domingo, 14 de abril de 2013

10 cofres muito bem guardados


Onde você guardaria um item secreto muito valioso? Embaixo do colchão? No banco? Algumas pessoas, igrejas e organizações foram um pouco mais além e criaram cofres tão protegidos quanto qualquer base militar. Confira abaixo dez cofres muito bem guardados:

10. Segredos mórmons
O ladrão mais habilidoso não tentaria roubar os bens da Igreja Mórmon. O cofre mórmon fica na Cordilhera Wasatch, nos Estados Unidos, a mais de 180 metros do chão, em cima de uma gigantesca rocha de quartzo.
A fortaleza foi construída para resistir a uma explosão nuclear e tem portas de aço que não podem ser destruídas nem com os maiores impactos. Existem alguns escritórios administrativos dentro do complexo, mas ele não é aberto ao público nem a membros da igreja.
Mas afinal, o que eles estão guardando de tão importante? Supostamente são registros genealógicos e outros documentos da igreja. Mas será que uma caverna preparada para o apocalipse realmente só guarda papeis? Nem todo mundo acredita nisso.
Existem teorias de que o cofre contem documentos históricos que denunciam a igreja e até mesmo provariam que a religião foi “fabricada”. Os líderes mórmon descartam essas teorias e dizem que o local é usado para restauração dos documentos da igreja e posterior digitalização.

9. Pionen
A empresa Pionen utiliza uma antiga fortaleza nuclear de White Mountain, em Escotolmo (Suécia), para proteger as informações de quem aluga espaço no local para guardar segredos valiosos.
O forte hospeda informações do polêmico Wikileaks – e nem o governo norte-americano conseguiu acesso aos dados.
Esse centro de dados tem uma porta de 40 centímetros de espessura que só é acessível por um túnel, e é capaz de resistir a uma bomba e hidrogênio. Se você olhar fotos de Pionen, certamente vai achar que se trata de uma cena de um filme de espionagem.

8. Cofre do JP Morgan
O cofre do Tio Patinhas existe na vida real. Ele pertence a instituição bancária norte-americana JPMorgan Chase & Co. Cinco andares abaixo do nível da rua em Manhattan, Nova York (EUA), a caixa-forte tem o comprimento de um campo de futebol, e é considerado o maior cofre com ouro do mundo.
Como qualquer cofre de segurança máxima, este é capaz de sobreviver a uma explosão nuclear.
Esse banco embaixo do chão é próximo de outro grande cofre, o Federal Reserve Bank. Algumas pessoas acreditam que essa proximidade é mais do que mero acaso. Teorias conspiratórias dizem que os dois bancos estão conectados por um túnel subterrâneo, e que de alguma forma o governo, em parceria com JM Morgan, manipulam a economia dos Estados Unidos.
Outra organização financeira próxima é o Banco da Inglaterra. Coincidentemente (ou não), um dos ponto do metrô conecta as duas fortalezas de dinheiro.

7. Arquivos secretos do Vaticano
Não tem como falar sobre cofres e documentos secretos sem citar o Vaticano. Não faltam teorias da conspiração em torno da Igreja Católica. O escritor Dan Brown fez carreira só escrevendo sobre essas coisas.
A igreja tem um cofre labiríntico com séculos de idade, protegido 24 horas pela Pontifícia Guarda Suíça. Acredita-se que existam mais de 50 quilômetros de prateleiras forradas com documentos que datam desde o século VIII. As autoridades católicas afirmam que não há nada de secreto nos documentos, entretanto o público geral não pode ter acesso ao local.
Para homenagear o 400º aniversário do gigantesco arquivo (e tentar acabar com as suspeitas), em 2002, a igreja colocou centenas de documentos em exibição nos Museus Capitolinos. Algumas das peças mais notáveis em exibição foram documentos do tribunal do julgamento dos Templários, papeis sobre o julgamento de Galileu por suas “heresias”, e o pedido de anulação pelo rei Henrique VIII.
Mesmo com essa tentativa de abertura, críticos afirmam que o conteúdo ainda não é acessível o suficiente. Apenas alguns clérigos e acadêmicos podem visitar o interior das instalações, e não podem ver os itens sem aprovação prévia.
E é por isso que céticos continuam acreditando em diversas teorias conspiratórias. Alguns acreditam que o cofre esconde evangelhos que contradizem a Bíblia, e até mesmo esconde a mais antiga coleção conhecia de pornografia. Há até uma lenda que diz que os cofres do Vaticano guardam livros perdidos da Bíblia que afirmam que a religião Mórmon é a verdadeira.

6. O segredo do frango do KFC
Nem ouro de milionários, nem documentos de igrejas. O que a rede de fast-food KFC guarda a sete chaves é a receita secreta de seu conhecido frango frito. As 11 ervas e especiarias que dão o toque especial nos lanches são secretas.
Em 2009, a receita foi colocada em um cofre na sede do KFC, em Kentucky (EUA). Durante os cinco meses em que o cofre estava sendo construído, a receita foi mantida em um local não revelado, e seu transporte lembrou um filme de agentes secretos.
O cofre é protegido por câmeras, sensores de movimento e guardas, que cuidam da receita 24 horas por dia. Caso eles tenham falta de eletricidade, existe um gerador de reserva.
E não adianta pedir a receita para o atendente que te serviu, ou ao cara do drive thru. Nem mesmo o presidente do KFC tem acesso a receita. Apenas dois executivos da empresa tem permissão para abrir o cofre, e ninguém sabe quem eles são. São eles que entram em contato com os fornecedores dos alimentos, escolhendo os ingredientes que vão parar nas filiais da rede.
Ok, sabemos que parte desse alvoroço em torno da receita é apenas para publicidade. Mas o KFC realmente não está de brincadeira sobre manter a receita em segredo. Em 2001, eles processaram um casal que alegou ter encontrado a receita original em uma das antigas casas do criador da empresa.

5. Igreja da Cientologia
A Igreja da Cientologia também tem um cofre com informações misteriosas que dificilmente iremos descobrir. O cofre é um complexo subterrâneo em um deserto do Novo México (EUA), e pode resistir a uma bomba de hidrogênio. Dentro da caverna, existem caixas de titânio que contém chapas de aço e discos de ouro com inscrições sobre os ensinamentos fundamentais da Cientologia. Tudo é protegido por três portas de aço inoxidável com 2.250 quilos. Além disso, a fortaleza é guardada por guardas armados e câmeras de segurança.
Algumas pessoas dizem que os símbolos servem para se comunicar com extraterrestres, e ex-membros da igreja confirmaram as especulações, explicando que as marcas devem ajudar futuros cientologistas de outros planetas que visitem a Terra.
Outros afirmam que os símbolos representam um ponto de retorno para o fundador da igreja, L. Ron Hubbard. Cientologistas acreditam que ele terá que encontrar seu caminho de volta para a igreja depois que ele reencarnar.

4. Sementes valiosas
O Silo Global de Sementes da Esvalbarda (Svalbard Global Seed Vault) é o maior cofre de sementes do mundo. Ele armazena uma grande variedade de sementes, para garantir que a diversidade seja preservada e que as pessoas tenham uma fonte de alimento em caso de catástrofes.
Esse silo fica no remoto arquipélago de Esvalbarda, a pouco mais de mil quilômetros do sul do pólo norte. O cofre isolado situa-se dentro de uma mina de cobre, e é defendido com portas à prova de explosões, tem sensores de movimentos, câmeras e aço com um metro de espessura reforçando o concreto. O clima único do local deve manter as sementes a salvo de qualquer desastre por séculos.
Um dos financiadores mais conhecidos do projeto é Bill Gates. Gigantes por trás do empreendimento lançam dúvidas sobre os reais motivos do depósito de sementes. Há suspeitas de que, dentro das portas secretas, cientistas estão tentando criar algum tipo de ser humano superior geneticamente ou um plano de controle global.

3. Iron Mountain
O Iron Mountain, em Germantown, Nova York (EUA), armazena documentos e registros de clientes de todo o mundo, incluindo Bill Gates (o que será que ele está escondendo?). A instalação subterrânea usa uma mina abandonada e é o maior cofre subterrâneo do mundo.
A empresa de segurança foi fundada em 1950, em meio a paranoia gerada pela Guerra Fria. Lá, os documentos estão protegidos até de ataques nucleares. Ninguém pode passar pela porta de entrada, a não ser com autorização especial.

2. Cofres dos bancos suíços
Suíça e cofres secretos são quase sinônimos. Bancos de todo o país oferecem anonimato total aos seus clientes de todo o mundo – incluindo corruptos, mafiosos, ditadores e fraudadores econômicos. Os cofres bancários são altamente vigiados, e a própria lei suíça é extremamente rigorosa quanto violações de sigilo bancário. Quem cometer esse delito pode ser preso ou receber uma multa milionária.
Em muitos casos, os clientes têm tanto medo de serem identificados que pedem para os banqueiros suíços nunca entrarem em contato com eles. Curiosamente, isso resultou em bilhões esquecidos nos cofres, quando os proprietários morrem.

1. Antwerp Diamond
O Antwerp Diamond é bem conhecido por duas razões: é o cofre de diamantes mais protegido do mundo, e mesmo assim foi vítima de um roubo em 2003.
Quando o cofre foi construído, 1.500 donos e vendedores de diamantes guardaram suas pedras preciosas lá – o que significou 70% dos diamantes do mundo. Para manter as pedras em segurança, o cofre é protegido com detectores de calor, radar, sensores sísmicos, campos magnéticos e um código com mais de 100 milhões de combinações, que fica desligado por horas se for inserido um código errado duas vezes. Além disso, a porta é feito com três toneladas de aço, que só poderia ser violada após 12 horas de perfuração.
Mesmo com a segurança extrema, um grupo de ladrões italianos conhecidos como “The School of Turin” (A Escola de Turim), entrou e roubou US$100 milhões (cerca de R$200 milhões) em diamantes e outros tesouros.
Os funcionários de segurança só descobriram a invasão na manhã seguinte. Desde então, o Antwerp Diamond aumentou ainda mais sua segurança. Afinal, o incidente de 2003 mostrou que até o cofre mais sofisticado não é páreo para uma mente criminosa brilhante. [Listverse]

Um comentário: