sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dicas para aprender dançar

Sem dúvida, dançar é a atividade para manter a forma mais divertida que existe.

Sem contar, que dançar faz muito bem à saúde, reduzindo os riscos de problemas cardíacos e respiratórios, além de melhorar o humor.

Algumas das vantagens da dança são: a melhora na tonificação muscular, aumento da flexibilidade, melhora na coordenação motora e postura, dançar estimula a memória e a disciplina, combate o cansaço, o estresse e a depressão.

Se você pretende aprender a dançar de verdade, e está pensando em se matricular numa escola de dança, confira as seguintes dicas e evite que esta divertida atividade, venha a se torná em um problema no futuro.

10 dicas para aprender dançar de verdade

1. Seja exigente na escolha de seus professores
Informe-se sobre o profissional que você está escolhendo. Analise seu currículo, compare vídeos, propostas de aulas e tente conversar com seus alunos e ex- alunos. Não se escolhe um professor pelo preço da aula ou localização da escola, mas sim, pela capacidade dele em ser um verdadeiro professor.

2. Não falte
Faltas quebram o ritmo de aprendizado e a continuidade das aulas. Não adianta ter um bom professor e uma boa escola se você não vai as aulas. Lembre-se de escolher um horário de aula que se encaixe com sua rotina diária.

3. Aproveite as aulas ao máximo
Não adianta fazer duas aulas ou mais por semana se você não as aproveita corretamente. Melhor fazer menos e bem feito, do que várias que só servem como distração. Preste atenção em tudo o que o professor fala e não perca um centímetro dos seus movimentos. Se possível, anote as dicas ou grave as aulas em máquinas digitais.

4. No inicio, evite ter mais de um um professor
Para um aluno iniciante é importante ter apenas um professor, para se aprofundar em um estilo. Já que você escolheu um professor de confiança, que vai sempre trabalhar pela sua evolução, então confie nele.

5. Estude em casa
Arrume um tempo para estudar diariamente em casa. Aqueça, alongue, treine os exercícios que você aprendeu na última aula e dance um pouco, improvise, para ir perdendo a vergonha e treinando a memorização.

6. Faça bons Workshops
Como saber se os workshop são bons? Pesquise da mesma forma que você pesquisou para escolher seu professor. Dê preferencias aos cursos que abordem temas que você tenha dificuldades.

7. Dance muito
Dance sempre que puder. Em casa, em festas ou mostras de dança… Enfim, sempre que aparecer uma oportunidade! Dançar é a melhor maneira de treinar dança! Não deixe a vergonha vencer você! Só não saia por aí bancando o profissional antes do tempo.

8. Leia muito
Ler é muito importante. Leia livros sobre dança em geral, tente não limitar-se ao ritmo que esteja estudando. Leia também, livros que abram a sua mente e te façam pensar sobre os fundamentos da dança.

9. Faça amizade com pessoas que dançam
Conhecer pessoas que compartilham da sua paixão é muito importante. Entre em comunidades, redes sociais, grupos e salas de discussões sobre dança. Isso vai estimular seu raciocínio e te ensinar a ter idéias próprias.

10. Assista shows de dança
Mais uma vez, repito, não se limite ao ritmo que está estudando, assista de tudo. Amplie seus horizontes e abra sua mente.
Texto adaptado de artigo originalmente publicado em http://dancadoventre.art.br por Luana Mello, podendo ser encontrado em Central da dança do Ventre.

Fonte: http://www.dicasde.net/dicas-de-saude/dicas-para-aprender-dancar#more-186

Nenhum comentário:

Postar um comentário