segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Transforme-se em uma motorista nota 10


É possível e fácil se tornar uma condutora segura e experiente. Veja como:

Prática, prática, prática

O melhor conselho para ser uma excelente motorista é simplesmente... passar muito tempo atrás do volante. “Para dirigir bem é necessário praticar. Quanto mais você faz, melhor você fica”, ensina a psicóloga Cecilia Bellina, de São Paulo, especializada em resolver o problema de pessoas que têm fobia de dirigir.

Outro diferencial de quem quer ser boa motorista é escolher a autoescola com bastante dedicação, sem ser guiada pelo preço ou pela distância de casa. “Não se tira Carteira Nacional de Habilitação da mesma forma que se adquire carteira de identidade", diz a psicóloga. Quanto mais tempo e atenção a pessoa investir nas aulas e quanto melhores elas forem, mais confiante ela vai ficar.”

Veja as dicas para se tornar uma excelente motorista.

Direção defensiva

A chave mais importante para alcançar o posto de motorista nota 10 é apostar na direção defensiva. Isso significa ter atenção aos riscos em potencial e tomar decisões rápidas quando eles se tornam realidade. A maioria dos acidentes não acontece por acaso. Por isso, se o motorista estiver sempre atento a seus atos e ao que acontece ao seu redor, eles são evitáveis.

As principais recomendações são sempre respeitar as sinalizações, indicar claramente aos outros motoristas, por meio das setas, o que você vai fazer, dar passagem aos carros em alta velocidade (mesmo quando o outro motorista estiver errado) e não se distrair com música alta, conversa e celular. Além disso, o Detran sugere vários itens importantes para estar sempre segura atrás do volante:

Posição correta para dirigir

A sua posição correta ao dirigir evita desgaste físico e contribui para evitar situações de perigo. Siga as orientações:

■ Dirija com os braços e pernas ligeiramente dobrados, evitando tensões.
■ Apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco, o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus.
■ Ajuste o encosto de cabeça de acordo com a altura dos ocupantes do veículo, de preferência na altura dos olhos.
■ Segure o volante com as duas mãos, como os ponteiros do relógio na posição de 9 horas e 15 minutos. Assim você enxerga melhor o painel, acessa melhor os comandos do veículo e, não impede o funcionamento do air bag.
■ Procure manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículo e evite apoiar os pés nos pedais, quando não os estiver usando.
■ Utilize calçados que fiquem bem fixos aos seus pés para que você possa acionar os pedais rapidamente e com segurança.
■ Coloque o cinto de segurança, de maneira que ele se ajuste firmemente ao seu corpo. A faixa inferior deve passar pela região do abdome e a faixa transversal passar sobre o peito e não sobre o pescoço.
■ Fique em posição que permita enxergar bem as informações do painel e verifique sempre o funcionamento de sistemas importantes como, por exemplo, a temperatura do motor.

Espelho retrovisores

Todos os espelhos retrovisores devem estar limpos e com a visão desimpedida. Por isso, evite colocar bagagens e objetos que impeçam a visão total dos espelhos. Para chegar na posição perfeita dos retrovisores, faça um teste: sentada no banco do motorista, você deve enxergar sem dificuldade e sem sair muito de sua posição correta o limite traseiro de seu veículo. Dessa forma, você limita os pontos cegos. De qualquer maneira, certifique-se checando outros pontos de visão e também os ruídos, de onde estão os outros carros antes de começar a fazer uma manobra.

Concentração total

Muitas vezes, quanto mais experiente o motorista mais propenso ele está a tomar decisões automáticas na hora de dirigir. Por isso, para todos os condutores, a concentração é provavelmente o item mais importante na manutenção da segurança atrás do volante. Antes de pegar o carro, não consuma bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos que possa modificar seu comportamento, evite dirigir sob impacto de discussões ou emoções fortes, quando estiver muito cansada e quanto tiver consumido alimentos pesados, que podem causar sonolência. Outros fatores de risco são usar o celular, mesmo no viva-voz, assistir televisão, ouvir música em volume alto, transportar animais soltos e objetos que possam se deslocar.
Sua concentração deve estar focada na via a sua frente e nas informações do painel, nos retrovisores, nos outros veículos e nos pedrestes.

Manutenção preventiva do veículo.

O carro se desgasta com o uso e o tempo e isso pode causar diversos tipo de problema. Para afastá-los, crie o hábito de revisar todos os componentes do veículo periodicamente. Respeite prazos e as orientações do manual do proprietário e procure profissionais habilitados para fazer as revisões.

Esses são os itens que devem ser observados periodicamente por profissionais ou pelo próprio proprietário:

■ Combustível: o nível indicado no painel deve ser suficiente para chegar ao destino.
■ Nível de óleo de freio, do motor e de direção hidráulica: observe os respectivos reservatórios, conforme manual do proprietário.
■ Nível de óleo do sistema de transmissão (câmbio): para veículos de transmissão automática, veja o nível do reservatório. Nos demais veículos, procure vazamentos sob o veículo.
■ Água do radiador: nos veículos refrigerados a água, veja o nível do reservatório de água.
■ Água do sistema limpador de pára-brisa: verifique o reservatório de água.
■ Palhetas do limpador de pára-brisa: troque, se estiverem ressecadas.
■ Desembaçador dianteiro e traseiro (se existirem): verifique se estão funcionando corretamente.
■ Funcionamento dos faróis: verifique visualmente se todos estão acendendo (luzes baixa e alta).
■ Regulagem dos faróis: faça através de profissionais habilitados.
■ Lanternas dianteiras e traseiras, luzes indicativas de direção, luz de freio e luz de ré: inspeção visual.
Outros itens muito importantes
■ Pneus - É preciso observa a calibragem, o desgaste, as deformações e as dimensões irregulares, além do balanceamento e do alinhamento das rodas.
■ Cintos de segurança - Precisam estar sempre em boas condições e todos os passageiros devem usá-los, inclusive os dos bancos traseiros. Cheque periodicamente todos os cintos a procura de cortes e dobras e confira se o travamento está funcionando.
■ Suspensão e amortecedores - São responsáveis pela estabilidade do veículo, evitando capotamento e perda do controle do carro.
■ Direção - Cheque por folgas na direção, que podem fazer o motorista perder o controle do automóvel.
■ Iluminação - Confira faróis, lanternas, luzes de freio e pisca-piscas. O funcionamento desses itens é fundamental para que você possa ser visto e ver o que acontece ao redor.
■ Freios - Um profissional deve observar o nível de fluído e se existem vazamentos (é só checar o chão da garagem), o disco e a pastilha e as lonas.

Fonte: Revista Claúdia – por Camila Neves - Foto: Thinkstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário