovada, é possível que corridas ou caminhadas ajudem a drenar os olhos e, assim, diminuir a pressão por ali.


Fonte: https://saude.abril.com.br/fitness/exercicios-afastam-o-glaucoma/ - Por Thaís Manarini - Ilustração: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário