segunda-feira, 15 de abril de 2024

7 exercícios físicos para fazer em casa durante o outono


É importante não deixar de praticar atividades físicas mesmo com a queda de temperatura

 

O outono, estação marcada por temperaturas mais amenas, pode desmotivar a prática de atividades físicas e a frequência na academia. No entanto, é fundamental não interromper o hábito de se exercitar. Para isso, deve-se encontrar maneiras de se manter ativo, como fazer exercícios em casa. Isso melhora a saúde física, o humor e a disposição, combatendo os efeitos do clima mais frio e contribuindo para o bem-estar geral.

 

 “A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso para levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Além disso, contribui para a queima de gordura, ajuda a desenvolver os músculos e fortalece o sistema imunológico”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

 

Por isso, a seguir, confira 7 exercícios físicos que podem ser feitos em casa!

 

1. Agachamento

O agachamento é um exercício eficaz para fortalecer os músculos das pernas e dos glúteos. Com os pés na largura dos ombros, abaixe o corpo, mantendo a cabeça erguida e as costas retas, olhando para frente, fazendo o movimento de sentar em uma cadeira imaginária. O ideal é fazer uma série de 10 a 15 repetições para começar e ir adequando ao nível de condicionamento físico.

Quando praticado da maneira correta, há a estabilização do core para proteger a coluna, o que torna o agachamento um exercício completo. “Ao desenvolver músculos fortes e bem treinados, você aprimora o controle motor, permitindo movimentos mais precisos e coordenados. Esse controle é fundamental para atividades que exigem equilíbrio e coordenação, contribuindo para uma mobilidade eficaz no dia a dia”, esclarece Dr. Davi Gusmão, ortopedista e especialista em quadril.

 

2. Flexão de braço

As flexões de braço exercitam diversos músculos do corpo, principalmente os do peito, dos braços e ombros. Comece deitado de bruços no chão com as mãos apoiadas no chão e empurre o corpo para cima se mantendo reto e com os músculos abdominais contraídos. Comece com 3 séries de 8 a 12 repetições e ajuste conforme o nível de condicionamento físico.

 

3. Abdominal

Esses exercícios ajudam a fortalecer os músculos abdominais e melhorar a estabilidade do tronco. Para realizá-los, deite-se de costas no chão, com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Coloque as mãos atrás da cabeça, sem fazer força no pescoço, e contraia os músculos do abdômen. Em seguida, levante os ombros do chão, mantendo as costas pressionadas ao chão. Comece com 3 séries de 10 a 15 repetições.

Benjamin Apter, médico especialista em medicina esportiva, explica que a constância de exercícios é ideal para ter resultado. “Podemos, então, treinar a musculatura abdominal cinco vezes por semana, dando ênfase aos músculos oblíquos e reto em dias alternados”.

 

4. Prancha

A prancha é um exercício intenso que fortalece os músculos abdominais, lombares e glúteos. Inicie deitado de bruços no chão, elevando o corpo com apoio nos antebraços e nos dedos dos pés, mantendo uma linha reta do calcanhar até a cabeça, enquanto os músculos abdominais e glúteos permanecem contraídos. Recomenda-se começar com períodos curtos de 30 segundos a 1 minuto e, gradualmente, aumentar o tempo para desenvolver força e resistência.

 

5. Bicicleta no ar

Realizar esse exercício fortalece os músculos abdominais e oblíquos. Para executá-lo, deite-se no chão com as mãos atrás da cabeça e as pernas em um ângulo de 90 graus com o tronco. Flexione os joelhos e simule o movimento de pedalar uma bicicleta. Ao mesmo tempo, gire o tronco e os ombros em direção ao joelho que se aproxima do peito. O ideal é fazer 3 séries de 15 a 20 repetições para cada perna.

 

“Os melhores exercícios são aqueles que trabalham o tronco. A musculatura abdominal tem grandes grupos musculares que devem ser trabalhados: músculo reto abdominal (porção superior e inferior), músculos oblíquos do lado direito e do lado esquerdo”, esclarece Benjamin Apter.

 

6. Polichinelos

Este exercício melhora a resistência cardiovascular e trabalha os músculos das pernas, dos ombros, braços e do core. Para realizá-lo, comece em pé, mantendo os pés juntos e os braços estendidos ao lado do corpo. Em seguida, dê um salto para cima enquanto abre os braços e move as pernas para os lados. No início, é recomendável fazer 3 séries de 30 segundos a 1 minuto.

 

7. Pular corda

Pular corda é um exercício cardiovascular e aeróbico que eleva a frequência cardíaca e promove a saúde do coração; aumenta a resistência corporal, melhora a agilidade e fortalece os músculos de todo o corpo. Para praticá-lo corretamente, escolha uma corda com o tamanho adequado (as alças devem alcançar a altura dos ombros quando você pisa no meio dela). Comece com saltos pequenos e gradualmente aumente o ritmo. No início, é recomendável fazer séries de 30 segundos a 1 minuto.

Segundo personal trainer Ângela Steck, pular corda é uma das atividades aeróbicas mais completas e eficientes para nosso organismo. “Isso sem falar que é uma atividade que pode ser realizada em qualquer lugar, o custo é baixíssimo e o acessório ocupa pouco espaço, podendo ser levado para qualquer lugar”, explica.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2024-04-10/7-exercicios-fisicos-para-fazer-em-casa-durante-o-outono.html - Imagem: Nebojsa Tatomirov | Shutterstock


Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

2 Timóteo 4:7


domingo, 14 de abril de 2024

A ingratidão e o perdão


     Vou relatar duas histórias que presenciei ao longo de minha vida, uma de ingratidão e outra de gratidão:

 

     É comum nas escolas ao final do ano letivo, a turma da 3ª série do ensino médio confeccionar uma placa com o nome dos alunos concludentes. Numa determinada escola, a turma colocou a seguinte frase na placa: “Agradecemos aos professores dos últimos 3 anos que nos levaram a vitória”. Ou seja, para os alunos, apenas os professores do ensino médio tiveram relevância no processo educacional dos mesmos. Como professor, nunca tinha visto tamanha ingratidão aos professores do ensino infantil e fundamental, já que eles tiveram uma grande parcela de contribuição para que ocorresse o ensino-aprendizagem.

   

     Certa vez, uma pessoa de volta à cidade natal resolveu fazer uma visita a um casal amigo que há muito tempo não via, para sua surpresa, os dois filhos do casal dormiam na mesma cama por não haver outra; comovido com aquela situação, foi a uma loja, comprou uma cama e deu de presente. Algum tempo depois, o casal encontrou o amigo e mais uma vez agradeceu pelo favor prestado, mas o amigo respondeu que não lembrava do episódio. A atitude do casal foi a de gratidão e a do amigo de humildade, por não esperar receber nada em troca pelo seu ato, e ter memória curta para esquecer o favor oferecido.

 

     A gratidão é um ato nobre, humilde e grandioso, já a ingratidão é a falta de reconhecimento e agradecimento por uma pessoa, pelo que recebeu de outra, sendo o pior defeito do ser humano. A ingratidão dos alunos com os professores que após terem concluído os estudos, não deram a devida importância e reconhecimento, àqueles que os educaram do maternal até o ensino superior, e contribuíram nas suas formações integrais preparando-os para a vida; a ingratidão do filho que coloca a mãe ou pai no asilo, depois de uma vida de dedicação, amor, educação, carinho, segurança, orientação, e quando os pais mais precisam do apoio dele, que é na velhice, são desprezados, esquecidos e abandonados, ficando longe dos netos, demais familiares e amigos; a ingratidão do homem ou da mulher em relação ao outro, quando trai no casamento, acabando com o compromisso de fidelidade, cumplicidade e amor no relacionamento a dois, levando a dissolução do casamento e da família.

 

    Deus deu o livre arbítrio ao homem para escolher o caminho a seguir na vida, e infelizmente tem um ou outro que não acredita existir um Ser superior, Criador do mundo e de todas as coisas, inclusive do homem, e afirma ser ateu, mesmo sabendo que Jesus morreu na cruz por todos nós e que assumiu os nossos pecados para nos salvar. Tem maior ingratidão do que esta? Imagine como deve ser grande e misericordioso o amor que Ele sente por nós, que mesmo sofrendo tamanha ingratidão, nos perdoa.

 

     Quando uma pessoa recebe uma ingratidão é possível sentir tristeza, mágoa e decepção por alguém que se mostrou egoísta, orgulhosa e silenciosa diante do favor recebido, que foi logo esquecido, porque o ingrato não conhece a palavra obrigada. Se você sofrer alguma ingratidão perdoe, como faz Deus todos os dias com os ingratos que não creem Nele.

 

Por Professor José Costa


Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse: "Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos".

Salmos 95:10


18 frutas que ajudam a emagrecer


Frutas com menor teor calórico e ricas em fibra são algumas das maiores aliadas do processo de emagrecimento

 

No geral, as frutas são essenciais dentro do cardápio cotidiano, visto que elas carregam nutrientes extremamente necessários para uma alimentação saudável e balanceada. No entanto, em situações específicas, algumas frutas podem não ser tão benéficas. Paula Hibari, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, explica que pessoas com objetivo de perder peso precisam se atentar, pois não são todas as frutas que ajudam a emagrecer.

 

“Em um processo de emagrecimento, escolher frutas que são menos calóricas pode ser interessante. Quando comparamos 100g de alimento, temos as seguintes calorias:  morango: 30 kcal; melão: 25 kcal; melancia: 32 kcal; goiaba: 51 kcal; maçã: 52kcal; banana: 92 kcal. Sendo assim, optar por morango, melão e melancia, por exemplo, pode ofertar uma saciedade maior, com um valor calórico menor”.

 

Quais são as frutas que ajudam a emagrecer?

Algumas frutas podem ajudar no processo de emagrecimento por diversas razões, como o grau de saciedade, baixo teor calórico e alto teor de fibras e de água. Dentre elas, estão:

 

Morango

Melão

Laranja

Melancia

Carambola

Mirtilo

Limão

Ameixa

Framboesa

Caju

Mamão

Pêra

Pêssego

Cereja

Amora

Abacaxi

Pitaya

Tangerina

 

Quais os outros benefícios dessas frutas?

Além de ajudar a emagrecer, essas frutas trazem outros benefícios à saúde, já que são fontes de antioxidantes, fibras — que são importantes para o bom funcionamento do intestino, além de vitaminas e minerais, fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico.

 

“O morango, por exemplo, é rico em vitamina C, ao passo que o melão e a melancia possuem boas quantidades de ácido fólico e vitamina A. É importante lembrar que uma alimentação variada fornece tudo que o organismo precisa ao longo do dia e faz bem à saúde a curto, médio e longo prazo”, ressalta a nutricionista.

 

Como comer as frutas que ajudam a emagrecer?

Paula Hibari recomenda sempre consumir as frutas in natura. De acordo com a especialista, isso se dá pelo fato de que, em forma sólida, as frutas exigem mais mastigação e ocupam um espaço maior no estômago — auxiliando na sensação de saciedade.

 

“O consumo de frutas em forma de sucos, por exemplo, faz com que o organismo absorva o alimento rapidamente e sinta uma menor sensação de saciedade. Além disso, devemos levar em consideração o fato de que, normalmente, é utilizada uma quantidade maior de frutas para o preparo do suco, o que eleva, significativamente, a quantidade de calorias ingeridas”, finaliza.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-23900 - Escrito por Elissandra Silva - Validado por Dra. Paula Hibari Nutrição - SimpleImages/GettyImages


Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16


sábado, 13 de abril de 2024

Lavagem nasal pode te salvar de problemas no outono; entenda


Otorrinolaringologista explica que a lavagem nasal é tão importante quanto escovar os dentes diariamente. Veja os benefícios

 

O outono impõe condições desafiadoras para o sistema respiratório, o que o torna mais vulnerável a irritações e infecções. Isso porque a umidade reduzida resseca as vias nasais, facilitando o surgimento de problemas respiratórios. Além disso, a propagação de vírus e bactérias é mais frequente nessa estação. Contudo, a lavagem nasal pode ajudar a contornar o problema.

 

Por que o outono merece atenção

De acordo com o médico otorrinolaringologista Dr. Mohamad Saada, a adoção da lavagem nasal de alto volume diariamente é essencial durante o outono e inverno. “É imprescindível criar o hábito de lavar o nariz diariamente para prevenir doenças respiratórias e fortalecer as defesas naturais do organismo”, afirma o especialista.

 

Vale reforçar que as enfermidades respiratórias, tais como resfriados, sinusites, rinites e até mesmo a temida gripe, apresentam maior incidência durante o outono. Com o tempo seco e temperaturas baixas, as vias respiratórias ficam mais suscetíveis a infecções e inflamações.

 

Além disso, o ambiente propício à propagação de vírus e bactérias exige uma atenção redobrada. “Ao estabelecer a prática de lavar o nariz diariamente, podemos prevenir tais doenças, eliminando as impurezas acumuladas e mantendo as vias respiratórias saudáveis”, completa o otorrino.

 

É preciso fazer a lavagem nasal todos os dias

Segundo ele, fazer a lavagem nasal diariamente é uma medida preventiva essencial para quem sofre com doenças respiratórias, assim como escovar os dentes todos os dias é importante para a população geral.

 

“Com o outono e suas características de tempo seco, essa prática se torna ainda mais crucial para enfrentar as enfermidades que tendem a se agravar nesta estação. Seria como escovar diariamente os dentes para evitar problemas como cáries”, disse o otorrinolaringologista.

 

Portanto, para aqueles que lutam contra os incômodos sintomas de sinusites e rinites, como congestão nasal, coriza persistente, espirros intermináveis e dores de cabeça, a lavagem nasal diária pode ajudar a reduzir o desconforto e aumentar a qualidade de vida.

 

Segundo o médico, essa prática, muitas vezes subestimada, revelou-se uma solução fundamental para combater e prevenir crises dessas condições respiratórias.

 

Importância do alto volume

No arsenal de cuidados respiratórios, o método de lavagem nasal de alto volume tem se mostrado uma ferramenta poderosa. Diferente dos métodos tradicionais que utilizavam baixos volumes de solução salina, essa abordagem proporciona uma limpeza mais minuciosa e efetiva, eliminando impurezas, alérgenos e bactérias que se acumulam nas vias respiratórias.

 

Mohamad destaca que cuidar das vias respiratórias é um aspecto que não pode ser negligenciado. Assim como escovar os dentes, a lavagem nasal diária deve se tornar um hábito indispensável para manter uma respiração saudável. Com a chegada do outono e as condições adversas de tempo seco, é o momento oportuno para adotar o método de lavagem nasal de alto volume, combatendo as doenças respiratórias.

 

Fonte: https://www.saudeemdia.com.br/noticias/lavagem-nasal-pode-te-salvar-de-problemas-no-outono-entenda.phtml - By Milena Vogado - Foto: Shutterstock


Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.

1 Coríntios 16:13


sexta-feira, 12 de abril de 2024

Entenda como doenças crônicas aumentam o risco de cegueira


Condições como hipertensão e diabetes aumentam a probabilidade de problemas graves relacionadas à visão

 

Doenças crônicas representam um fator significativo de risco para a cegueira, destacando a importância de uma abordagem abrangente durante o mês de prevenção e combate à cegueira, celebrado por meio da campanha Abril Marrom.

 

O Dr. Alfonso Nomura, coordenador da oftalmologia do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano do Sul, no ABC Paulista, alerta que “diabéticos, por exemplo, estão sujeitos a complicações como a retinopatia diabética, lesão da retina que pode levar à perda de visão. Da mesma forma, pacientes com hipertensão têm um risco de retinopatia hipertensiva […]. O aumento da pressão afeta o fluxo sanguíneo e gera uma atrofia da vascularização da área, resultando em danos permanentes”.

 

Doenças que causam cegueira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil. Destas, 500 mil são cegas e cerca de 6 milhões têm baixa visão.

 

Entre as principais doenças que causam cegueira, estão catarata, responsável por quase metade (47%) dos casos de cegueira reversível no mundo, glaucoma, que atinge quase 80 milhões de pessoas, além de retinopatia diabética, descolamento de retina e degeneração macular etária.

 

Sintomas da cegueira

Cada condição possui definições, características, tratamentos e sintomas singulares, mas, de modo geral, elas se manifestam por meio de problemas como visão turva, dor intensa e repentina nos olhos, flashes de luz ou pontos flutuantes no campo visual e dor de cabeça.

 

“Indivíduos em grupos de risco, como os que possuem doenças crônicas, enfrentam uma probabilidade aumentada de desenvolver questões graves na visão e, portanto, devem ser monitorados com regularidade. O ideal é fazer um acompanhamento multiprofissional periódico, manter hábitos saudáveis e, ao sentir mudanças ou a visão ruim, procurar um médico imediatamente”, orienta Dr. Alfonso Nomura.

 

Cuidados com a visão

O médico destaca ainda que, diferentemente do senso comum, de que os cuidados com a visão são uma preocupação apenas voltada a pessoas em idade avançada, os cuidados preventivos devem começar desde cedo. Isso porque o diagnóstico precoce é a chave para barrar o avanço das doenças e preservar a visão.

 

“Para portadores de doenças crônicas e outras comorbidades, o cuidado oftalmológico não é apenas uma questão de garantir uma boa visão, mas também de evitar contratempos que podem afetar significativamente sua qualidade de vida, tornando-se algo obrigatório”, complementa o especialista do São Luiz São Caetano.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2024-04-10/entenda-como-doencas-cronicas-aumentam-o-risco-de-cegueira.html - Por Samara Menti - Imagem: VectorMine | Shutterstock


"Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.” (MT: 10,32,33)


quinta-feira, 11 de abril de 2024

9 alimentos que ajudam a desinflamar o corpo


Médica explica como a dieta anti-inflamatória pode favorecer a saúde e ajudar a prevenir doenças

 

Uma dieta anti-inflamatória é uma proposta alimentar que visa reduzir a inflamação crônica. A nutróloga Dra. Marianna Magri explica que, quando estamos com o corpo inflamado, ocorrem várias alterações no nosso organismo indicando que algo não está bem. Isso acaba reduzindo nossa qualidade de vida. Alguns indícios de que possa haver uma inflamação no corpo são irregularidades no intestino, oscilação de energia, excesso de oleosidade na pele, que causam espinhas e, até mesmo, olheiras.

 

“A dieta anti-inflamatória não é um regime específico, mas um estilo de alimentação. Em sua essência, […] tem como foco um cardápio rico em gorduras saudáveis (azeite, nozes, amêndoas, abacate, peixes), alimentos ricos em nutrientes (frutas, verduras e legumes), carboidratos com carga glicêmica baixa, como tubérculos, e alimentos que vêm da terra, como mandioca, batata-doce, abóbora cabotiá, ervas frescas e especiarias”, destaca a Dra. Marianna Magri.

 

Influência dos hábitos alimentares

Estudos da Harvard Health Publishing indicam que os hábitos alimentares são capazes de reforçar a condição de inflamação no corpo. Desta forma, se você deseja reduzir ou prevenir a inflamação, consista sua dieta em alimentos ricos em nutrientes que contenham antioxidantes.

 

“Sua alimentação anti-inflamatória deve fornecer um equilíbrio saudável de proteína, carboidrato, gordura, vitaminas, minerais e fibras, priorizando alimentos com propriedades anti-inflamatórias”, indica a Dra. Marianna Magri.

 

Além disso, há alguns alimentos que não devem fazer parte do cardápio, como:

 

Bebidas açucaradas: refrigerantes e sucos de frutas adoçados;

Carboidratos refinados: pão, massa branca;

Sobremesas: biscoitos, doces, bolo e sorvete;

Carnes processadas: peito de peru, mortadela, salsichas etc.;

Salgadinhos processados e biscoitos recheados;

Gorduras trans: alimentos com ingredientes parcialmente hidrogenados;

Álcool: cerveja, gin, vodca etc.

Alimentos que não podem faltar na dieta anti-inflamatória

 

A seguir, confira alguns alimentos que você pode adicionar à sua dieta anti-inflamatória e confira como eles beneficiam o organismo.

 

1. Uvas roxas

As uvas contêm resveratrol, composto vegetal com propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, podem ajudar a diminuir o risco de várias patologias, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e obesidade.

 

2. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, sejam elas mirtilos, morangos, framboesas ou amoras, contêm vários micronutrientes essenciais, como fibras e antioxidantes, com ação no combate a inflamações. “Elas não apenas reduzem a inflamação existente, mas também preparam as células para responder melhor a qualquer inflamação futura”, esclarece a Dra. Marianna Magri.

 

3. Ômega 3

Salmão e outros peixes gordurosos são ricos em ácidos graxos ômega 3 (W3) DHA e EPA. As propriedades anti-inflamatórias do W3 se destacam por seu papel na prevenção e no tratamento de condições como doença arterial coronariana, diabetes, doenças inflamatórias intestinais, Alzheimer, transtorno bipolar, esquizofrenia e fibrose cística. O W3 também se mostra benéfico para doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide, diabetes mellitus tipo 1, colite ulcerativa, psoríase e esclerose múltipla.

 

4. Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é uma saborosa especiaria amarelo-laranja. Dentre seus componentes, chamados curcuminoides, o mais importante é a curcumina. Não é tóxica e tem uma variedade de propriedades terapêuticas, incluindo anti-inflamatória, antioxidante , antimicrobiana, hepatoprotetora, imunoestimulante, antisséptica e analgésica.

 

5. Folhas verdes

Espinafre, couve, acelga e rúcula são ricos em antioxidantes, vitaminas e nutrientes, incluindo ácido fólico, fibra, vitaminas A, C, E e K. Vale lembrar que o aumento do consumo de frutas e vegetais tem sido amplamente recomendado como um componente-chave de uma dieta saudável para reduzir o risco de doenças crônicas importantes.

 

6. Abacate

Os abacates são fontes de gorduras saudáveis (monoinsaturadas), que ajudam a reduzir o colesterol e a inflamação nas articulações. Eles também contêm vitaminas K, C, E, manganês, selênio e zinco.

 

7. Tomates

Os tomates são fonte de licopeno, o pigmento que dá aos frutos vermelhos e rosados, como tomate, melancia e morango, sua cor característica. Trata-se de um nutriente com propriedades antioxidantes associado a benefícios para a saúde, que vão desde a saúde do coração até a proteção contra queimaduras solares.

 

8. Azeite de oliva extravirgem

O azeite contém aproximadamente 36 compostos fenólicos, e é essa fração fenólica responsável pelos benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e antimicrobianos. Os principais efeitos anti-inflamatórios do azeite são mediados pelos antioxidantes. O principal deles se trata do oleocanthal, que demonstrou atuar de forma semelhante ao ibuprofeno, um medicamento anti-inflamatório.

 

9. Chia

As sementes de chia são conhecidas como um superalimento. Elas oferecem todos os nove aminoácidos essenciais e, portanto, são uma proteína vegetal de alta qualidade. Mais de 80% do teor de carboidratos das sementes está na forma de fibra.

“Esta fibra pode ser fermentada no intestino, promovendo a formação de ácidos graxos e melhorando a saúde do cólon. Outra característica importante da chia é seu alto teor de ômega 3. Na verdade, a chia é a fonte vegetal mais conhecida de W-3, ainda melhor que a semente de linhaça”, finaliza a Dra. Marianna Magri.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2024-04-08/9-alimentos-que-ajudam-a-desinflamar-o-corpo.html - Por Gabriela Dallo - Médica Marianna Magri - Imagem: denis_vermenko | Shutterstock


“Não há nada escondido que não venha a ser revelado nem oculto que não venha a ser conhecido. O que vocês disseram no escuro será ouvido à luz do dia; o que sussurraram nos ouvidos dentro de casa será proclamado dos telhados.” (Evangelho de Lucas 12:2).


quarta-feira, 10 de abril de 2024

Veja os fatores de risco e como prevenir a pressão alta


Especialista faz alerta sobre os hábitos que podem agravar a doença e indica atitudes para evitá-la

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial, atinge cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo. Os números foram divulgados recentemente pela organização, que também apontou que metade dos brasileiros com 30 anos tem a doença, preocupando os especialistas.

 

“A pesquisa revela um resultado preocupante, uma vez que aponta que hábitos alimentares e boas práticas de saúde têm piorado ao longo dos últimos anos”, comenta Vagner Cezar, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera.

 

Fatores que aumentam a pressão arterial

Parte do agravamento da hipertensão se deve ao consumo excessivo de sódio, que está presente na maioria dos alimentos processados, além de fazer parte do preparo diário das refeições, seja em casa ou em restaurantes.

 

O consumo recomendado é de 5 g ao dia, conforme a OMS. “Além do grande vilão que é o sal, outros fatores contribuem nesse cenário como o sedentarismo, excesso de peso e obesidade, idade e ingestão de álcool”, afirma Vagner Cezar.

 

Riscos da doença

Também considerada como um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardíacas, a hipertensão arterial está associada a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por altos índices de mortalidade, como doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral), doenças cardiovasculares, doença renal crônica, entre outras.

 

Maneiras de prevenir

Segundo Vagner Cezar, a prevenção é a melhor forma de combater a doença. “O paciente diagnosticado deve fazer acompanhamento médico, em que o profissional irá prescrever remédios e indicar medidas como prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada. Fatores genéticos e socioeconômicos também influenciam, o que devem ser considerados no tratamento”, explica o especialista, que lista ainda algumas atitudes diárias:

 

Abandone o cigarro e evite ingestão de bebidas alcoólicas;

Consuma alimentos ricos em fibras;

Evite o excesso de sal e gordura na alimentação;

Cuide da saúde da mente: estresse também pode ser fator de risco.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2024-04-09/veja-os-fatores-de-risco-e-como-prevenir-a-pressao-alta.html - Por Bianca Lodi Rieg - Imagem: pikselstock | Shutterstock


Você me restaurou a saúde e me deixou viver. Certamente foi para meu benefício que sofri tal angústia. Em seu amor, você me protegeu do abismo da destruição; colocou todos os meus pecados para trás. (Isaías 38: 16-17)


terça-feira, 9 de abril de 2024

6 dicas para quem quer começar a correr


Treinadora explica como incluir essa atividade física na rotina e obter todos os seus benefícios

 

Correr é uma das atividades físicas mais praticadas no mundo. Só nos Estados Unidos, existem cerca de 64 milhões de corredores e, no Brasil, são 13 milhões, segundo a TicketSports. Atividade completa e acessível a todos, ela oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde física e mental.

 

É uma forma eficaz de exercício cardiorrespiratório que pode auxiliar a melhorar o funcionamento do coração e dos pulmões. Correr ainda promove o fortalecimento e o desenvolvimento muscular, ajuda a controlar a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico. Além disso, ajuda a queimar calorias, a controlar o peso e a melhorar a saúde emocional, ajudando na qualidade do sono e reduzindo sintomas de ansiedade e depressão.

 

No entanto, é importante começar devagar e progredir gradualmente para evitar lesões. Para quem deseja começar a correr, a treinadora física do The Corner Sports & Health, Bianka Paulon, lista essas 6 dicas valiosas. Veja abaixo!

 

1. Não pule etapas

Comece a correr de maneira progressiva, respeitando sua evolução. Inicie os treinos com caminhadas e intercale com corridas curtas. Ao sentir a melhoria do seu condicionamento físico, aumente gradualmente a intensidade e duração do treino.

 

2. Defina metas dentro da sua realidade

Estabeleça metas alcançáveis, por exemplo, uma determinada distância em um tempo. Isso ajudará a manter um progresso gradual e a motivação em dia, e não se frustrará caso não consiga concluir o que planejou.

 

3. Use os acessórios certos

Utilize tênis adequados para a prática, com um maior amortecimento e suporte para seus pés. Além disso, utilize roupas leves e confortáveis, que facilitem seus movimentos.

 

4. Alimente-se de maneira adequada

Uma alimentação saudável é importante para garantir energia para os treinos e uma boa recuperação muscular.

 

5. Tenha constância

Ter disciplina e regularidade não apenas te faz criar um hábito saudável como contribui para seu corpo se adaptar e evoluir na modalidade.

 

6. Saiba a hora de descansar

Nosso corpo precisa de cerca de 48 horas para se recuperar do esforço de um treino — por isso a recomendação de, no início, correr dia sim e dia não. Atletas mais experientes podem treinar em dias seguidos, mas a recomendação é alternar corridas fortes e leves. O tempo de descanso é essencial para reduzir o risco de lesões e evoluir no esporte, pois é depois do treino que seu organismo realiza as adaptações que irão tornar os músculos mais resistentes e desenvolver o sistema cardiorrespiratório.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2024-04-05/6-dicas-para-quem-quer-comecar-a-correr.html - Imagem: PeopleImages.com | Shutterstock


Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Hebreus 11:1


José Costa: 44 anos de trabalho como Professor de Educação Física

Hoje, 09 de abril de 2024, completei 44 anos de magistério.  O sonho de ser Professor começou em 1976, quando estudava a 8ª série e praticava basquete com o Professor Romilto Mendonça no Colégio Estadual Murilo Braga. Após a conclusão do 3º ano cientifico, atual ensino médio, em 1979, fiz o vestibular para o curso de licenciatura plena em educação física da UFS e fui aprovado.

 

Em 09 de abril de 1980, um mês após ter iniciado os estudos na UFS, assinei o contrato de trabalho na Secretaria da Administração como Professor de educação física do Colégio Estadual Murilo Braga, já que naquela época o universitário poderia ser contratado pelo Governo do Estado. Em agosto de 1985, fui diplomado pela UFS, mais um sonho realizado com muito esforço e dedicação, pois no período de 1980 a 1985, eu estudava na universidade e trabalhava no CEMB.

            

Em quase 37 anos que trabalhei no CEMB, ensinei educação física do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, mas principalmente treinei milhares de alunos através do basquete que representaram o colégio em diversas competições oficiais no Estado. Também criei a Associação Itabaianense de Basquete para organizar, desenvolver e incentivar a prática do esporte em Itabaiana, fundei o Jornal do Basquete, para informar e divulgar as notícias do basquete de Itabaiana para todo o Estado e criei o Campeonato Serrano de basquete, um dos melhores de Sergipe.

 

Em 1984 e até meados de 1985, fui coordenador de educação física do CEMB e ao mesmo tempo ensinei basquete. Em 1985, através de minha sugestão, a Prefeitura de Itabaiana implantou o Projeto Rua de lazer, e nele trabalharam os professores Benjamim, Jair, Josiel, Valtênio, Wilson e eu.

 

Em março de 1988, comecei a dar aulas de basquete no Grêmio Escolar Graccho Cardoso. Lecionei também educação física aos alunos do 2º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio. Tive a honra e o orgulho de trabalhar por 22 anos com a família Graccho.

 

Em março de 1989, fui contratado pelo Colégio Salesiano para ensinar basquete. Também lecionei educação física do 4º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. Trabalhei por 21 anos nessa grandiosa instituição de ensino.

 

Em março de 1993, fui contratado para lecionar basquete no Colégio Dom Bosco, posteriormente, comecei a dar aulas de voleibol, handebol e educação física do 4º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. Em 2020, concretizei um sonho antigo, dar aulas às turmas do 4º ano no Dom Bosco, e algo especial ocorreu na minha profissão, ensinei a um aluno cuja avó foi minha aluna de basquete quando estudou a 5ª série no Colégio Estadual Murilo Braga, em 1983.

 

Já faz 14 anos que trabalho no Colégio O Saber, lecionando Educação Física do 6º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio.

 


Tenho orgulho de ter sido campeão por todas as escolas que trabalhei nas diversas competições escolares de voleibol, handebol, futsal e, principalmente, do basquete ganhando com meus alunos mais de 200 medalhas. Mas, o maior orgulho que tenho como professor é de ter contribuído na formação integral de milhares de alunos nos 5 colégios em que trabalhei nestes 44 anos.

 

Em julho de 2010, concluí a Pós-Graduação em Gestão Ambiental: Recursos naturais e estratégias de sustentabilidade pela Faculdade Educacional Araucária - FACEAR e do Instituto Superior de Educação Avançada – MASTERIDEIA.

 

Em 28 de fevereiro de 2017, foi publicada a portaria no Diário Oficial da minha aposentadoria no serviço público após 37 anos de serviços prestados à educação do Estado de Sergipe.

 

Em 02 de março de 2018, adquiri a concessão do INSS da minha aposentadoria após ter trabalhado como Professor de Educação Física por 30 anos nos Colégios Graccho Cardoso, Salesiano, Dom Bosco e O Saber.

 

Em outubro de 2020, encerrei minhas atividades profissionais no Colégio Dom Bosco após quase 28 anos de trabalho como Professor de Educação Física.

 

Em agosto de 2023, através de um processo seletivo, comecei a lecionar educação física aos alunos do 2º ano e do 6º ao 9º ano na Escola Municipal José Fildaelfo Araujo no Povoado Carrilho, em Itabaiana.

 

Pelo reconhecimento ao meu trabalho nesses 44 anos recebi algumas homenagens que me fizeram muito feliz, com placas e troféus por várias entidades, entre elas destaco: da Secretaria de Estado da Educação pelos relevantes serviços prestados à educação física no Estado; do Conselho Regional de Desportos do Estado de Sergipe, voto de louvor pelos serviços prestados ao basquete de Sergipe; do Sindicato dos Profissionais de Educação Física- SINPEFES e o Conselho Regional de Educação Física- CREF/13 pelo trabalho dedicado à modalidade esportiva basquetebol no Estado de Sergipe; da Associação Basquete Coletivo pelos 35 anos dedicados ao basquete sergipano como técnico, mestre e amigo do esporte; do Colégio Estadual Murilo Braga pelos serviços prestados por 35 anos à instituição como professor de educação física; do Guia Comercial e Cultural de Itabaiana por apoiar a cultura em Itabaiana, da Associação Itabaianense de Basquete pela dedicação ao esporte por 34 anos; da CDL de Itabaiana pelos relevantes serviços prestados a classe lojista; do Colégio O Saber por meio da comanda Carneirinho de Ouro em reconhecimento ao meu trabalho e importância na história do Colégio O Saber.

 

Que Deus, na sua infinita bondade, dê-me muita saúde e disposição para continuar trabalhando e contribuindo na formação integral dos alunos, como faço há 44 anos. Trabalho esse realizado com respeito, dedicação e compromisso aos alunos e às instituições de ensino, sempre com orgulho de ser Professor.

 

Obrigado aos alunos, professores, diretores e funcionários dos colégios onde trabalhei e que fizeram parte da minha vida profissional nestes 44 anos.

 

Professor José Costa

 

O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra. Provérbios 21:21

segunda-feira, 8 de abril de 2024

6 exercícios simples para emagrecer sem sair de casa



Professor de Educação Física explica como fortalecer os músculos e queimar calorias

 

Praticar exercícios físicos é essencial para manter a saúde do corpo. No entanto, o hábito nem sempre é um atrativo, especialmente durante aqueles dias em que a preguiça de ir para a academia bate. Por isso, uma alternativa é exercitar o corpo em casa de 150 a 300 minutos semanais, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

“Mesmo que o ideal seja se exercitar cinco ou seis vezes por semana, começar com o que é possível, mesmo que sejam apenas duas vezes, já é um passo positivo. O importante é dar o primeiro passo e manter a consistência para alcançar resultados duradouros”, aconselha Leonardo Tavares, coordenador do curso de Educação Física do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo).

 

Pensando nisso, o professor lista 6 exercícios para quem deseja começar a movimentar o corpo em casa e emagrecer com saúde. Confira!

 

1. Polichinelos

O polichinelo é voltado para aquecer o corpo antes de iniciar a rotina de exercícios mais intensos. Faça séries por volta de 30 segundos a 1 minuto para aumentar a frequência cardíaca e preparar o corpo para o treino.

 

2. Agachamentos

O agachamento fortalece pernas e glúteos e ajuda na queima de calorias. Para isso, mantenha os pés na largura dos ombros e desça como se fosse sentar em uma cadeira, mantendo o peito levantado e as costas retas. O ideal é fazer 3 séries de 10 a 15 repetições.

 

3. Flexões

A flexão ajuda a fortalecer o peitoral, ombros e tríceps. Se caso tiver dificuldade, comece com as flexões de joelhos até ganhar mais força. Tente realizar 3 séries de 5 a 10 repetições, dependendo do seu nível de condicionamento.

 

4. Prancha

A prancha é excelente para fortalecer e melhorar a postura e reduzir dores nas costas. Para isso, mantenha-se em posição de prancha, com os cotovelos alinhados sob os ombros e o corpo formando uma linha reta da cabeça aos calcanhares. Mantenha a posição de 30 segundos a 1 minuto.

 

5. Afundo

O afundo é indicado para fortalecer e tonificar as pernas e glúteos. Dê um passo à frente e abaixe o corpo até que ambos os joelhos formem ângulos de 90 graus. Faça 3 séries de 10 repetições para cada perna.

 

6. Abdominais

As abdominais contribuem para fortalecer o abdômen. Existem várias variações, mas uma simples inclui deitar-se de costas, dobrar os joelhos e levantar o tronco em direção aos joelhos. Realize 3 séries de 15 a 20 repetições.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2024-04-03/6-exercicios-simples-para-emagrecer-sem-sair-de-casa.html - Imagem: Prostock-studio | Shutterstock


"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.” (Mateus 7:15)