segunda-feira, 9 de maio de 2011
Estratégia de estudo pode levar a melhores notas
Se você escolher a estratégia correta de aprendizagem, pode melhorar suas notas.
Isto é que defende a pesquisadora norueguesa Anne Berit Swanberg.
Há diversas maneiras diferentes de aprendizagem - a maneira que você aprende é descrita como sendo o seu estilo de aprendizagem.
Alguns alunos optam por mergulhar nos livros apenas antes das provas e tentar decorar tudo, consumindo um volume de informações muito além da sua capacidade de lembrança.
Outros são mais motivados, e interessados em penetrar profundamente em cada assunto, ganhando uma compreensão do panorama geral.
Um terceiro grupo usa mais estratégia na sua abordagem de aprendizagem, e organiza seus estudos de forma eficiente, a fim de obter as melhores notas possíveis em cada matéria.
Melhores notas
É evidente que nossos estilos de pensamento e aprendizagem, nossa personalidade e nossas capacidades afetam o nosso desempenho escolar.
Essas diferenças individuais têm sido estudadas em diferentes situações organizacionais como, por exemplo, na resolução de problemas, na tomada de decisões, na criatividade e na aprendizagem.
Mas o que Swanberg queria saber era mais direto, isto é, se a escolha de estilo de aprendizagem específico afeta as notas, e qual estilo de aprendizagem leva a melhores notas.
Estilo de aprendizagem faz a diferença
Swanberg realizou uma pesquisa envolvendo mais de 1.000 estudantes da BI Norwegian Business School, a fim de ver como as personalidades dos alunos e seus estilos de aprendizagem afetam suas notas.
Personalidade e estilo de aprendizagem são temas relacionados, e estudos anteriores concluíram que o estilo de aprendizagem de um indivíduo é parte de sua personalidade.
Swanberg descobriu que a personalidade afeta o resultado nos estudos - mas esses resultados também podem ser influenciados pelo estilo de aprendizagem adotado, ainda que não aquele para o qual a personalidade do indivíduo tende naturalmente.
"A abordagem dos alunos em relação à aprendizagem explica uma parte significativa das suas notas," afirma Swanberg.
Análises mais detalhadas mostraram que a conexão entre a personalidade e as notas também é afetada (mediada) pelo estilo de aprendizagem do indivíduo.
Três tipos de aprendizagem
Swanberg baseou sua pesquisa em um instrumento de medição muito difundido, que analisa três abordagens principais para a aprendizagem (estilos de aprendizagem):
1. Abordagem superficial: O aluno decora os textos para se lembrar durante o exame;
2. Abordagem estratégica: O aluno é motivado por boas notas e é eficiente em sua aprendizagem;
3. Abordagem em profundidade: O aluno é intrinsecamente motivado e olha para o significado do material.
O estilo de aprendizagem pode variar de indivíduo para indivíduo, e depende de como cada indivíduo está motivado para aprender.
Mas a pesquisadora decidiu usar grupos de estudantes para analisar os estilos, pressupondo que os estudantes trabalhando em grupo teriam melhores notas nos testes de conhecimento.
Mas não foi isto o que ocorreu. Os alunos que resolveram os problemas por conta própria (individual) tiveram, em média, um desempenho melhor no teste de conhecimento. Ou seja, parece que a personalidade de cada aluno, em sentido mais geral, levou a melhor sobre a escolha de uma estratégia.
Como estudar em grupo
Por outro lado, a alteração nos estilos de aprendizagem beneficiou mais os estudantes que trabalhavam em grupo.
"Um alto grau das abordagens de profundidade e estratégica foi uma combinação especialmente boa quando se trata do rendimento dos alunos trabalhando em grupos," afirma a pesquisadora.
Mas isto depende da dinâmica do grupo, fundamentada na sensação de segurança e na percepção de que o grupo ouve as ideias individuais e que está realmente focado no objetivo de resolver o problema.
"O estudo mostrou que, quando o aluno se sente seguro no grupo, ele tem maiores chances de uma melhor pontuação no teste de conhecimento", conclui Swanberg.
Fonte: Diário da Saúde - Baseado em texto de Audun Farbrot
domingo, 8 de maio de 2011
Feliz Dia das Mães!
MÃE
Que ao dar a benção da vida, entregou a sua.....
Que ao lutar por seus filhos, esqueceu-se de si mesma.....
Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios.....
Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito.....
Que ao receber injustiças, respondeu com seu amor.....
E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido:
“Deus, proteja meus filhos, por toda a vida!”
Para você mãe, um mais que merecido:
FELIZ DIA DAS MÃES!!!
Autor desconhecido
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Colégio O Saber é Campeão de Futsal de Itabaiana
O Colégio O Saber sagrou-se Campeão Mirim Masculino de Futsal de Itabaiana ao vencer na final o Colégio Neilde Pimentel por 4 a 3. O campeonato foi disputado por 16 equipes das escolas das redes municipal, estadual e particular de Itabaiana, no período de 18 de abril a 06 de maio de 2011 e que foi promovido pelo SESI.
O Saber disputou 10 jogos, venceu 8, perdeu 1 e empatou 1, obtendo os seguintes resultados na competição: 2 a 1 Vicente Machado, 2 a 1 Elizeu Oliveira, 5 a 1 Elizete Santos na 1ª fase; 2 a 0 Djalma Lobo, 1 a 5 Neilde Pimentel, 3 a 1 Filadelfo Araújo, 2 a 2 Monteiro Lobato na 2ª fase; 3 a 2 Vicente Machado nas quartas de final; 5 a 4 Djalma Lobo na semifinal e 4 a 3 Neilde Pimentel na final.
A equipe de Campeões do Colégio O Saber é formada por: Alexandre, Antonio Vinícius, Caio, Elenilson, Gabriel, Ítalo, Júlio César, Mesquita, Raphael, Válber, Vinícius Eraldo e o Profº José Costa. O atleta Válber (Robinho) do Colégio O Saber foi o artilheiro da competição com 17 gols.
Agradeço a Deus por me abençoar nestes 31 anos de carreira como educador, professor e técnico, obtendo centenas de resultados, mas gostaria de enfatizar 6 destes: o 1º título de basquete com o Colégio Estadual Murilo Braga em 1981, nos Jogos da Primavera; o 1º título de basquete com o Colégio Salesiano em 1991, nos Jogos da Primavera; o 1º título de basquete com o Colégio Graccho em 1991, nos Jogos Infantis de Sergipe; o 1º título de voleibol com o Colégio Dom Bosco em 2000, nos Jogos das Escolas Particulares de Sergipe; o 1º título de handebol com o Colégio Dom Bosco em 2008, na Seletiva do Interior dos Jogos da Primavera e agora, o 1º título de futsal com o Colégio O Saber no Campeonato Escolar de Itabaiana.
Alguns anos atrás quando esperava que já tivesse conseguido os mais diversos títulos por todas as escolas por onde tinha trabalhado, surgiu à oportunidade de apresentar um novo trabalho com O Saber, e neste momento, a superação de mais um desafio na minha vida profissional, ser campeão de futsal de Itabaiana, um grande celeiro dos salonistas de Sergipe.
José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Comportamento dos pais determina hábito alimentar das crianças
Crianças e alimentos
O quanto as crianças de 4 a 6 anos de idade gostam dos alimentos que habitualmente fazem parte do seu dia a dia e como os pais atuam em relação à alimentação de seus filhos.
Este foi o foco da nutricionista Isa Maria de Gouveia Jorge, em uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
O interesse pelo tema nasceu da observação de que a prevalência de excesso de peso tem aumentado significativamente nas últimas décadas, inclusive entre as crianças desta faixa etária.
Obesidade infantil
Participaram da pesquisa 400 crianças de pré-escolas universitárias, nas quais foram verificados o estado nutricional e a aceitação de 29 alimentos habituais de suas dietas.
Para medir o grau de gostar, ou seja, o quanto as crianças gostam dos alimentos, foram utilizadas fotografias padronizadas dos alimentos, na forma usualmente oferecidas às crianças e escala hedônica facial de cinco pontos.
Também participaram do estudo 190 pais. Foram levantados dados referentes a escolaridade e estado nutricional dos pais e aplicado um questionário sobre atitudes e práticas alimentares frente à alimentação da criança.
A prevalência de excesso de peso e obesidade entre os pré-escolares foi de 31,9% (22,2% e 9,7%, respectivamente) e acompanha a tendência secular do aumento de ganho de peso da população infantil brasileira.
A Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2008-2009, realizada pelo IBGE e Ministério da Saúde, revelou que o excesso de peso entre crianças de 5 a 9 anos foi de 33,5%, sendo considerado obesos, 16,6% das crianças de sexo masculino e 11,8% do sexo feminino.
A prevalência de excesso de peso entre meninos foi de 34,6%, sendo 9,5% obesos, e entre as meninas, 29,2% sendo 9,8% obesas.
Considerando que esta prevalência ocorre entre crianças menores do que os estudos da POF 2008-2009 o quadro revela a importância de se adotar medidas de prevenção precocemente na infância, antes da idade pré-escolar. Somente 20% dos pais pesquisados percebem o excesso de peso dos filhos.
Cultura dos pais
Fatores culturais podem dificultar o reconhecimento dos pais de que o excesso de peso dos filhos seja um problema de saúde.
Na pesquisa, este foi o fator de maior peso na probabilidade de as crianças apresentarem excesso de peso.
O segundo fator foi o excesso de peso dos pais. A prevalência de excesso de peso entre os pais também foi alta (43,2%) sendo maior entre os familiares das crianças com excesso de peso, existindo uma associação positiva entre o excesso de peso dos pais e dos pré-escolares, ou seja, as chances de as crianças terem um ganho excessivo de peso são maiores quando os pais têm excesso de peso.
Alimentos que as crianças gostam
Quanto à aceitação de alimentos observou-se que, independentemente, do estado nutricional, sexo e idade, as crianças têm preferência por alimentos de alta densidade energética, ricos em gordura e/ou açúcares.
Os mais aceitos foram batata frita, pizza, chocolate, salgadinhos tipo chips, salsicha, biscoito recheado e refrigerante.
Entre os dez alimentos mais aceitos, somente três são saudáveis: frango, iogurte e melancia, sendo os demais considerados não saudáveis e constituídos de alimentos industrializados, ricos em densidade energética, gorduras, açúcares e/ou sal e escassos em micronutrientes e fibras.
Entre os menos aceitos pelas crianças destacam-se as hortaliças, entre elas o chuchu, sopa de legumes e purê de batatas.
Papel dos pais na alimentação
Em relação às atitudes e práticas de alimentação exercidas pelos pais observou-se uma relação com o estado nutricional dos pré-escolares, mas não com sexo ou idade.
Geralmente os pais se sentem responsáveis pela alimentação de seus filhos e monitoram a ingestão de alimentos não saudáveis. Já a preocupação com excesso de peso está relacionada ao estado nutricional da criança. A preocupação é maior nos pais das crianças com excesso de peso.
Pressionar a criança a comer é uma prática mais comum entre os pais das crianças mais magras. Foi observado que a probabilidade das crianças gostarem do alimento que são pressionadas a comer é menor quando comparadas com as demais.
Quanto às práticas de restrições de alimentos os dados não foram conclusivos, sendo necessários estudos complementares.
Fonte: Diário da Saúde
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Colégio O Saber está na Final do Campeonato de Futsal do SESI
A equipe masculina de futsal do Colégio O Saber está na grande final do campeonato do Sesi após vencer na semifinal o Colégio Djalma Lobo pelo placar de 5 a 4. O Saber venceu 6 jogos, empatou 1 e perdeu 1 nas fases anteriores. A final será realizada nesta sexta-feira, 06 de maio, às 19h40min contra o Colégio Neilde Pimentel. É a primeira vez que uma equipe do Colégio O Saber chega a final do campeonato de futsal.
Profº José Costa
Assinar:
Postagens (Atom)