quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Exercício físico é fator determinante de prevenção da pressão arterial


Doença, que atinge 23,3% da população, pode ser controlada por meio de atividades como caminhada, musculação e treinos aeróbicos

A hipertensão arterial sistêmica (HAS), caracterizada por níveis excessivamente altos da pressão nas artérias, é um tipo de manifestação orgânica que tem crescido vertiginosamente nas últimas décadas. Ela já representa um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade, atingindo 23,3% dos brasileiros, principalmente adultos acima de 35 anos. A elevação da pressão arterial representa um fator de risco linear e contínuo para doenças cardiovasculares, uma vez que sua complicação decorre em doenças cerebrovasculares (AVC), encefálicas, arteriais coronarianas, insuficiências cardíacas, insuficiências renais crônicas e vasculares de extremidades.

Caracterizada, ao mesmo tempo, como uma doença e um fator de risco, a HAS é desconhecida pela metade de seus portadores, o que, em muitos casos, dificulta ou retarda o tratamento. Dados publicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam a existência de evidências, a médio e longo prazo, de que os exercícios aeróbicos auxiliam na redução dos níveis de pressão sistólica (de 140 mm Hg ou mais) e diastólica (90 mm Hg ou mais).

Conforme explica a educadora física Cristina Calegaro, quanto menor a capacidade cardiovascular de um indivíduo, maior o risco de morte. Assim, a pessoa hipertensa, ao mantem hábitos saudáveis, como caminhadas e exercícios de predominância aeróbica, pode diminuir esse risco.

“Por meio do exercício físico orientado pelo profissional de educação física, pode haver baixa na pressão arterial sistólica e diastólica, fazendo com que a probabilidade de derrame e doenças arteriais coronarianas diminua 14% e 9%, respectivamente”, completa.

Segundo a educadora física, além dos treinos aeróbicos e das caminhadas, os indivíduos hipertensos que apresentam grande força física podem ter resultados ainda maiores com a prática de atividades regulares, conciliando-as com sessões de musculação, e reduzindo em 48% as chances de doenças arteriais.

A prática de atividade física para pacientes hipertensos como prevenção e tratamento produz efeitos que podem reduzir e, em alguns casos, extinguir o uso de medicamentos para o controle da pressão arterial. Vale a pena ressaltar que para a adoção de tais exercícios deve-se integrar as áreas de saúde, como nutrição, educação física, medicina e fisioterapia, tendo, dessa maneira, o sucesso absoluto do tratamento.

Fonte: Medicando

Nenhum comentário:

Postar um comentário