segunda-feira, 2 de abril de 2018

20 hábitos saudáveis para incluir na rotina e ter mais qualidade de vida

Muito além de contar calorias: conheça alguns hábitos para fortalecer sua saúde e ser mais feliz

Você já sabe que deve comer mais vegetais, fazer exercícios, manter contato com a natureza e estar perto de quem você ama. Porém, em meio ao nosso dia a dia atribulado, às vezes acabamos deixando tudo isso de lado em nome do trabalho e outras obrigações.

Mas do que adianta ter uma produtividade lá em cima se você está sempre esgotada e insatisfeita? Para encontrar um equilíbrio entre seus compromissos e sua qualidade de vida, você pode adotar alguns destes hábitos benéficos para seu corpo, sua mente e seus relacionamentos pessoais:

Hábitos para ter um corpo saudável
É muito difícil se sentir disposta para realizar suas atividades do dia a dia se seu corpo não estiver funcionando corretamente. Além disso, mesmo fatores como a deficiência de uma vitamina e o sedentarismo interferem no nosso bem-estar psicológico, de forma que o cuidado com o organismo é o primeiro passo para ter uma boa qualidade de vida. Por isso, procure colocar estes hábitos em prática:

1. Tenha no seu congelador opções semiprontas
Podem ser opções simples, como seleta de legumes, proteínas magras e sopas para preparar rapidamente em dias corridos.

2. Não são só as calorias que importam
Em vez de pensar apenas nesse número, concentre-se em montar pratos cada vez mais coloridos.

3. Conheça os limites do seu corpo ao fazer exercícios
Manter uma sobrecarga contínua nos treinos aumenta o risco de lesões e pode até atrapalhar a perda de peso.

4. Experimente atividades físicas diferentes das habituais
Dançar, praticar um esporte coletivo ou fazer ioga também são excelentes opções para se movimentar.

5. Coma menos carne vermelha
Ela está associada ao surgimento de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Por isso, vale a pena reduzir o consumo desse alimento e dar preferência às aves e peixes.

6. Compre uma garrafa reutilizável bem grande…
… e a mantenha na sua mesa. Estabeleça metas como tomar toda a garrafa uma vez pela manhã e outra pela tarde, garantindo a ingestão diária de 2 litros de água.

Hábitos para ter uma mente saudável
Sentir-se bem com você mesma também faz parte de uma boa qualidade de vida. Conheça alguns hábitos que você pode adotar para manter sua mente saudável:

7. Movimente-se!
Além de queimar calorias, movimentar o corpo fazendo faxina, dando uma caminhada ou com qualquer outra atividade reduz a ansiedade e o estresse.

8.Crie expectativas positivas
A expectativa por eventos positivos pode aumentar seu nível de felicidade. Por isso, mantenha planos de viajar, fazer uma festa, reencontrar os amigos ou outra coisa que você queira muito fazer.

9. Aprenda algo novo
Aprender coisas novas estimula o cérebro e nos dá a sensação de conquista. Por isso, vale a pena fazer um curso de línguas, cerveja, pintura ou qualquer outro assunto que te interesse.

10. Dedique seu tempo a quem precisa
Praticar boas ações ou ser voluntária aumenta nosso sentimento de gratidão e nos mostra como podemos fazer a diferença na vida de alguém.

11. Não leve as redes sociais tão a sério
Nem sempre a “vida dos sonhos” que vemos em alguns perfis do Instagram corresponde à realidade, portanto evite fazer comparações.

12. Vale a pena fazer um “detox digital” de vez em quando
Libertar-se das notificações e do senso de urgência que elas criam ajuda a melhorar nossa saúde mental.

13. Brinque com seu animal de estimação
O convívio com os pets reduz a ansiedade e aumenta nossos níveis de felicidade.

14. Cuide do seu sono
Um sono insuficiente causa irritabilidade e favorece quadros de depressão. Por isso, faça o possível para ter de 7 a 9 horas de sono todas as noites.

Hábitos para ter relacionamentos saudáveis
Ter relacionamentos positivos com a família, os amigos e um parceiro amoroso fortalece o sistema imunológico e aumenta nossos níveis de satisfação em relação à vida. Veja alguns hábitos para manter laços saudáveis com pessoas que te fazem bem:

15. Saiba perdoar
Se a falha da pessoa que você ama não foi grande o suficiente para você cortar laços para sempre, deixe as mágoas no passado e siga em frente.

16. Ajude as pessoas queridas
Esteja presente quando as pessoas próximas precisarem de ajuda e ofereça apoio sem julgá-las. Estabeleça uma rede de confiança e suporte entre vocês.

17. Compartilhe o momento da limpeza com seu parceira/parceira
Mais do que dividir as tarefas de casa, procure fazê-las junto com seu parceiro. Isso evita que um de vocês fique ressentido e ainda faz com que as obrigações terminem mais rápido.

18. Ria e se divirta!
Procure se divertir e dar risada com a família, os amigos e o parceiro. O bom humor aproxima as pessoas e nos deixa mais felizes e relaxados;

19. Lembre-se de agradecer
Seja com um “muito obrigada”, uma pequena lembrança ou outro gesto, sempre faça questão de agradecer algo bom que essas pessoas fizeram para você.

20. Priorize o tempo com quem você ama
Não perca oportunidades de comemorar a vida e estar junto com as pessoas que são mais especiais para você.

Sabemos que nem sempre é fácil encaixar todos esses hábitos na nossa agenda. Porém, uma rotina que proíbe você de fazer coisas para cuidar de si mesma não é sustentável: em pouco tempo, você estará exausta física e mentalmente e precisará tomar medidas mais drásticas para recuperar seu bem-estar.

Priorizar aquilo que te faz bem, incluindo hábitos que dizem respeito ao corpo, à mente e aos seus relacionamentos, vai permitir que você tenha uma vida mais saudável e com muito mais sentido.


Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/habitos-saudaveis-para-incluir-na-rotina/ - Escrito por Raquel Praconi Pinzon - FOTO: ISTOCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário