sexta-feira, 14 de agosto de 2009

COMBATE AO COLESTEROL

O colesterol é um tipo de gordura produzida no fígado e que também pode ser encontrado em alguns alimentos, como carnes, ovos, leite e derivados. Alimentos ricos em gorduras saturadas também podem aumentar os níveis de colesterol no sangue porque o fígado converte a gordura saturada em colesterol. O acúmulo de colesterol pode ser armazenado em suas artérias tornando-as mais estreitas ou obstruindo-as. A consequência é o desenvolvimento de doenças tais como o infarto ou o acidente vascular cerebral que, somados às demais doenças cardiovasculares, são responsáveis por 800 mil mortes por ano no nosso país. Por isso, se seu colesterol está maior que 200mg/dl, está na hora de começar a se preocupar e mudar alguns hábitos:
Coma mais frutas, verduras e legumes;
Aumente o consumo de cereais integrais, tais como aveia, semente de linhaça e pães integrais; Diminua o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, tais como carnes e derivados do leite; Limite o consumo de alimentos ricos em colesterol, tais como ovos e fígado;
Pratique no mínimo 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias da semana.
Fique atento, pois quem possui colesterol elevado não apresenta sintomas. A única forma de identificar essa alteração é através do exame de sangue.
Mude seu estilo de vida ainda hoje e viva mais e com mais saúde!

Texto adaptado da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Como estudar

Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar requer também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes, simples - para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo. Para mostrar esses recursos e facilitar a vida do estudante, a Tilibra preparou algumas dicas, cedidas gentilmente pela revista Visão. A Tilibra oferece essas dicas para você, esperando que com elas, seus estudos o levem a um grande futuro.

Como ler bem

"Ler um livro é estabelecer um diálogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um princípio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro. Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas". (Prof. Armando Zubizarreta).
Qualquer leitor, portanto, tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler: disposto a aprender e aproveitar a leitura. Mesmo em caso de tratar-se, à primeira vista, de mera tarefa e não de algo que possa lhe dar prazer. Essa preparação exige dois pré-requisitos: prestar atenção e evitar a avidez. Devorar centenas de páginas não leva a nada. Você vai ler? Saiba então que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranquilo, confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura. Recomenda-se, em geral, que não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Isso você pode conseguir, voltando e relendo o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorrendo a dicionários e enciclopédias. No entanto, não se deve interromper demais a leitura. Por isso, conforme-se em aprender osignificado geral, sabendo que, com o hábito de ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fácil. Lembre-se sempre de que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou precisa aprender. A leitura, para ser mais produtiva, pode ser dividida em fases: Faça um reconhecimento do textopara saber de que assunto trata. Mesmo no caso de romance é bom ter uma idéia do tema central. Procure isolar as informações principais. Para isso, é bom sublinhar ouassinalar passagens. Ao encontrar expressões especializadas, (de medicina, direito, etc.) procure conhecer e anotar seus significados. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura Procure separar os fatos, das interpretações que deles faz o autor. Retome as informações essenciais que foram isoladas anteriormente, para saber que relações existem entre elas. Assim, você estará pronto para estabelecer suas próprias idéias sobre o texto. Mas lembre-se: o trabalho intelectual exige rigor. Por isso nunca é demais voltar ao texto, reler e aperfeiçoar a leitura.

Como tomar notas

A escrita é um poderoso instrumento para preservar o conhecimento. Tomar notas é a melhor técnica para guardar as informações obtidas em aula, em livros, em pesquisas de campo. Manter os apontamentos é fundamental. Logo, nada de rabiscar em folhas soltas. Mas também não se deve ir escrevendo no caderno tudo que se ouve, lê ou vê. Tomar notas supõe rapidez e economia. Por isso, as anotações têm de ser: a) suficientemente claras e detalhadas, para que sejam compreendidas mesmo depois de algum tempo; b) suficientemente sintéticas, para não ser preciso recorrer ao registro completo, ou quase, de uma lição. Anotar é uma técnica pessoal do estudante. Pode comportar letras, sinais que só ele entenda. Mas há pontos gerais a observar. Quando se tratar de leitura, não basta sublinhar no livro. Deve-se passar as notas para o caderno de estudos. O aluno tem de se acostumar à síntese: aprender a apagar mentalmente palavras e trechos menos importantes para anotar somente palavras e conceitos fundamentais. Outros recursos: jamais anotar dados conhecidos a ponto de serem óbvios; eliminar artigos, conjunções, preposições e usar abreviaturas. É preciso compreender que anotações não são resumos, mas registros de dados essenciais.

Como educar a memória

Aprender é uma operação que não se resume a adquirir noções, mas consiste em reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos. Portanto, é imprescindível educar a memória. Logo após o estudo de algum ponto ou matéria, nota-se que o esquecimento também trabalha: a mente elimina noções dispensáveis. Sem disciplina, entretanto, nunca haverá um jogo útil entre memória e esquecimento, entre horas de estudo e horas de descanso. Para facilitar o aprendizado e fixar na memória os conteúdos aprendidos, basta proceder a uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo. Repetir é importante, mas não só: saber de cor nem sempre vai além de um papaguear mecânico. As técnicas psicológicas de memorização são complexas, mas podem ser utilizadas simplificadas pelo estudante. Algumas indicações: a) ler mentalmente e compreender o assunto; b) reler em voz alta; c) concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes, etc. d) notar semelhanças, diferenças, relações; e) repetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais); f) fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a seqüência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas; g) nunca esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.

Como estudar em grupo

Estudar em conjunto é um modo produtivo de fazer render ao máximo o esforço do aprendizado. E há muitas maneiras de os estudantes se ajudarem, mesmo que não se organizem em um grupo. Entre as mais importantes: a comparação dos apontamentos das aulas e das horas de estudos. Assim, trocam-se idéias e verificam-se os pontos fundamentais e os mais difíceis. Dois princípios a serem pensados: a) o estudo em conjunto deve refletir uma inteligente divisão de trabalho; b) as sínteses não garantem plena compreensão, mas são interessantes como resumo dos conhecimentos adquiridos. Quando o estudo em grupo é uma preparação para provas ou exames, o aluno deverá estudar toda a matéria por si mesmo, de modo que o trabalho com os colegas seja apenas uma revisão, uma possibilidade de aprofundamento e, às vezes, de correção dos pontos. Algumas possibilidades de organização e divisão de trabalho no grupo:
Cada um estuda partes diferentes de um assunto e traz para serem fundidas na reunião; Cada um estuda e consulta fontes sobre o mesmo assunto e expõe ao grupo, para uma comparação e aprofundamento; Cada um estuda um ponto de um capítulo e faz seu relatório ao grupo, debatendo ou respondendo a perguntas depois. É a voz corrente entre professores que a melhor maneira de aprender uma matéria é ensiná-la aos outros. Os alunos podem comprovar isso nas exposições orais de suas reuniões de grupo. E toda vez que um colega vier pedir auxílio.

Como fazer uma redação

Comunicar, eis a principal finalidade de uma redação. Ou seja: dizer algo, por escrito, a alguém. Mas o quê? A primeira operação para redigir um tema é compreender corretamente o enunciado contido no título. Um exame cuidadoso do título proposto dá ao estudante a exata delimitação do assunto, permite-lhe perceber imediatamente como desenvolver o pensamento para não fugir do tema. E conduz ao segundo passo: fazer um esboço do que vai ser dito. Há quem prefira esboçar o tema mentalmente. Nunca é demais, porém, tenha o cuidado de anotar o plano, de modo que seja fácil segui-lo depois. Fazer um esboço depende, é claro, do conhecimento do aluno. E até mesmo do assunto. Mas um macete infalível é o da divisão em três partes: introdução, desenvolvimento, conclusão. Começa-se por chamar a atenção do leitor para o assunto, digamos, "A descoberta do Brasil", falando sobre a situação de Portugal no século XV, o florescimento cultural, a Escola de Sagres e as técnicas de navegação ali aperfeiçoadas. É a introdução, que conduzirá ao desenvolvimento: a frota de Cabral, seus objetivos, a viagem e seus problemas, a chegada a Porto Seguro, a comunicação da descoberta. Conclui-se de modo a evidenciar a importância que foi atribuída ao fato, na época, podendo-se adiantar algo sobre o significado histórico que teria depois.Na exposição de assunto científico ou de caráter interpretativo, é bom lembrar que o sistema é: antecipar o que se vai provar, provar o que se havia proposto e enunciar o que já se provou. Nunca deixar, também, de enumerar em estrita ordem alfabética, todas as fontes e toda a bibliografia utilizada para compor o trabalho. Depois de tudo escrito, a tarefa ainda não terminou. A redação feita em casa ou em classe deve ser revista. É preciso ver se foram utilizadas as palavras mais expressivas, se não há erros de grafia, se a pontuação foi bem feita. Não se exige de ninguém um texto literariamente perfeito, mas escrever corretamente é obrigação.

Fonte: DICAS TILIBRA

COMO SER CRIATIVO

COMO SER CRIATIVO

1. SAIBA QUE HÁ UM TESOURO EM SUA CABEÇA – uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas características do seu cérebro custaria mais do que 3 bilhões de dólares.

2. TODOS OS DIAS ESCREVA PELO MENOS UMA IDEIA sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar minha empresa; como eu posso ajudar o meu país.

3. ESCREVA SEUS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE VIDA – Agora, carregue esta relação no bolso, sempre.

4. FAÇA ANOTAÇÕES – Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na memória.

5. ARMAZENE IDEIAS – Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados com leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas, etc.

