quinta-feira, 3 de junho de 2010

A Tradição do Lenço/Sudário


Porque Jesus dobrou o lenço/sudário?

João 20:7 relata que o lenço colocado sobre a face de Jesus não foi deixado de lado como os lençóis do túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço foi dobrado/enrolado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.
Bem cedo, pela manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu, encontrou Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara, e disse-lhes: 'Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde o levaram.'
Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou; parou e observou os lençóis lá deixados, mas não entrou. Então, Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis deixados lá e o lenço que cobrira a face de Jesus dobrado/enrolado e colocado ao lado.
Isto é importante? Definitivamente. Para entender a significância do lenço dobrado ou enrolado, é necessário conhecer um pouco a respeito da tradição hebraica da época.
O lenço dobrado ou enrolado tem relação com o Amo e o Servo; todo menino judeu conhecia a tradição.
Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria. A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperava fora da visão do Amo até o término da refeição. O Servo não se atrevia nunca a tocar na mesa antes que o Amo terminasse a refeição.
Se o Amo tivesse terminado a refeição ele se levantaria, limparia os dedos, a boca e a barba; embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: 'Eu terminei.'
Se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ou enrolado ao lado do prato, o Servo não ousaria tocar a mesa, pois, o lenço dobrado/enrolado significava: “Eu voltarei!”

Autor desconhecido

4 comentários:

  1. Gostei muito sesta singela demonstração de saber,pois aprendi mais um significado oculto mas que estava ali para nos vermos..
    obrigado
    Pr Moritz

    ResponderExcluir
  2. Interessante esta passagem, porque ninguem fixaria a mente neste ponto. Aliás, a Bíblia é mesmo um mistério que aos pucos Deus vai nos revelando!
    PP

    ResponderExcluir
  3. continue nos abençoando com estes temas Jesus os abençoe

    ResponderExcluir
  4. Muitos contestam esta tradição, pois dizem que não encontraram nas tradições hebraicas. Ela é verdadeira?

    ResponderExcluir