terça-feira, 27 de setembro de 2011

Profissões mais e menos estressantes de 2011


Mesmo se você tiver a sorte de ter um bom emprego, as responsabilidades extras e a incerteza sobre o futuro podem se tornar o pedágio para sua saúde e bem-estar.

De fato, 70% dos funcionários dizem que o trabalho é a principal causa do seu estresse, e quase metade (49%) atribue o estresse à preocupação com a estabilidade no emprego, segundo uma pesquisa recente da Associação Americana de Psicologia. Muitos funcionários também dizem que estão descontentes com o pouco que suas organizações fazem para ajudá-los a encontrar um equilíbrio.

Pilotos de linha aérea comercial lideram, novamente, o posto de estresse, segundo pesquisa realizada pela CareerCast. Os últimos resultados encontraram algumas profissões que enfrentam turbulências ainda maiores do que as habituais. Fotojornalistas (n°4) e âncoras (n°5) subiram as posições devido às recentes manifestações civis e protestos, principalmente, na África e no Oriente Médio.

PROFISSÕES MAIS ESTRESSANTES DE 2011

1. Piloto de linha aérea comercial
A pressão é grande para esses pilotos que não só precisam garantir a segurança dos passageiros, como também manter o cronograma, mesmo em condições meteorológicas adversas.

2. Diretor de Relações Públicas
Este campo altamente competitivo com prazos apertados mantém o estresse em altos níveis, segundo os especialistas.

3. Executivo Corporativo (Sênior)
Executivos seniores deverão ter profundo conhecimento em muitos campos diferentes de uma vez. Eles enfrentam uma pressão para fazer companhia a nível de decisões que podem ter efeitos de longo alcance para os empregados.

4. Fotojornalista
Estão muitas vezes na linha de frente de situações perigosas. Perigo no campo, prazos e falhas tecnológicas são fatores por seus empregos serem considerados estressantes.

5. Âncoras
Nestas 24 horas de ciclo de notícias, o nível de estresse pode ser intenso. É um campo altamente competitivo para passar a notícia antes dos concorrentes.
O trabalho exige um alto nível de criatividade, atenção aos detalhes e motivação, o tempo todo com prazos rigorosos. Nesta indústria predatória, a concorrência é feroz levando ao estresse emocional e mental. As horas irregulares podem ser cansativas também.

7. Arquiteto
Lidam, muitas vezes, com o estresse e a pressão de terminar o trabalho com prazos apertados.

8. Corretor de ações
Seus níveis de estresse podem fluir com os altos e baixos do mercado.

9. Técnicos de Emergência Médica
São os primeiros a responder a situações de emergência onde a assistência médica é necessária. São muitas vezes a salvação para pacientes entre o local do acidente e o hospital.

10. Corretor de imovéis
São os intermediários entre compradores e vendedores de imóveis. Trabalham longas horas irregulares, incluindo fins de semana, gastando muito do seu tempo mostrando as propriedades para os clientes. O campo é altamente competitivo, o que pode causar altos níveis de estresse.
Para viver a vida tranquilamente, o campo da saúde, por exemplo, é um ótimo lugar, acredita? Mais da metade dos 10 empregos menos estressantes do relatório Jobs Rated de 2011 é para profissionais de saúde. Boa notícia, também, desde que a área continua forte, com excelentes perspectivas de emprego.

PROFISSÕES MENOS ESTRESSANTES DE 2011

1. Audiologista
O trabalho não é normalmente estressante, mas requer uma grande atenção e concentração.

2. Nutricionista
Trabalham com uma programação padrão durante a semana, embora alguns fins de semana trabalhem também.

3. Engenheiro de Software
Com a demanda por aplicações web e o desenvolvimento da computação em nuvem, as oportunidades para engenheiros de software são abundantes.

4. Programador
A opção de trabalhar em qualquer lugar do mundo é aberta. Isso pode ser ótimo para o desenvolvimento, mas também ruim, porque significa que muitos postos de trabalho locais podem ser transferidos para outros países com salários mais baixos.

5. Dentista
Dentistas que auxiliam nos aspectos diagnósticos e terapêuticos da prática odontológica. Por causa da crescente população ea demanda por serviços odontológicos, as perspectivas de emprego para dentistas responsáveis pela higienização dos dentes são muito bons.

6. Fonoaudiólogo
A maioria dos fonoaudiólogos trabalha em escolas ou em hospitais. Com os avanços da medicina e o envelhecimento da geração X, a necessidade de fonoaudiólogos deverá aumentar assim como as oportunidades de emprego.

7. Filósofo
Muitos filósofos trabalham no campo acadêmico, em faculdades e universidades. Isso permite que desfrutem de horários flexíveis e da oportunidade de realizar pesquisas e um ambiente intelectualmente estimulante onde estão cercados por outras pessoas que gostam de filosofia. Além disso, após serem professores seus empregos se mantêm estáveis.

8. Matemático
Do meio académico para o governo, as posições para os matemáticos estão em alta demanda, mas a competição é dura para postos-chave.

9. Terapeuta Ocupacional
Terapeutas Ocupacionais ajudam a desenvolver programas individualizados de atividade para pessoas deficientes, a fim de ajudá-los a adquirir autoconfiança. Demanda por terapeutas ocupacionais é impulsionada em grande parte pela crescente população que envelhece.

10. Quiropraxistas
Quiropraxistas têm horários que podem variar dependendo das necessidades de seus clientes. A demanda por tratamento quiroprático é alta como mais pessoas tendem a trabalhar na frente do computador por longos períodos.

A pesquisa e classificação foram realizadas pela CareerCast, empresa que oferece oportunidades de emprego para americanos e canadenses.

Fonte: www.blogdasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário