domingo, 8 de janeiro de 2012

As tendências do fitness em 2012


Alongue-se, escolha uma música e se prepare para acompanhar as batidas. Zumba (atividade que mistura ritmos latino-americanos como salsa e samba) e outros exercícios de dança estão entre as 20 maiores tendências do fitness previstas para 2012. Não gosta de dançar? Tudo bem, a lista tem opções para praticamente todas as preferências e partes do corpo.

Essas tendências foram relacionadas através de uma pesquisa feita anualmente pelo American College of Sports Medicine. Foram classificados 20 termos que pesquisadores acreditam que serão as modas da atividade física neste novo ano.

“A pesquisa tenta mostrar uma distinção entre modismos e tendências, e é uma boa representação do que está ocorrendo na indústria de saúde e do fitness em todo o mundo”, disse Walter Thompson, que liderou o estudo.

De acordo com os pesquisadores, a lista serve para educar os consumidores e fazer com que eles se questionem sobre as academias e clubes de saúde que frequentam. Afinal, será que as academias buscam seguir a moda ou fornecer as atividades mais saudáveis?

O badalado Zumba, por exemplo, oferece aulas em mais de 110 mil lugares, por mais de 250 países. “Acho que as pessoas estão esperando para ver se somos uma moda passageira, mas os números estão crescendo e o Zumba está se tornando mais popular. Agora, as pessoas percebem que estamos aqui para ficar”, disse Alberto Perlman, cofundador do Zumba.

A popularidade do Zumba tem subido ao longo dos anos, e os exercícios de dança foram uma das maiores surpresas na lista de 2012. “Zumba é libertador e mágico, e uma das principais maneiras pelo qual ele tem se expandido é através do boca a boca”, disse Perlman.

Zumba está em nono na lista deste ano. Thompson está curioso para ver se a atividade vai seguir a curto prazo o caminho do Pilates, que foi classificado no top 10 durante três anos consecutivos, começando em 2008, mas caindo em 2011.

Algumas tendências sempre aparecem e são esperadas todos os anos na lista, como profissionais de fitness educados, certificados e experientes, e o treinamento de força e programas de fitness para pessoas mais velhas. Os profissionais do fitness estão no primeiro lugar da lista – e garantiram essa posição também nos últimos cinco anos.

É esperado que a demanda por profissionais do fitness (personal trainers) cresça ao longo dos próximos cinco anos. Estatísticas dos EUA indicam que os postos de trabalho no ramo das atividades físicas devem aumentar muito mais rapidamente do que a média para todas as ocupações até 2018.

Outra tendência que sempre aparece está em terceiro lugar na lista: programas de fitness para adultos mais velhos. As pessoas que estão envelhecendo querem cada vez mais se manter jovens e saudáveis, com visitas frequentes a academia.

Confira abaixo o top 10 das tendências do fitness para 2012. Você certamente ouvirá esses termos nas academias e matérias sobre saúde neste ano:

1. Profissionais de fitness certificados, educados e experientes
2. Treinamento de força – musculação
3. Programas de fitness voltado para pessoas mais velhas
4. Exercício e perda de peso
5. Crianças e obesidade
6. Treinadores pessoais (personal training)
7. Exercícios abdominais
8. Personal training em grupos
9. Zumba e outros exercícios de dança
10. Treinamento funcional[CNN]

Fonte: http://hypescience.com/as-tendencias-do-fitness-em-2012/ - Por Stephanie D’Ornelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário