sexta-feira, 13 de setembro de 2013

10 dicas para acabar de vez com espinhas

Uma das dicas é nunca espremer as espinhas mesmo que elas te incomodem. Conheça mais alguns truques simples para prevenir e cuidar da acne

Problemas com espinhas são muito comuns. De acordo com a dermatologista Helena Zantut, a acne é uma inflamação das glândulas sebáceas e o problema não tem apenas uma causa: o aparecimento de espinhas pode estar relacionado à alimentação, ao estresse, à predisposição genética, questões hormonais, entre outros fatores.

A acne pode aparecer em diferentes graus e surge em pessoas de todas as idades, mas é mais frequente em jovens e adolescentes. Isto porque as glândulas hormonais em desenvolvimento aumentam a oleosidade da pele. Mesmo que não seja grave, o problema pode ser muito incomodo, principalmente pela questão estética, podendo deixar marcas permanentes na pele.

Apesar de parecer simples e muito comum, o problema com espinhas requer alguns cuidados especiais. A dermatologista Helena Zantut reforça que a melhor forma de tratar a acne é com o acompanhamento de um dermatologista, que pode indicar o tratamento ideal para cada caso. Mas existem muitas maneiras caseiras de combatê-la e desfrutar de uma pele mais saudável. Confira abaixo 10 dicas eficientes para acabar de vez com as espinhas!

1. Não esprema!
Você já deve estar cansada de saber: nunca, jamais esprema suas espinhas. Além de correr o risco de deixar cicatrizes permanentes da pele, você pode piorar o quadro da acne e causar uma inflamação mais séria. Por isso, a melhor opção é usar produtos secativos, que ajudam a diminuir a inflamação e a dor, além de acelerar o processo de cicatrização.

2. Cuide da alimentação
Uma alimentação saudável pode ser uma ótima aliada para evitar o aparecimento de espinhas. Para garantir uma pele saudável, aumente o consumo de verduras de cor verde-escura. Ricos em vitamina A, o brócolis, a couve, a rúcula e o espinafre ajudam a reduzir a produção da oleosidade. A hidratação também é fundamental para o equilíbrio do metabolismo e ajuda a diminuir processos inflamatórios como o da acne. Por isso, beba bastante água, sucos e chás. E, por último, evite comidas gordurosas, que podem piorar o processo de inflamação.

3. Mantenha a pele limpa
Nunca se esqueça de remover a maquiagem. Assim, você evita que os produtos se acumulem nos poros, o que pode levar à formação da acne. Lembre-se de lavar o rosto com um sabonete próprio para sua pele. Vale consultar um dermatologista para saber qual é o produto indicado e quantas vezes deve utilizá-lo durante o dia.

4. Esfolie o rosto
Fazer uma esfoliação na pele do rosto uma vez por semana pode ajudá-la a evitar espinhas. O atrito com as partículas dos produtos esfoliantes ajuda a retirar a sujeira que nem sempre sai com o sabonete. Além disso, a esfoliação remove as células mortas, tornando a pele mais lisa e macia.

5. Mantenha-se calma
O estresse e a angústia refletem diretamente na pele, e podem ser uma das causas do aparecimento de espinhas. Isto porque a tensão faz com que os músculos por baixo da pele se contraiam, fechando os poros. Como as glândulas sebáceas continuam gerando oleosidade, a gordura se acumula e obstrui os poros. Por isso, procure manter os ânimos sempre controlados. Sua pele agradece!

6. Limpeza de pele
limpeza de pele faz uma verdadeira faxina no rosto e ajuda a remover as impurezas, e por isso evita o aparecimento de novas espinhas. Mas tome cuidado com o procedimento: a frequência do tratamento depende de cada tipo de pele. Consulte seu médico para saber como deve ser a sua.

7. Roupas de cama sempre limpas
Os resíduos acumulados na fronha podem contribuir para o aparecimento da acne. Por isso, procure trocá-la duas vezes por semana. Assim, você deixa de expor a sua pele ao suor ou oleosidade impregnados no tecido. Dormir de costas também ajuda a manter o rosto longe das impurezas que ficam na fronha.

8. Evite usar franjas
Com o uso da franja, a oleosidade do couro cabeludo se transfere para a pele e pode deixá-la mais sujeita ao aparecimento de espinhas. É bom evitar!

9. Escolha cosméticos livres de óleo
Usar os produtos certos para o seu tipo de pele ajuda a evitar o aparecimento de acne. Procure sabonetes que reduzem a oleosidade sem ressecar demais a pele, e evite produtos que contêm óleo em sua composição. Escolha os hidratantes e maquiagens livres de óleo. O protetor solar em gel também é uma boa opção, pois além de prevenir manchas causadas pelo sol, evita que a pele fique oleosa.

10. Fuja das cicatrizes
Para evitar cicatrizes, cuide das espinhas assim que elas surgirem. Use sabonetes e secativos próprios, e procure um dermatologista – ele poderá indicar o tratamento ideal para o seu caso. Se precisar de uma solução imediata, experimente esta receita caseira: amasse um comprimido de aspirina e acrescente gotas de água até formar um creminho. Aplique sobre a espinha com um cotonete e deixe secando enquanto dorme. A aspirina é um anti-inflamatório e pode ajudar a desinchar a espinha, tornando-a mais discreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário