terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Saiba escolher a melhor carreira para você!


Você acha dificílimo descobrir qual é a carreira que mais tem a ver com seus talentos e sonhos? Sente um frio na barriga só de ouvir falar em vestibular? A Atrevida te ajuda nessa tarefa! Siga nossas dicas e arrase!

Talvez você esteja chegando agora ao terceiro colegial e o papo do vestibular já começou a rolar, com todos os familiares te enchendo de perguntas. Ou talvez você já tenha tentado no ano passado, mas vai passar por tudo isso de novo esse ano. Não importa. Agora é a hora de decidir o seu futuro. E com as dicas da Atrê, temos certeza que você vai ARRASAR!

1. Autoconhecimento
Antes de pesquisar sobre as carreiras e as faculdades que existem por aí, pesquise a si mesmo. É fundamental você saber quais são os seus valores, interesses e habilidades. Assim você procura uma profissão compatível com o seu perfil.
Um erro comum é escolher uma profissão que você acha interessante e tentar se ajustar a ela. Aí não rola! Portanto, esteja muito ciente de qual é a sua personalidade e quais são os seus talentos naturais, que ajuda muito na hora de decidir por uma carreira.

2. Amor pela profissão é mais importante que valor do salário
É claro que é importante levar em conta as ofertas de emprego na área, salários e até a opinião dos seus pais sobre a melhor profissão para você. Mas não deixe que um fator pede mais que o outro. Junte o máximo de informação possível e tire suas conclusões. "Quem contrói carreiras por amor e veem um sentido maior na sua profissão é mais bem-sucedido", diz o psicólogo Leo Fraiman.

3. Conheça a realidade da profissão
Uma dica muito boa para quem ainda está em dúvida é conversar com quem já é da área, ou até mesmo passar um dia junto com um profissional, se possível. Converse com seus pais ou amigos deles, primos mais velhos e tios que podem te dar essa forcinha.

4. Escolha uma boa instituição
Procure informações sobre as avaliações das universidades feitas pelo MEC. Se possível, também visite as faculdades que a interesse e converse com alunos de lá. Observe a infraestrutura, o tamanho das salas, as cantinas, veja a grade curricular e quais são os professores. Se você gostar da maiorias das matérias do curso, é sucesso!

Fonte: http://atrevida.uol.com.br/arrasa/na-escola/saiba-escolher-a-melhor-carreira-para-voce/3630 - por Thais Aux Reportagem: Rita Trevisan e Giovana Pessoa Adaptação para a web: Thais Aux - Foto: SXU

Nenhum comentário:

Postar um comentário