sábado, 24 de julho de 2010

Perigos da Automedicação


Perigos da automedicação: analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos
e fitoterápicos

Quem nunca foi à farmácia para resolver uma dor de cabeça indesejada ou se consultou com um parente para se livrar de um resfriado? Poucos dão atenção, mas a automedicação é grave e leva à morte em determinados casos. *Estatísticas apontam que os analgésicos e os anti-inflamatórios são os campeões em casos de reação alérgica (44%), seguidos pelos antibióticos (23%).

"O uso de um medicamento inadequado não envolve somente reações alérgicas, mas a substância pode interagir com outras medicações e gerar efeitos inesperados. Uma droga potencializa, anula ou altera a absorção de um segundo medicamento", destaca a alergologista Fátima Rodrigues Fernandes.

A automedicação ainda pode ocasionar resistência a medicamentos. E quando houver necessidade de administrá-los, eles não terão o efeito desejado. "Isso aconteceu com a gripe do tipo A, muitas pessoas tomaram antibióticos indicados para a infecção, sem saber ao certo se era um caso de gripe suína", lembra a especialista.

Imprevisíveis, as reações alérgicas se manifestam por meio de urticária, angioedema (lábios e olhos inchados), erupções na pele com coceira e descamação, asma, rinite, **edema de glote e até ***repercussão sistêmica, podendo ocorrer queda da pressão arterial, o que caracteriza o ****choque anafilático.

Saiba o que pode acontecer com o uso indiscriminado de medicamentos

Analgésicos e anti-inflamatórios: podem agravar problemas gástricos, são contraindicados para quem já teve úlcera. Além disso, têm ação anticoagulante e podem provocar hemorragias. Os anti-inflamatórios ainda prejudicam pacientes que têm problema cardíaco ou renal e agravam a hipertensão. No caso das crianças, eles são recomendados com cautela, pois estas reações podem ser ainda mais graves.

Antibióticos: quando não são indicados podem mascarar uma doença mais grave ou causar outros transtornos, como vômitos e diarreia. Sem contar que quando forem necessários em outro momento não surtirão o mesmo efeito, já que ocorre o fenômeno de tolerância ou aumento da resistência bacteriana. Um exemplo é o uso inadequado de antibiótico para uma doença viral como a mononucleose, comum em crianças, o que pode ocasionar o aparecimento de manchas vermelhas na pele, confundindo o diagnóstico com alergia ao remédio.

Fitoterápicos: o uso incorreto pode provocar alterações na pressão arterial, problemas no sistema nervoso central, fígado e rins, que geram internações hospitalares e levam à morte. Os fitoterápicos são medicamentos alopáticos, possuindo compostos químicos que interagem com outros medicamentos. Deve-se ter cuidado também ao associar medicamentos com plantas medicinais, o que pode promover a diminuição dos efeitos ou provocar reações indesejadas. Um exemplo é o uso de Ginco (Ginkgo biloba) juntamente com anticoagulantes, como warfarina ou ácido acetilsalisílico, podendo promover hemorragias.

*A pesquisa foi realizada no Hospital do Servidor Público Estadual, em 2006, com adultos e crianças, são pacientes que procuraram o serviço por queixa de reação à droga.
**Inchaço que ocorre na glote, na região da laringe, que provoca falta de ar, dificuldade na respiração que pode variar de leve à grave.
***São reações do organismo diante de alguma complicação que podem comprometer os rins, pulmão ou fígado, por exemplo.
****Chama-se choque anafilático porque a pessoa tem uma queda brusca na pressão arterial, se não houver intervenção há tempo, os órgãos ficam sem irrigação e entram em colapso.

Disponível em: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/automedicacao01.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário