domingo, 26 de dezembro de 2010

Dicas de como usar corretamente os medicamentos


Uso correto de medicamentos

Cada tipo de remédio exige cuidados específicos no manuseio e manutenção. Confira abaixo dicas que podem potencializar a ação dos medicamentos.

Para gotas oftálmicas (colírios):
• Para evitar a contaminação do colírio, não deixe que a ponta do aplicador encoste em qualquer superfície (incluindo o olho). Depois do uso feche o frasco adequadamente.
• Primeiramente, lave suas mãos. Incline a cabeça para trás e com o dedo indicador puxe a pálpebra inferior para formar uma bolsa. Pingue o colírio e feche os olhos delicadamente. Não pisque. Mantenha seus olhos fechados por 1 a 2 minutos.
• Caso seja necessário aplicar mais de um tipo de colírio no mesmo olho aguarde pelo menos 10 minutos entre a aplicação de cada um deles.

Para pomadas oftálmicas:
• Para evitar a contaminação da pomada oftálmica, não deixe que a ponta do aplicador toque nenhuma superfície (incluindo o olho). Após usar, limpe a ponta do tubo da pomada com um tecido limpo e feche o tubo fechado adequadamente.
• Primeiramente, lave suas mãos. Puxe a pálpebra inferior do olho para formar uma bolsa para receber a pomada. Pressione levemente uma faixa fina da pomada na bolsa,de um canto a outro do olho. Uma faixa de 1 centímetro geralmente é suficiente, a menos que tenha sido orientado o uso de outra maneira. Feche delicadamente seus olhos e mantenha-os fechados por 1 a 2 minutos.

Para medicamentos que devem ser aplicados dentro do nariz (inalados):
• As orientações para este tipo de medicamentos são muito específicas, variando de medicamento para medicamento, portanto,leia atentamente as instruções de uso antes de utilizar o medicamento.

Para gotas nasais:
• Assoe seu nariz delicadamente. Incline sua cabeça para trás na posição sentada, de pé ou deitada. Pingue as gotas na quantidade indicada em cada narina e mantenha sua cabeça inclinada para trás por alguns minutos para permitir que o medicamento se espalhe por todo o nariz e seja absorvido.
• Lave o conta-gotas com água quente e o seque com um pano limpo. Recoloque a tampa no seu devido lugar logo após o uso. Para evitar a propagação da infecção, não utilize o mesmo frasco para mais de uma pessoa.

Para spray nasal :
• Assoe seu nariz delicadamente. Com sua cabeça reta, aplique o medicamento em cada narina. Aspire vigorosamente enquanto aperta o frasco de forma rápida e firme.
• Lave a ponta do frasco do pulverizador com água quente, tomando cuidado para não puxar água para dentro do frasco e seque com um pano limpo. Recoloque a tampa no seu devido lugar logo após a limpeza. Para evitar a propagação da infecção, não utilize o mesmo frasco para mais de uma pessoa.

Para medicamentos de uso oral:
• Na maioria das vezes é indicado que você ingira medicamentos de uso oral com um copo cheio de água. Contudo, siga as orientações do seu médico ou farmacêutico para o seu caso específico. Alguns medicamentos devem ser ingeridos com alimentos, enquanto outros devem ser ingeridos com o estômago vazio para não influenciar na absorção.
• Se você estiver utilizando medicamentos na forma líquida, meça corretamente cada dose usando o recipiente dosador específico contido na embalagem ou outro dosador que meça corretamente.
• Os medicamentos orais são produzidos em formas de apresentação diferentes, como comprimidos, cápsulas e líquidos. Se você tem dificuldade na ingestão da forma que foi prescrita, verifique com seu médico a possibilidade de uma substituição para uma forma de apresentação que você possa ingerir mais facilmente.

Para gotas otológicas (do ouvido):
• Para evitar a contaminação do medicamento, não encoste a ponta do aplicador em nenhuma superfície, incluindo o ouvido.
• Como aplicar: Deite ou incline a cabeça para o lado de forma que o ouvido que necessita tratamento fique para cima. Para adultos, puxe delicadamente o lóbulo da orelha para cima e para trás (puxe para baixo e para trás para crianças). Pingue o medicamento no canal do ouvido. Permaneça com o ouvido para cima por aproximadamente 5 minutos para que o medicamento penetre até o fundo do canal do ouvido (para crianças e outros pacientes impossibilitados de permanecerem nesta posição por cinco minutos, tente manter o ouvido para cima por pelo menos 1 ou 2 minutos).
• Não lave o conta-gotas após o uso. Limpe a ponta do conta-gotas com um pano limpo e feche a embalagem corretamente.

Para supositórios:
• Primeiramente, lave suas mãos. Remova a embalagem e umedeça o supositório com água. Deite de lado. Introduza o supositório no ânus com seu dedo. Se o supositório for muito mole,antes de remover a embalagem,deixe-o na geladeira por 30 minutos ou molhe-o com água gelada.

Para o creme ou pomada retal (para o ânus)
• Limpe e seque a área anal. Aplique uma pequena quantidade de creme ou pomada e esfregue delicadamente.
• Se seu médico recomendar que você aplique o medicamento no reto: Primeiramente, una a ponta plástica do aplicador no tubo aberto. Introduza a ponta do aplicador no reto e esprema delicadamente o tubo para liberar o creme. Remova a ponta do aplicador do tubo e o lave com água quente e sabão. Recoloque a tampa no tubo.

Para medicamentos vaginais:
• Primeiramente, lave suas mãos. Use o aplicador especial. Siga todas as instruções fornecidas pelo fabricante para preencher o aplicador.Se você estiver grávida, informe seu médico.
• Deite de costas, com seus joelhos para cima. Usando o aplicador, aplique o medicamento na vagina o mais profundo possível, mas sem usar força ou causar desconforto. Libere o medicamento empurrando o êmbolo (tubo interno do aplicador). Espere alguns minutos antes de se levantar.

Para adesivos transdérmicos: Ex.: hormônios
• Aplique o adesivo sobre uma área da pele limpa e seca, com poucos ou livre de pelos, cicatrizes, cortes ou irritação.
• Aplique cada adesivo a uma área diferente da pele para prevenir a irritação do local ou outros problemas.
• Não corte ou apare o adesivo para ajustar a dosagem. Informe seu médico caso você sinta que seu medicamento não está tendo o efeito esperado.

Fonte: Artigo Original – General Information about the use of medicines Mayoclinic.com/invoke.cfm?id
(Traduzido e adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário