quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Quais foram as perguntas de vestibular mais polêmicas?

ENSINO A DISTÂNCIA
Instituição: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 2011.
Uma questão considerava correta a afirmação de que o escritor Samuel Smiles, nascido e criado na Escócia, deu aula ao autor Graciliano Ramos, natural do interior de Alagoas. Graciliano nasceu 12 anos antes da morte de Samuel, que nunca foi professor primário aqui, no Brasil.
Repercussão: Professores de cursinhos, indignados, reclamaram muito. Porém a facul não aceitou o pedido de anulação.

ZOEIRA PODE?
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998
O exame trazia uma charge com o então presidente, Fernando Henrique Cardoso, que promoveu a privatização da mineradora Vale. No desenho, FHC dizia à esposa que merecia desconto no Imposto de Renda por ter “doado” a Vale.
Repercussão: Jornais e revistas acusaram a UFRGS de fazer propaganda ideológica de mau gosto. O alarde não adiantou e a questão continuou válida.

QUESTÃO ELEITORAL
Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), 2011
A prova reproduzia um anúncio que divulgava as qualidades do governo estadual da Bahia e pedia ao aluno para analisar o duplo sentido em uma frase da propaganda – os dois sentidos, é claro, eram favoráveis ao governador.
Repercussão: O caso gerou manchetes como “governo faz propaganda em vestibular”. O Ministério Público questionou a empresa responsável pela prova, mas a questão ficou assim mesmo.

O POLÍGONO IMPOSSÍVEL
Instituição: Universidade de São Paulo, 2011
Na prova de matemática, uma pergunta sobre um polígono deixou o vestibulando fazendo cálculos que não chegavam a lugar algum. A soma dos ângulos proposta era impossível de acontecer na figura descrita no enunciado.
Repercussão: Cinco dias depois de muito barulho na imprensa e nas redes sociais, a universidade anulou a questão.

TRAPALHADAS DO ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio também já deu o que falar
- Em 2009, a prova foi roubada na gráüca e teve que ser adiada e refeita. O preju foi de R$ 45 milhões.
- No ano seguinte, uma questão dizia que a abertura dos portos no Brasil aconteceu em 1810. Detalhe: a informação correta era o título do livro relacionado à pergunta, 1808.
- Em 2011, alunos de uma escola cearense tiveram acesso a 14 perguntas uma semana antes do teste. As questões foram anuladas apenas para eles.

FONTES: Jornal Estado de Minas; revista Exame; sites iG e G1; http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-perguntas-de-vestibular-mais-polemicas - por Rodrigo Ortega

Nenhum comentário:

Postar um comentário