sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Descubra, finalmente, a diferença entre os astecas, maias, incas e olmecas

As civilizações olmeca, maia, inca e asteca são algumas das maiores civilizações antigas da história, e mesmo assim sabemos muito pouco sobre eles, em comparação com outras partes do mundo. Os olmecas, em especial, são frequentemente esquecidos por completo, enquanto o resto costuma ser aleatoriamente agrupado como se fizessem parte de um povo só – embora eles tenham sido grupos completamente distintos entre si.

Em suma, os maias surgiram primeiro e se estabeleceram na região que hoje corresponde ao México moderno. Em seguida, vieram os olmecas, que também habitaram o México. Eles não construíram nenhuma grande cidade (talvez por isso tenham caído em relativo esquecimento), mas dominaram a região e formaram um povo próspero. Eles foram seguidos pelos incas, no Peru moderno e, finalmente, surgiram os astecas, que também se estabeleceram no atual México.

Os maias foram a primeira civilização mesoamericana a aparecer, cujos primeiros relatos começam por volta de 2600 aC. Eles foram o povo mais duradouro de todas as civilizações da América Pré-Colombiana – além de serem muitas vezes vistos como o maior desses povos mesoamericanos. Os maias construíram a maioria de suas grandes cidades entre 250 dC e 900 dC. Apesar de terem sido os primeiros a surgirem, os maias só se tornaram realmente grandes em seus últimos anos, após a adoção de grande parte da cultura da civilização olmeca.

Os maias deixaram um longo e próspero legado, abrangendo partes do México, da Guatemala, de El Salvador, de Belize e de Honduras. Eles eram governados por reis e sacerdotes e, diferentemente de outras culturas, os maias não foram exterminados por um conquistador externo, e sim foram desaparecendo aos poucos. Sua relação exata com os olmecas, porém, permanece obscura.

Voltando aos olmecas, eles foram a primeira grande cultura mesoamericana, apesar de terem sido mais jovens que os maias. O nome “olmeca” certamente não era a maneira como eles chamavam a si mesmos, uma vez que o termo é derivado de escritos astecas. Os olmecas se estabeleceram por volta de 1400 aC e se mantiveram por cerca de mil anos, ocupando uma quantidade razoavelmente grande de terra. O povo olmeca era constituído por bons agricultores, além de talentosos artistas, matemáticos e astrônomos.

Eles utilizavam os hieróglifos como sistema de escrita, assim como a maioria das culturas que os seguiu. Os olmecas nunca edificaram nenhuma grande cidade – ao menos, da forma como nós conhecemos. Porém, há relatos de que o povo construiu uma enorme pirâmide antes de seus indivíduos desaparecerem gradativamente. Seu mais famoso legado é o mistério das cabeças olmecas: foram encontradas cabeças de 3 metros de altura, lembrando guerreiros africanos e feitas de pedra, com mais de 130 quilômetros de distância entre elas.

A civilização inca pode ser rastreada até cerca de 1200 dC. Eles viviam nas montanhas do Peru, longe dos olmecas, maias e astecas. No auge de seu poder, a civilização se estendia por cerca de 4.000 quilômetros e compreendia mais de 16 milhões de pessoas. Tratava-se de um povo extremamente avançado: eles possuíam exército, leis, estradas, pontes, túneis e um complexo sistema de irrigação muito à frente de seu tempo.

No entanto, eles nunca chegaram a inventar um sistema de escrita. Em vez disso, usavam cordas com nós para a o registro de informações. Uma guerra civil acerca do legítimo herdeiro do trono foi o que precisou para ajudar a derrotar toda a civilização: quando os espanhóis invadiram as terras dos incas, eles foram facilmente derrotados. O império caiu em 1533.

Os astecas, por sua vez, fundaram sua maior cidade, Tenochtitlán, no ano de 1325 – ou seja, eles eram muito mais jovens do que qualquer um dos outros três povos. Tenochtitlan foi construída em uma ilha próxima a um lago mexicano chamado Texcoco. Os astecas gradualmente conquistaram o restante da área do lago, até que a civilização caiu nas mãos dos invasores espanhóis em 1521. Embora eles não fossem tão avançados quanto os incas, os astecas possuíam um calendário de 365 dias, assim como nós, além de usarem hieróglifos.

Apesar do fato de essas culturas apresentarem similaridades em diversos aspectos – tais como a construção de pirâmides, os sacrifícios humanos e o uso de hieróglifos (com exceção dos incas) -, os astecas, maias, incas e olmecas foram quatro culturas distintas que surgiram e desapareceram em diferentes momentos e por diferentes razões – embora praticamente no mesmo lugar.

Em resumo: os maias foram os primeiros das civilizações pré-colombianas mais conhecidas, mas aprenderam muito com os olmecas, que apareceram 1.200 anos mais tarde. Os astecas foram os próximos, cerca de 400 anos após a civilização maia começar a encolher. Os incas eram de uma área completamente diferente e duraram menos de 300 anos antes de serem eliminados, enquanto ainda tentavam se tornar mais avançados. [Knowledge Nuts]

2 comentários: