domingo, 29 de agosto de 2010

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO



Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado neste domingo (29)

O Inca sugere que os fumantes escolham uma data para ser o primeiro dia sem cigarro
Para marcar este Dia nacional de Combate ao Fumo (29), o Inca (Instituto Nacional de Câncer) divulgará, na segunda-feira (30), o relatório final da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) em pessoas de 15 anos e mais. De acordo com o estudo, o total de fumantes no país corresponde a 17,2% da população nessa faixa etária.

O documento será entregue para o representante do Comitê Internacional da Gats (Global Adult Tobacco Survey), que envolveu mais 14 países: Bangladesh, China, Egito, Filipinas, Índia, México, Polônia, Rússia, Tailândia, Turquia, México, Ucrânia, Uruguai e Vietnã.

Os percentuais de fumantes foram maiores entre os homens (21,6%), entre as pessoas de 45 a 64 anos de idade (22,7%), entre os moradores da região Sul (19,0%), os que viviam na área rural (20,4%), os menos escolarizados (25,7% entre os sem instrução ou com menos de um ano de estudo) e os de menor renda (23,1%) entre os sem rendimento ou com menos de um quarto de salário mínimo).

A pesquisa, realizada através de parceria entre Ministério da Saúde com o IBGE, em 2008, e publicada em 2009, trouxe resultados referentes a diversos aspectos do tabagismo, como o uso dos produtos derivados do tabaco, as tentativas de cessação, a exposição à fumaça do tabaco, o acesso às campanhas de conscientização sobre os riscos do tabagismo e a percepção das pessoas sobre esses riscos.

Lei antifumo

Há exatamente um ano – em agosto de 2009 – era publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a Lei 5.517, proibindo o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno em recintos de uso coletivo. A lei entrou em vigor em novembro.

No Estado de São Paulo, onde a lei entrou em vigor em 7 de agosto, foram aplicadas 822 multas em 361 mil inspeções até o último 31 de julho. A adesão, segundo a Secretaria da Saúde, foi de 99,7%.

Quase todos os Estados brasileiros (com exceção de Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Sul) tomaram a mesma iniciativa. E atualmente tramita no Congresso o Projeto de Lei 315/08 para tornar o Brasil, como um todo, um país livre de tabaco. No Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo.

DICAS PARA LARGAR O FUMO

Uma informação que anima qualquer um a parar de fumar é saber quanto dinheiro é gasto com cigarro. Depois que você parar de fumar, utilize o dinheiro que economizou e compre um presente para você ou para quem você gosta.

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) recomenda que se escolha uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Hoje há diversas alternativas medicamentosas para ajudar na batalha contra o fumo, como explica a cardiologista Jaqueline Issa. Vença o preconceito e procure ajuda. E cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.

O Inca também indica alguns exercícios para aliviar a ansiedade de fumar: respire fundo pelo nariz e vá contando até 6. Depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões.

Outro exercício recomendado é alongar o corpo: estique os braços e as pernas até sentir os músculos relaxarem.

Nas horas em que a vontade de fumar apertar, procure desviar o pensamento para situações boas que você tenha vivido ou queira que aconteça. Tente fechar os olhos e lembrar de uma música que você goste e que lhe acalme.

Quando a vontade apertar, use estratégias como comer uma fruta, escovar os dentes, chupar gelo e beber água gelada. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico ou pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado - converse com um amigo, faça algo diferente, distraia sua atenção. Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.

Preencha seu tempo com algo que você realmente goste de fazer. Dance, pratique jardinagem, cozinhe pratos diferentes, vá ao cinema, ao teatro, aos museus, ouça música, namore, leia, bata papo com os amigos etc.

A atividade física ajuda a fazer o corpo liberar substâncias químicas que dão prazer, por isso é tão importante para "compensar" a falta da nicotina. Procure fazer caminhadas, de preferência em lugares agradáveis. Se não gosta de caminhar, procure algum exercício ou esporte que lhe agrade, como dança, futebol, corrida ou tênis. O importante é se movimentar.

Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso de até 2 kg. Mas mantenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc e evite alimentos gordurosos e doces. Utilize balas ou chicletes dietéticos. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. Evite tomar café e bebidas alcoólicas, que "atraem" o cigarro. Procure trocá-los por chá e coquetéis sem álcool (como de frutas e tomate).

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário