terça-feira, 1 de maio de 2018

12 remédios caseiros para aliviar dor de garganta

Sim, é possível aliviar e combater as dores com itens caseiros simples e naturais

As dores de garganta, que podem ser também acompanhadas de coceira e/ou irritação, costumam ser muito doloridas e atrapalhar momentos simples como uma refeição ou uma noite tranquila de sono.

Nem sempre o problema é grave e, em muitos casos, não é necessário consultar um médico ou ingerir medicamentos. Em geral, opções vendidas nas farmácias, como pastilhas ou sprays anestesiantes, também podem fornecer alívio.

E, se for uma dor corriqueira, há algumas receitas caseiras que podem ajudar a aliviar. Confira algumas sugestões e o modo correto de utilizá-las quando estiver com dor de garganta.

1. Mel
Misturado no chá ou tomado puro, o mel é um remédio comum para dor de garganta. Um estudo descobriu que ele é mais eficaz quando consumido à noite. E outra pesquisa mostrou que o mel ajuda a acelerar a cicatrização de dores de garganta.

2. Água salgada
O gargarejo com água salgada quente pode ajudar a aliviar a dor de garganta e a quebrar as secreções, além de matar bactérias. Basta fazer uma solução com meia colher de chá de sal em um copo cheio de água morna e gargarejar a cada 3 horas para reduzir o inchaço e manter a garganta limpa.

3. Chá de camomila
É naturalmente reconfortante e tem sido usado há muito tempo para fins medicinais, como calmante. Para a garganta, funciona por ter propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e adstringentes. Também pode estimular o sistema imunológico a combater a infecção causadora da dor de garganta.

4. Hortelã
Conhecida por sua capacidade de refrescar a respiração, a hortelã pode ser usada em forma de sprays que aliviam as dores de garganta e acalmam a tosse. Tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais.

5. Bicarbonato de sódio
O gargarejo de água salgada é mais comum, mas a adição de bicarbonato de sódio pode ajudar a aliviar ainda mais a dor. Esta solução pode matar bactérias e prevenir o crescimento de fungos. Misture 1 xícara de água morna, 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/8 colher de chá de sal. Gargareje a cada três horas.

6. Feno-grego
Essa planta tem muitos benefícios para a saúde e pode ser utilizada de diferentes formas: consumo das sementes, uso do óleo tópico ou ingestão do chá, que é um remédio natural para dores de garganta. Pesquisas já demonstraram seus poderes curativos, pois ajuda a matar as bactérias que causam irritação ou inflamação, além de ser um antifúngico eficaz. Mas deve ser evitado por gestantes.

7. Raiz de marshmallow
Contém uma substância semelhante ao muco que reveste e alivia a dor de garganta. Basta adicionar um pouco da raiz seca a uma xícara de água fervente para fazer o chá e tomar de duas a três vezes ao dia. Pessoas com diabetes devem conversar com um médico antes de consumir, pois pode causar uma queda no nível de açúcar no sangue.

8. Raiz de alcaçuz
É usada há muito tempo para tratar dores de garganta e, de acordo com pesquisas recentes, é eficaz quando misturada com água para criar uma solução para gargarejos. Mas as grávidas e lactantes devem evitar.

9. Olmo escorregadio
Essa raiz, assim como a de marshmallow, tem uma substância semelhante ao muco que, quando misturado com água, forma um gel liso que reveste e acalma a garganta. Para usar, despeje água fervente sobre a casca em pó, mexa e beba. Pastilhas de olmo escorregadio ajudam.

10. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã tem efeitos antimicrobianos que atuam no combate a infecções. Por causa de sua natureza ácida, pode ser usado para ajudar a quebrar o muco na garganta e impedir que as bactérias se espalhem. Basta diluir 1 a 2 colheres de sopa do vinagre em um copo de água e gargarejar. Em seguida, tome um pequeno gole da mistura e repita todo o processo uma a duas vezes por hora, sempre bebendo muita água entre as sessões.

11. Alho
O alho também tem propriedades antibacterianas naturais. Contém alicina, um composto conhecido por sua capacidade de combater infecções. Adicionar alho fresco à alimentação é uma maneira de se prevenir de resfriados e dores de garganta. Também é possível mastigar ou chupar um dente de alho, mas lembre-se de escovar os dentes depois para protegê-los das enzimas e melhorar a respiração.

12. Pimenta caiena
Muitas vezes usada como analgésico, a pimenta caiena contém capsaicina, um composto natural conhecido por bloquear os receptores de dor. Sugere-se que ingerir essa pimenta misturada com água morna e mel pode ajudar a aliviar inflamações na garganta. Mas a receita não deve ser ingerida se você tiver feridas abertas na boca.
Se a dor de garganta for em bebês ou crianças pequenas, algumas dicas e soluções caseiras também podem ajudar, como ter um umidificador no quarto, manter a hidratação fazendo com que bebam água, evitar sucos ou picolés muito cítricos.
E, em todos os casos, independente da idade, é importante ficar longe de pessoas que estejam doentes, lavar as mãos com frequência e evitar alimentos condimentados ou ácidos.


Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/remedios-caseiros-dor-de-garganta/ - Escrito por Mariana Bueno - FOTO: ISTOCK

Um comentário: