quinta-feira, 19 de agosto de 2010

VESTIBULAR DA UFS 2010


Inscrição para vestibular da UFS começou hoje

Campus de Lagarto se une aos demais no processo seletivo que terá 5.260 vagas em 102 opções de cursos.

Começa às 8h desta quinta-feira, 19, o período de inscrição para o vestibular 2011 da UFS. Como nas outras edições, as solicitações serão recebidas exclusivamente pelo site da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV). O prazo encerra-se às 18h de 15 de setembro. A UFS oferece 5.260 vagas em 102 opções de cursos. O vestibular unificado - campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto - ocorrerá de 5 a 8 de dezembro de 2010.

Para participar são necessários os números do RG e CPF. Preenche-se o formulário e imprime a Guia de Recolhimento da União (GRU) . O pagamento deve ser efetuado até 17 de setembro em qualquer agência do Banco do Brasil. O PSS Geral custa R$ 70 e o PSS 2ª e 3ª séries R$ 30.

Algumas novidades farão parte deste vestibular: extinção gradativa do Processo Seletivo Seriado (PSS), mudança no horário das provas e ampliação das vagas, com o primeiro vestibular do campus de Lagarto e criação do curso de bacharelado em Física com habilitação em Astronomia, no campus de São Cristóvão.

O fim gradativo do PSS se dará a partir da impossibilidade, neste vestibular, de inscrição dos alunos da 1ª série; o mesmo ocorrendo na seleção do ano seguinte com os alunos da 2ª série, até que, no vestibular de 2013, somente poderá participar aquele que estiver cursando a última série do ensino médio ou equivalente ou que já tenha concluído o ensino médio ou equivalente.

Atendendo a uma reivindicação encaminhada pela Câmara de Vereadores de Aracaju, o horário das provas foi alterado das 8h para as 9h. A medida visa facilitar o deslocamento em tempo hábil dos alunos do interior para a capital. O tempo de duração das provas, contudo, será mantido e finalizará às 13h, somando quatro horas no total. A aplicação da redação, no último dia de provas, terá as mesmas duas horas de duração e ocorrerá das 9h às 11h.

A ampliação de vagas também é novidade: 50 para o bacharelado em Física com habilitação em Astronomia e 300 para os cursos do campus de Lagarto (Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional), o que totalizará 5.260 vagas em 102 opções de cursos. Os cursos de Medicina e Odontologia aguardam aprovação do Conselho Nacional de Saúde para entrarem em funcionamento. A expectativa é que ainda em agosto haja uma resposta ao pleito da UFS. Caso sejam aprovados, a universidade fará uma adequação no processo seletivo ou fará uma seleção isolada.

Catálogo de cursos atualizado

Buscando dar um suporte ao candidato na escolha do curso, a UFS atualizou o seu catálogo de cursos contendo informações como duração, objetivo, turno ofertado, número de vagas e características da profissão.

“O catálogo possibilita uma orientação atualizada, trazendo ao candidato uma escolha mais acertada, diminuindo a evasão da universidade”, afirma o Pró-Reitor de Graduação da UFS Sandro Holanda.

Nessa edição, foram incluídos os resumos das atividades dos cursos de Design (com
habilitação em Design Gráfico), Ecologia, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária, Engenharia de Petróleo e Engenharia Agrícola, que foram implantados na UFS em 2010.

Há também o resumo do curso de bacharelado em Física com habilitação em Astronomia, e a sinopse do curso de Terapia Ocupacional (campus de Lagarto), que serão implantados em 2011.

Veja abaixo todos os detalhes do edital do vestibular 2011:

- Confirmação da inscrição

A partir do 5° dia útil após o pagamento da inscrição e até 30 de setembro deve-se verificar a confirmação da inscrição no site da CCV.

- Cartão de identificação

O cartão de identificação ficará disponível de 11 a 22 de outubro. É necessário imprimi-lo em duas vias. O cartão dará conhecimento e acesso ao local de realização das provas. Deve-se colar fotos iguais (papel fotográfico), tamanho 3x4, recente e em condições de identificar o candidato, preferencialmente com data do ano de 2009 ou 2010. Uma das vias será retida pelo fiscal de sala no primeiro dia de prova.

- Isenção

Os isentos do pagamento da taxa de inscrição devem acessar o site da CCV até 15 de setembro para preencher o
formulário e imprimir a GRU onde constará a sua situação.

- Vagas de deficientes

O candidato que optar por concorrer às vagas reservadas aos deficientes, bem como aqueles que não optarem e necessitem de condições especiais para a realização das provas, devem comparecer à CCV das 8h às 11h e das 14h às 17h até 15 de setembro para esclarecer e comprovar suas necessidades. A CCV fica no campus de São Cristóvão.

- Prova de conhecimentos específicos

Os candidatos do curso de Música farão uma prova de conhecimentos específicos como condição prévia para participar do vestibular. A prova teórica/prática ocorrerá em 24 de outubro, e a prática em 25, 26 e 27 do mesmo mês.

Àqueles que não conseguirem o número mínimo de acertos disputarão uma vaga de acordo com a sua reopção de curso.

Os cursos de Teatro e Dança aboliram a prova de conhecimentos específicos.

- Cotas

Colocado em prática pela segunda vez, o sistema de cotas reserva 50% das vagas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% reservam-se a estudantes que se auto-declaram pardos, índios ou afro-descendentes. Cada curso de graduação oferta, ainda, uma vaga para candidatos portadores de necessidades educacionais especiais.

O candidato ao efetivar sua inscrição será inserido nos grupos A, B e C, a depender da sua opção pelo sistema de cotas ou não. Esses grupos não são mutuamente excludentes.

- Grupo A - todos os candidatos, qualquer que seja a procedência escolar ou grupo étnico racial;
- Grupo B - candidatos da escola pública de qualquer grupo étnico racial; e
- Grupo C - candidatos da escola pública que se auto-declarem pardos, negros ou indígenas.

Ascom
comunica@ufs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário