domingo, 31 de janeiro de 2010

Cuidados com a saúde bucal


Problemas mais comuns e como preveni-los

PLACA BACTERIANA
Diariamente, uma camada de bactérias circula na superfície dos seus dentes. Essas bactérias, em contato com os resíduos alimentares e a saliva, formam a placa bacteriana. Apesar de quase invisível, o acúmulo da placa é a causa da cárie, tártaro e doenças das gengivas.

GENGIVITE
O acúmulo da placa bacteriana também tem efeitos na gengiva, que se torna inflamada e, por vezes, apresenta sangramento. O sangramento gengival é um sinal de doença da gengiva. Essa doença é chamada gengivite. Sem tratamento, essa situação pode levar a uma forma mais grave do problema.

TÁRTARO
Se a placa bacteriana não for removida regularmente e eficazmente, poderá endurecer e formar o tártaro. Uma vez formado, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista.

CÁRIE DENTÁRIA
As bactérias presentes na placa bacteriana regularmente produzem ácidos, a partir da nossa alimentação, que podem atacar o esmalte dos dentes. Apesar de o esmalte ser a substância mais dura do nosso organismo, ele é dissolvido por esses ácidos. As lesões provocadas (cáries), se não forem tratadas, vão aumentando de tamanho, podendo levar a perda do dente.

MAU HÁLITO
Apesar de poder apresentar outras causas, o mau hálito é frequentemente provocado pelo acúmulo de placa bacteriana e/ou presença de doenças bucais. A remoção da placa bacteriana é fundamental para ter um hálito fresco, assim como para a manutenção de uma boa saúde bucal.

SENSIBILIDADE
Sensibilidade dental é a dor causada pela exposição da dentina em função de uma cárie, de uma fratura dental ou pela exposição da raiz, causada pela retração da gengiva. Como a raiz é coberta pelo esmalte, os milhares de pequenos canais no interior do dente ficam expostos, comunicando-se com o nervo. Assim, quando alimentos frios ou doces demais entram em contato com o nervo, este responde ao estímulo através da dor.

EROSÃO ÁCIDA
Erosão ácida é o desgaste precoce do esmalte dos dentes e é causada principalmente por alimentos e bebidas ácidas como vinagres, refrigerantes, sucos e frutas ácidas. Algumas das conseqüências da erosão ácida são o amarelamento dos dentes, bem como pequenas fissuras, alteração na forma dos dentes e sensibilidade.

PREVINA PROBLEMAS DENTAIS
Pratique boa higiene bucal usando o fio dental e escovando os dentes. Consulte seu dentista regularmente.

Fonte: Colgate

Nenhum comentário:

Postar um comentário