sexta-feira, 22 de março de 2013

Os efeitos do cigarro no cérebro


Pesquisa britânica revela que fumar afeta o aprendizado, a memória e o raciocínio lógico

A lista de prejuízos provocados pelo tabagismo parece não ter fim - e cientistas da Universidade King’s College de Londres, na Inglaterra, descobriram mais um. Eles submeteram quase 9 mil pessoas a testes de memorização, que foram repetidos depois de quatro e oito anos. E os fumantes levaram a pior. De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque o cigarro danifica as partes do cérebro ligadas à cognição e aumenta o risco de derrame e infarto, associado a esse declínio. "Essa relação já foi comprovada por outros estudos e acontece de maneira lenta e em parte controlável, se o tabagismo for interrompido", reforça o neurologista Paulo Bertolucci, chefe do Setor de Neurologia do Comportamento da Universidade Federal de São Paulo.

O fumo tranquiliza?

Artigos recentes mostraram que, ao contrário do que se pensa, o efeito do vício é o oposto. Isso porque a nicotina é rapidamente excretada pelo organismo, fazendo com que a pessoa se sinta muito tensa e ansiosa até acender o cigarro seguinte.

Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0360/medicina/efeitos-cigarro-cerebro-731914.shtml - por Thais Szegö | ilustração Daniel Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário