quinta-feira, 8 de agosto de 2013

7 doenças que atingem mais as mulheres que os homens

Lúpus, depressão, doença celíaca, esclerose múltipla e outras doenças acometem mais a parcela feminina da população que a masculina

Existem alguns problemas de saúde que atingem muito mais facilmente as mulheres do que os homens. No topo da lista estão as doenças autoimunes, que ocorrem quando o sistema imunológico do corpo ataca a si mesmo. Veja algumas doenças – autoimunes ou não – que afetam mais as mulheres:

Esclerose Múltipla
É uma doença do sistema nervoso central. Os primeiros sintomas, como dormência a paralisia muscular ou perda de visão, aparecem entre 20 e 40 anos. Há tratamentos para ajudar a diminuir os sintomas, mas ainda não há cura.

Lúpus
Ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca equivocadamente tecidos saudáveis, causando dano da pele, articulações e vários órgãos. Os sintomas variam, mas os mais comuns são cansaço extremo, dores de cabeça, inchaço nos pés, mãos e olhos, e perda de cabelo. Não se sabe a causa da doença.

Síndrome da Fadiga Crônica
A doença é definida como devastadora e complexa. Tarefas básicas como se vestir ou tomar banho deixam a pessoa sobrecarregada. Há também outros sintomas como dor muscular, perda de memória e insônia.

Depressão
É duas vezes mais comum em mulheres do que homens, embora não se saiba a razão. Pode ser algo ligado às questões biológicas, como menstruação, parto e menopausa, que causam flutuações hormonais.

Doença Celíaca
O problema acontece quando há uma reação imunológica negativa ao comer glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Além de problemas gastrointestinais, como perda de peso, inchaço, dor de estômago e diarréia, pode afetar também a capacidade reprodutiva.

Síndrome do Intestino Irritável
Uma doença comum, que afeta o intestino grosso, provocando cólicas, dor, inchaço, diarréia e prisão de ventre de forma consistente por pelo menos três meses. As causas são desconhecidas. Os sintomas são mais fortes no período menstrual.

Doenças Sexualmente Transmissíveis
Podem acontecer mais nas mulheres porque o revestimento da vagina é mais delicado que o do pênis, o que torna mais fácil a entrada de bactérias e vírus.

Um comentário: