domingo, 4 de dezembro de 2011

O esporte e a educação física do Colégio O Saber


Faz dois anos que trabalho no Colégio O Saber, no primeiro ano acontecia uma aula teórica e outra prática, em que implantei os esportes coletivos como conteúdo das aulas de educação física. As aulas teóricas abrangiam a história, regras e fundamentos técnicos dos esportes coletivos. Também ensinei Xadrez e Dama para aprimorar o raciocínio lógico dos alunos.

Como o esporte perdeu espaço na vida dos jovens para o bate-papo na internet, shopping, videogames, shows e baladas, o Colégio O Saber, percebendo este problema, vem valorizando o esporte através das aulas de educação física a cada ano, oferecendo meios aos alunos de adquirir não apenas saúde, desenvolvimento físico e intelectual, mas também a aquisição de valores que serão úteis na própria escola e em toda a vida.

Em 2011, a direção do Colégio percebendo o interesse dos alunos pelas aulas de educação física no ano anterior, resolveu aumentar para duas as aulas práticas e com isto os resultados apareceram nas competições que o colégio participou este ano.

No 1º semestre, o Colégio O Saber sagrou-se Campeão Mirim Masculino de Futsal de Itabaiana. O Saber foi campeão após jogar 10 jogos, vencendo 8, perdendo 1 e empatando outro. O campeonato foi disputado por 16 equipes das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. O evento foi disputado no período de 18 de abril a 06 de maio e foi promovido pelo SESI. A equipe de Campeões do Colégio O Saber é formada por: Alexandre, Antonio Vinícius, Caio, Elenilson, Gabriel, Ítalo, Júlio César, Mesquita, Raphael, Válber e Vinícius Eraldo. O atleta Válber (Robinho) do Colégio O Saber foi o artilheiro da competição com 17 gols.

No período de 03 a 06 de novembro, o Colégio O Saber disputou a 2ª edição dos Jogos das Escolas Particulares de Itabaiana e, com uma excelente participação, ganhou 13 medalhas, 4 troféus de campeão e 7 de vice-campeão, ficando em 3º lugar no número de troféus ganhos entre as escolas participantes, com os seguintes resultados:

Campeão de handebol na categoria Infantil feminino
Campeão de handebol na categoria A feminino
Campeão de queimado na categoria infantil feminino
Campeão de queimado na categoria A feminino
Vice-campeão de basquete na categoria B masculino
Vice-campeão de futsal feminino na categoria A feminino
Vice-campeão de handebol na categoria infantil de handebol
Vice-campeão de handebol na categoria A masculino
Vice-campeão de voleibol na categoria infantil feminino
Vice-campeão de voleibol na categoria A feminino
Vice-campeão de voleibol na categoria infantil masculino
3º lugar de futsal na categoria A masculino
3º lugar de xadrez na categoria A masculino

No Torneio de Futsal do Esporte Cidadania promovido pelo SESI e Rede Globo, o Colégio O Saber sagrou-se Campeão invicto, ao vencer os quatro jogos disputados. O torneio foi disputado por 12 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Itabaiana. A equipe campeã do Colégio O Saber é formada por: Elenilson, Gabriel, Ítalo, Júlio, Mesquita, Rodrigo, Válber e Vinícius.

Os Jogos Internos é um dos eventos grandiosos que o colégio realiza com seus alunos, enaltecendo a importância da educação física e do esporte no processo educacional. São disputados jogos de basquete, futsal, handebol, queimado, voleibol e competições de estafetas em 4 categorias, envolvendo os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

O Colégio O Saber entendendo que o esporte não é despesa e sim investimento, em que o retorno é certo, começou a construir a quadra esportiva ao lado da escola, onde proporcionará aos alunos em 2012, aulas de educação física e esporte com melhor qualidade.

Com a implantação da quadra, espero que o esporte do Colégio O Saber consiga melhores resultados nas competições que serão disputadas e continue contribuindo na formação integral dos alunos, pois a minha maior satisfação nas aulas de educação física é conseguir criar o gosto dos alunos para a prática esportiva, e graças a Deus, tenho atingido este objetivo.

José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário