quinta-feira, 13 de agosto de 2009

COMO SER CRIATIVO

COMO SER CRIATIVO

1. SAIBA QUE HÁ UM TESOURO EM SUA CABEÇA – uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas características do seu cérebro custaria mais do que 3 bilhões de dólares.

2. TODOS OS DIAS ESCREVA PELO MENOS UMA IDEIA sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar minha empresa; como eu posso ajudar o meu país.

3. ESCREVA SEUS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE VIDA – Agora, carregue esta relação no bolso, sempre.

4. FAÇA ANOTAÇÕES – Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na memória.

5. ARMAZENE IDEIAS – Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados com leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas, etc.

6. OBSERVE E ABSORVA – Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.

7. DESENVOLVA UMA FORTE CURIOSIDADE sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.

8. APRENDA A ESCUTAR E OUVIR, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.

9. DESCUBRA NOVAS FONTES DE IDEIAS. Utilize-se de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.

10. COMPREENDA PRIMEIRO. Depois julgue.

11. MANTENHA O SINAL VERDE de sua mente sempre ligado, sempre aberto.

12. PROCURE TER UMA ATITUDE POSITIVA E OTIMISTA. Isso ajuda você a realizar seus objetivos.

13. PENSE TODOS OS DIAS. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos todos os dias.

14. DESCUBRA O PROBLEMA. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não a deixe morrer.

15. CONSTRUA GRANDES IDEIAS a partir de pequenas idéias. Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E, finalmente, inverta as idéias que você tem.

16. EVITE COISAS QUE ENFRAQUEÇAM O CÉREBRO: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.

17. CRIE GRANDES METAS. Grandes objetivos.

18. APRENDA A FAZER PERGUNTAS que desenvolvam o seu cérebro: Quem, quando, onde, o quê, por que, qual, como.

19. COLOQUE AS IDEIAS EM AÇÃO. Lembre-se de que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada.

20. USE O SEU TEMPO OCIOSO COM SABEDORIA. Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções forma criadas no tempo ocioso dos seus criadores.

Fonte: DICAS TILIBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário