domingo, 26 de abril de 2009

Herança maldita no esporte

Um fato inédito ocorreu nos XXIV Jogos da Primavera-Seletiva JEB’s 2007, nenhuma escola pública ganhou a medalha de ouro nos quatro esportes coletivos de quadra: basquete, futsal, handebol e voleibol, das 16 competições disputadas em ambos os sexos, nas categorias ‘A’ e ‘B’. Com este resultado, as 16 equipes que representarão Sergipe nos JEB’s na fase Nacional serão todas das escolas particulares, seis do Arqui, duas do Graccho, duas do Módulo, duas do Dinâmico, uma do Salesiano, uma do COC-São Paulo, uma do coesi e uma do Amadeus. Nos 23 Jogos anteriores sempre houve equipes campeãs das escolas públicas e também representando o Estado nos JEB’s. O governo atual e os professores de educação física não têm culpa por esta situação ridícula do esporte na escola pública, já que o problema foi iniciado nos governos anteriores, por ex-diretores do DEF-SEED incompetentes e sem compromisso com a escola pública cometendo vários equívocos e erros: acabaram com os Jogos Infantis em 1995, que era a base para as outras categorias; em 1996, acabaram os Jogos da Primavera e criaram os fadados Jogos das Escolas Públicas, ainda no mesmo ano, com a implantação da LDB, mudaram as regras da educação física e dos esportes nas escolas públicas como: aulas no mesmo turno de estudo, turmas mistas, diminuição de três para duas as aulas semanais com uma teórica, os professores passaram a dá mais aulas de educação física do que de esporte. Como exemplo, cito o Colégio Murilo Braga de Itabaiana, que dos 4 mil alunos matriculados nos três turnos, mais de 2 mil alunos praticavam esportes, hoje talvez não chegue a cem, imagino que esta situação seja a mesma nos Colégios Atheneu, Costa e Silva, Castelo Branco, Tobias Barreto e tantos outros. Em 2004 retornaram os Jogos da Primavera deixando de fora o basquete, excluindo centenas de alunos e professores da competição. Em 2005 aconteceu uma barbaridade, Sergipe não participou dos JEB’s em Brasília na categoria juvenil porque a SEED e alguns diretores das escolas particulares afirmaram que a viagem dos atletas por ônibus era perigosa, mas nos JEB’s de 2006 na mesma categoria e a viagem sendo também de ônibus, a delegação sergipana participou, que incoerência, os atletas em 2005 foram prejudicados por não participarem e o esporte foi desvalorizado. Outro absurdo aconteceu no ano passado com a viagem para os JEB’s em Poços de Caldas, de 12 a 14 anos, quando dezenas de alunos foram excluídos da competição e impedidos de viajar porque o Governo de Sergipe não viabilizou os 50% do transporte que era de sua responsabilidade, já que o COB mandou os seus 50%.

Se vinte ou trinta anos atrás houvesse a Seletiva para os JEB’s, com certeza a maioria das equipes que representariam o Estado seriam das escolas públicas, porque havia uma valorização do esporte; mas nos últimos anos a educação física passou a ser humanista em detrimento ao esporte, apesar das escolas públicas terem que competir com as particulares, que preparam seus atletas com melhores condições, investem em espaços físicos, materiais e professores e ainda dá bolsas aos atletas que se destacam nas escolas públicas.

A maioria das escolas públicas não tem quadra ou ginásio esportivo. É um absurdo. O governo constrói uma escola e não faz uma quadra para as aulas de educação física e esporte, apesar de que, nos últimos anos o Governo Federal ter mandado recursos para a construção de novas quadras e reformas das antigas. Enquanto isto, quase todas as escolas particulares tem quadra ou ginásio esportivo, piscinas e outros espaços para a prática do esporte.

Os Jogos da Primavera 2007 foram bastante organizados pelo DEF, mas as escolas públicas não tiveram condições de competir com as particulares, é verdade que o problema não é de agora, mas de uma década para cá; elas precisam de quadras, materiais esportivos, professores valorizados, planejamento, projetos e principalmente das correções dos erros, desmandos e irresponsabilidades da herança maldita de ex-diretores incompetentes que estiverem a frente do DEF e do esporte estudantil nos últimos anos.

Os alunos das escolas públicas devem ter as mesmas condições de treinamento das particulares nos esportes coletivos, porque se não tiverem, apenas participarão, sem chances de ser campeões e representar Sergipe nos JEB's; uma triste realidade.

Por José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário