sexta-feira, 1 de março de 2013

Que profissão você pretende seguir? Conheça 25 carreiras e escolha


Arquitetura - É comum pensarmos que para ser um arquiteto é preciso desenhar bem. Isso não deixa de ser verdade, mas não se trata de qualquer desenho. O arquiteto é o profissional que projeta e acompanha a execução de um plano de ocupação de espaços internos ou urbanos. Toda edificação é - ou deveria ser - fruto de um projeto arquitetônico, que visa garantir o sucesso da concepção estética e de funcionalidade da obra. Dentro da arquitetura, há ainda o urbanismo, que visa o planejamento da ocupação das cidades.

Administração - O administrador é o profissional responsável por planejar, ordenar, dirigir, coordenar e controlar as atividades e recursos materiais e humanos de uma organização profissional. O bacharel em administração de empresas se habilita a atuar como líder nos níveis estratégico, tático e operacional em áreas como marketing, finanças, recursos humanos e logística. Ele pode ser empresário, executivo em organizações agrícolas, industriais, comerciais, de serviços ou sem fins lucrativos; consultor de empresas,pesquisador ou professor universitário, e ainda atuar no setor público.

Agronomia - O engenheiro agrônomo é o profissional que atua na pesquisa e na aplicação de técnicas para aumentar a produtividade da produção de alimentos, fibras e insumos naturais para outros fins e bioenergia. O agrônomo precisa zelar pelo uso racional de recursos naturais (solo, água e biodiversidade) e a produção sustentável, considerando aspectos econômicos, ambientais e sociais. O profissional trabalha nos setores público e privado, nas áreas de assistência técnica, pesquisa, ensino, administração, fiscalização, relações institucionais e internacionais etc.  

Biologia - O bacharel em ciências biológicas pode atuar em instituições de pesquisa públicas e privadas, como jardins botânicos, museus de zoologia e herbários, zoológicos, reservas e parques ecológicos. Tem também a opção de exercer suas atividades na iniciativa privada, integrando ou coordenando laboratórios ligados às áreas de biotecnologia, biologia molecular, saúde e controle de qualidade.

Ciências da computação - Os profissionais da área de tecnologia da informação são cada vez mais requisitados para atuar no estudo, desenvolvimento e suporte de sistemas de computação em seus diversos níveis. O campo de atuação de um profissional de computação é extremamente amplo, abrangendo empresas públicas e privadas de diversos setores, que utilizem sistemas digitais em seus processos.

Ciências sociais - O cientista social é o profissional que estuda as relações sociais do passado e do presente, levando em conta diferenças entre diferentes povos e grupos de um mesmo povo ao longo da história. O curso de graduação é dividido em três campos de conhecimento: sociologia, antropologia e ciência política. O profissional está habilitado a atuar como pesquisador de fenômenos sociais, antropológicos e políticos em universidades, institutos de pesquisa, empresas e órgãos públicos, além de poder dar aulas nos ensinos médio e superior.

Direito - O bacharel do curso de ciências jurídicas pode exercer as carreiras de advogado, juiz, promotor de Justiça, procurador e delegado, carreira diplomática, docente e política e trabalhar na administração pública. Para advogar, contudo, o estudante deve ser aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Economia - Entre as atividades de um economista estão o planejamento, a projeção e a análise do comportamento de pessoas, instituições e governos diante dos fenômenos econômicos. O profissional da economia elabora estudos sobre os cenários financeiros e mercadológicos para auxiliar no planejamento das ações de instituições públicas e privadas. Um economista pode atuar em bancos e outras instituições financeiras, empresas e órgãos governamentais.

Educação física - O bacharel em educação física estuda os diferentes aspectos da atividade física e do movimento humano. O profissional planeja, desenvolve e administra programas de atividade física para pessoas de diferentes faixas etárias, de acordo com seus objetivos e biotipos, sempre visando o bem estar e a saúde. Pode atuar como professor em escolas de nível fundamental, médio e superior, e também trabalhar com atividades físicas na área de esporte profissional e amador, em academias, clubes etc.

Enfermagem - Esse profissional da área da saúde tem como atividade básica atuar no cuidado a pessoas e grupos para a promoção e manutenção da saúde. É papel do enfermeiro contribuir para a prevenção e tratamento de doenças e enfermidades.

Engenharia civil - O engenheiro civil é o profissional responsável pelo planejamento técnico e execução de projetos de infraestrutura. Ele projeta e acompanha a execução de cada etapa de uma obra, desde a construção de casas e edifícios, até estradas, pontes, barragens, fábricas, usinas etc.

Engenharia elétrica - É o ramo da engenharia que trata do estudo e da aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo. O campo é subdividido em várias áreas, como engenharia eletrônica, engenharia eletrotécnica, telecomunicações e automação industrial. O profissional atua no desenvolvimento e manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos, utilizados desde a transmissão de energia de usinas hidrelétricas até a fabricação de componentes para aparelhos eletrônicos.

Engenharia mecânica - O profissional dessa área está capacitado para trabalhar em projetos, na fabricação de produtos e na manutenção e assistência técnica. Ele pode atuar em setores industriais com ênfase na mecânica, como montadoras de automóveis, indústrias de construção de máquinas e equipamentos, indústria petroquímica, aeronáutica, naval e de informática.

Física - Envolve o estudo da mecânica quântica, e das físicas estatística, nuclear, médica, da matéria condensada, de partículas, de plasmas, do meio ambiente, além da biofísica, da ótica e da fotônica. O profissional é altamente capacitado, com visão abrangente dos problemas científicos e técnicos atuais.

Geografia - O geógrafo ocupa-se com o planejamento territorial, ambiental e regional, podendo ainda contribuir para a área de cartografia, assessorar órgãos públicos no traçado de limites e orientar projetos de empreendimentos turísticos e de desenvolvimento territorial.

Geologia - O geólogo estuda o planeta Terra, seus materiais e os processos que o afetam. Pode trabalhar com a finalidade de descobrir e desenvolver recursos minerais, hídricos e energéticos, prevenir e remediar desastres naturais, monitorar agentes poluidores e recuperar áreas degradadas. É muito requisitado em empresas que trabalham com extração de petróleo e minérios.

História - O historiador pode realizar pesquisas históricas em museus, arquivos e em diferentes instituições públicas e empresas privadas. O curso também prepara profissionais para o exercício do magistério na área de história nos ensinos fundamental, médio e superior. No Brasil, recentemente, o historiador começou a atender uma demanda que é bastante significativa em outros países: a de assessoria e consultoria a empresas privadas, meios de comunicação e órgãos públicos diversos.

Jornalismo - Esse profissional pode trabalhar em mídias impressas e digitais, como repórter, redator, editor, correspondente e ainda apresentador. Cabe a ele cobrir os mais variados setores, como política, economia, educação e cultura, informando e atuando como um formador de opinião pública. O jornalista pode ainda trabalhar como assessor de imprensa e trabalhar com a comunicação de instituições públicas, empresas privadas e pessoas.

Letras - O graduado no curso, além de poder dar aulas de língua e de literatura, pode atuar na produção de textos, na crítica literária, tradução e demais profissões que exigem conhecimento de línguas, prática com textos e conhecimento de culturas estrangeiras.

Matemática - O profissional desse curso pode se tornar professor de educação básica ou prosseguir na carreira acadêmica, visando à pesquisa na área ou a docência no ensino superior. Pode atuar também em outras áreas, como informática, economia e engenharia.

Medicina - O médico deve diagnosticar os principais problemas de saúde, tanto no indivíduo quanto nas comunidades, promover a saúde e executar ações de prevenção às doenças, além de reconhecer e prestar atendimento inicial em todas as emergências médicas e situações de risco de morte
Medicina veterinária - O veterinário pode atuar na identificação e prevenção das doenças dos animais, no controle da qualidade sanitária dos produtos de origem animal, além de tratar do manejo dos animais de produção, habitação, alimentação, reprodução, melhoramento genético e gestão do agronegócio.

Fonte: Catálogo USP e as Profissões 

7 comentários:

  1. faltou a minha ://
    Engenharia de telecomunicações

    ResponderExcluir
  2. farmacêutico é uma boa profissão ?

    ResponderExcluir
  3. farmacêutico é uma boa profissão ?

    ResponderExcluir
  4. farmacêutico é uma boa profissão ?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Na área de desenvolvimento de jogos há mais de 40 profissões.
    http://gurigraphics.blogspot.com.br/2015/05/40-profissoes-na-area-de-jogos.html

    ResponderExcluir