6. OBSERVE E ABSORVA – Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.

7. DESENVOLVA UMA FORTE CURIOSIDADE sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.

8. APRENDA A ESCUTAR E OUVIR, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.

9. DESCUBRA NOVAS FONTES DE IDEIAS. Utilize-se de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.

10. COMPREENDA PRIMEIRO. Depois julgue.

11. MANTENHA O SINAL VERDE de sua mente sempre ligado, sempre aberto.

12. PROCURE TER UMA ATITUDE POSITIVA E OTIMISTA. Isso ajuda você a realizar seus objetivos.

13. PENSE TODOS OS DIAS. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos todos os dias.

14. DESCUBRA O PROBLEMA. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não a deixe morrer.

15. CONSTRUA GRANDES IDEIAS a partir de pequenas idéias. Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E, finalmente, inverta as idéias que você tem.

16. EVITE COISAS QUE ENFRAQUEÇAM O CÉREBRO: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.

17. CRIE GRANDES METAS. Grandes objetivos.

18. APRENDA A FAZER PERGUNTAS que desenvolvam o seu cérebro: Quem, quando, onde, o quê, por que, qual, como.

19. COLOQUE AS IDEIAS EM AÇÃO. Lembre-se de que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada.

20. USE O SEU TEMPO OCIOSO COM SABEDORIA. Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções forma criadas no tempo ocioso dos seus criadores.

Fonte: DICAS TILIBRA

sábado, 1 de agosto de 2009

MEC divulga 40 modelos de questões do ENEM 2009

MEC divulga 40 modelos de questões do Enem 2009. Uol aprensentou um simulado do Enem, fique ligado, pode ser o novo modelo de vestibular.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)divulga 40 questões-modelo do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) nesta quinta (30).
São dez questões para cada uma das quatro áreas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
O UOL disponibiliza as perguntas em formato de simulado online. O internauta pode resolver a prova internet.
# Enem 2009: faça o simulado online# MEC corrige questão de ciências da natureza do simuladoO Inep providenciou quatro arquivos em .pdf, cada um com seu gabarito e indicação sobre a quais habilidades da nova matriz do Enem estão relacionadas às questões.
# Enem 2009: ciências da natureza e suas tecnologias (arquivo em .pdf)# Enem 2009: ciências humanas e suas tecnologias (arquivo em .pdf)# Enem 2009: linguagens, códigos e suas tecnologias (arquivo em .pdf)# Enem 2009: matemática e suas tecnologias (arquivo em .pdf)
De acordo com o Inep, a mudança do Enem o aproxima das diretrizes curriculares nacionais e dos currículos praticados nas escolas, mas sem abandonar o modelo de avaliação centrado nas competências e habilidades.
Os exemplos de questões foram elaborados a partir de critérios técnicos e pedagógicos, com itens contextualizados e voltados para a realidade do estudante.
Limitações do simuladoA divulgação dos itens-modelo, diz o órgão do MEC (Ministério da Educação), pretende aproximar os participantes da nova estrutura de prova. O gabarito vai permitir a verificação das alternativas corretas e a melhor compreensão das habilidades abordadas, mas não será possível simular uma nota pelo TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Cada uma das quatro áreas do Enem 2009 será composta por 45 itens de múltipla escolha, totalizando 180 questões. No dia 3 de outubro (sábado) serão aplicados 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 itens de ciências humanas e suas tecnologias.
No dia 4 de outubro (domingo), serão 45 itens de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 itens de matemática e suas tecnologias, além de uma proposta de redação. Essa configuração permitirá ao Enem 2009 a aferição mais exata do conhecimento dos participantes, e servirá ainda para selecionar os calouros para universidades federais.
"Exame de sangue"O estudante deverá encarar o Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) como um "exame de sangue", afirmou Reynaldo Fernandes, presidente do Inep na tarde de quarta-feira (29). "A gente não entende ele, mas acredita nos seus resultados", disse.
Ele se refere à dificuldade que os estudantes terão de entender e aferir sua nota com a nova metodologia que será usada na prova, a TRI (Teoria de Resposta ao Item).
*Com reportagem de Piero Locatelli

Saiba como identificar um AVC

Se todos podem lembrar algo tão simples como o que será descrito abaixo, poderemos ajudar a salvar algumas pessoas. Os neurologistas dizem que se conseguirem chegar até uma vitima de AVC dentro de 3 horas, eles podem reverter totalmente os efeitos do AVC... totalmente . Ele diz que o truque está em reconhecer os sinais de AVC, diagnosticar, e obter assistência médica no prazo de 3 horas, o que não é fácil. Às vezes os sintomas do AVC são difíceis de identificar. A vitima pode sofrer danos mentais muito graves quando as pessoas mais próximas falham em reconhecer os sintomas básicos de um AVC.

Vejam como é fácil identificar um AVC: Lembre-se das 3 letras de STROKE: S, T e R. S * Peça à pessoa para sorrir (Smile)T * Peça para ela dizer (Talk) uma frase simples e coerente (ex: Está um dia lindo!!!) R * Peça para que levante (Raise) os dois braços.

Se a pessoa apresentar problemas para fazer alguma destas três coisas chame o 192 imediatamente e descreva os sintomas a quem atender. Outro sinal de um AVC -------- Peça à pessoa para por a língua de fora... Se a língua estiver torta ou for para um lado ou para outro, isso é indicação de AVC.