segunda-feira, 23 de abril de 2018

Vacina da gripe 2018: campanha protegerá 9 grupos contra 3 tipos da doença

A campanha de vacinação contra a gripe 2018 começou e protegerá contra três tipos da doença. Oferecida pelo Ministério da Saúde, a imunização é gratuita e visa vacinar 54,4 milhões de pessoas até 1° de junho.


Vacina contra gripe 2018
Até o meio de abril, o Brasil confirmou 392 casos de influenza, sendo que 62 resultaram em morte. Entre eles, 190 casos e 33 mortes foram pelo vírus H1N1 e 93 casos e 15 mortes do H3N2.

A fim de evitar o aumento dos casos, o Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (23), a Campanha de Vacinação contra Gripe, que contará com, pelo menos, 25 milhões de doses disponíveis.

A fórmula deste ano protege contra três tipos do vírus: H1N1 e H3N2 e influenza B.

Quem deve tomar a vacina contra gripe?
A campanha tem o objetivo de imunizar prioritariamente nove grupos de pessoas que são consideradas mais vulneráveis a complicações da doença.

Pessoas com mais de 60 anos
Crianças de seis meses a cinco anos
Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
Indígenas
Profissionais da área da saúde
Professores da rede pública ou privada
Trabalhadores do sistema prisional
Indivíduos privados de liberdade (como jovens em cumprimento de medidas socioeducativas)
Portadores de doenças que aumentam o risco de complicações pela gripe

Quem está fora do perfil estipulado, mas também quer se vacinar, pode recorrer a clínicas particulares, em que o preço médio varia de R$ 90 a R$ 160.

Etapas
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização ocorrerá em etapas, as quais compreendem:

A partir de 23 de abril: vacinação voltada a trabalhadores de saúde, idosos e indígenas;
A partir de 2 de maio: doses liberadas para crianças, gestantes e puérperas;
A partir de 9 de maio: para portadores de doenças crônicas, professores e demais indivíduos pertencentes ao público-alvo.

Quem não pode tomar?
A dose não deve ser aplicada em quem tem histórico de reação a qualquer componente, como alergia severa a ovo e seus derivados.

Quais são as reações da vacina da gripe?
Segundo o Ministério da Saúde, após a aplicação da vacina da gripe 2018 pode surgir dor, vermelhidão e endurecimento no local, consideradas reações raras e que costumam passar em 48 horas.

Quem tomou ano passado deve tomar de novo?
Quem aplicou a vacina da gripe em 2017 deve repetir a dose, já que a imunização dura, em média, um ano e a composição atual foi modificada a fim de evitar com mais eficiência as cepas do vírus.

Dia D da vacina contra gripe 2018
Assim como as edições passadas, a campanha da vacina da gripe 2018 inclui um dia nacional em que diversas unidades fixas e móveis se mobilizam para distribuir as doses.
A data deste ano será 12 de maio e envolverá 65 mil postos de vacinação do País, além de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário