quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Veja o que checar na revisão do carro antes da viagem


A revisão do carro é uma tarefa que precisa fazer parte da programação das famílias que costumam usar seus próprios veículos nas viagens de férias. Checar o nível de óleo, água, fluído dos freios e da direção hidráulica, calibrar pneus, trocar lâmpadas, verificar o estado das palhetas do para-brisa e se há água em seu reservatório são tarefas que podem ser feitas pelo próprio motorista, dependendo de seu grau de conhecimento. Outros itens, como o desgaste dos freios, precisam de verificação profissional.

O condutor também precisa prestar atenção a alguns detalhes fáceis de serem esquecidos, como se certificar de que as ferramentas para a troca de pneus e o triângulo de sinalização estão no veículo, olhar a validade do extintor de incêndios e fazer a calibragem e verificação do estepe. "Em muitos casos a pessoa só sente falta do estepe no momento do uso. Hoje em dia, infelizmente, é comum termos o estepe furtado em estacionamentos e na rua, onde deixamos o veículo parado", comenta André Trinca, executivo responsável pela área de frotas da locadora de veículos Movida Rent a Car.

André ressalta que a ausência do estepe ou problemas gerados por ele estar em más condições agravam os imprevistos durante uma viagem. Os outros três problemas mais comuns são lâmpadas queimadas, veículo com falta de água no radiador e pastilhas de freio gastas.

Laur Diuri, diretor de sinistros da Allianz Seguros, explica que se o motorista faz as manutenções periódicas de acordo com as instruções do fabricante do automóvel, e se o prazo de validade da última revisão na concessionária autorizada ainda não está próximo de vencer, os cuidados acima bastam para garantir uma viagem mais segura.

Sobre o óleo, Laur aconselha que o motorista verifique se o prazo para troca não vai vencer no meio da viagem. "O indicado neste caso é trocar o óleo antes de sair para a viagem e aproveitar para trocar o filtro de óleo do motor", afirma o diretor de sinistros. Ele orienta os motoristas a esperar ao menos 10 minutos após desligar o carro para verificar o nível do óleo quando estiver fazendo a revisão.

Fonte: http://bbel.uol.com.br/variedades/post/veja-o-que-checar-na-revisao-do-carro-antes-da-viagem/page2.aspx - Por Samanta Dias - Equipe BBel

Nenhum comentário:

Postar um comentário