domingo, 8 de dezembro de 2013

Os 21 alimentos mais saudáveis para as mulheres

Eles são capazes de prevenir doenças e o fotoenvelhecimento, além de auxiliar no emagrecimento

Você sabia que existem muitos alimentos que, além de saborosos, têm o poder de prevenir doenças e o fotoenvelhecimento, auxiliar no emagrecimento e garantir ainda mais beleza à mulher?

Parece bom de mais para ser verdade e você deve estar se perguntado se, de fato, tem acesso a todos esses alimentos! A lista, felizmente, é extensa, mas abaixo você confere alguns deles e, se ainda não tem o costume de consumi-los, poderá incluí-los a partir de hoje na sua dieta:

1. Canela: diminui a vontade de doces, sintoma da maioria das mulheres, especialmente na TPM (tensão pré-menstrual). “É ainda ótima aliada na redução da gordura corporal e da celulite, por ser anti-inflamatória”, destaca Jackeline Taglieta, nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional.

2. Óleo de coco: “auxilia na diminuição da gordura visceral, é antifúngico (prevenindo candidíase) e tem bons benefícios na melhora do perfil de colesterol – cuidado importante especialmente na menopausa, fase em que a mulher fica mais suscetível às doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista Jackeline.

3. Castanhas: oleaginosas, são ricas em magnésio e vitamina B6. “São ótimas para a melhora dos sintomas emocionais (depressivos e irritabilidade) comuns na fase pré-menstrual. E a castanha do pará, em especial, é grande fonte de selênio, mineral antioxidante, que ajuda a prevenir envelhecimento precoce da pele”, destaca a nutricionista.

4. Nozes: do grupo das oleaginosas, são ricas em magnésio e vitamina B6. Também são ótimas para a melhora dos sintomas emocionais comuns na fase pré-menstrual.

5. Amêndoas: do grupo das oleaginosas, são ricas em magnésio e vitamina B6 e possuem os mesmos benefícios citados acima.

6. Macadâmia: oleaginosa, rica em magnésio e vitamina B, possui os mesmos benefícios das nozes e amêndoas.

7. Cranberry: “frutinha vermelha muito antioxidante e que ajuda a prevenir infecções urinárias”, destaca a nutricionista Jackeline.

8. Aveia: “é fonte de silício, mineral que participa da formação do colágeno, melhorando o aspecto da celulite e mantendo a elasticidade da pele. E contém betaglucanas, fibras que beneficiam a saúde intestinal e controlam o colesterol”, explica a nutricionista.

9. Brócolis: é rico em ferro. “Vale destacar que as mulheres perdem muito ferro durante a menstruação. Possui ainda cálcio, que é importante para os ossos, unhas e contração muscular. Além disso, apresenta boa quantidade de fibras e de magnésio”, explica Jackeline Taglieta.

10. Escarola: assim como brócolis, faz parte dos vegetais verde-escuros, é rica em ferro e cálcio e apresenta quantidade significativa de fibras e de magnésio.

11. Couve: faz parte dos vegetais verde-escuros e oferece todos os benefícios citados acima.

12. Couve-de-bruxelas: também faz parte dos vegetais verde-escuros e oferece todos os benefícios citados acima.

13. Rúcula: faz parte dos vegetais verde-escuros e oferece os mesmos benefícios dos brócolis, escarola, entre outros.

14. Espinafre: faz parte dos vegetais verde-escuros e oferece todos os benefícios citados acima.

15. Agrião: também faz parte dos vegetais verde-escuros e oferece todos os benefícios citados acima.

16. Ovo: “é um alimento rico em vitamina E, que previne o fotoenvelhecimento da pele, biotina e vitamina A, ambas consideradas vitaminas da beleza. É ainda fonte de proteína, fundamental para os músculos, imunidade e saúde de unhas e cabelos. Contém certa quantidade de colesterol, fundamental para síntese dos hormônios sexuais, e também ferro”, explica Jackeline Taglieta.

17. Sardinha: “é fonte de vitamina D e cálcio (importantíssimo para prevenção da osteoporose), coenzima Q10 (também previne envelhecimento precoce da pele) e em ômega 3 (reduz obesidade visceral e é cardioprotetor)”, destaca a nutricionista.

18. Gergelim: “semente, fonte de lignanas, fitoestrógenos que melhoram fogachos (ondas de calor) da menopausa e previnem alguns tipos de câncer de mama, útero e ovário”, explica Jackeline.

19. Linhaça: assim como o gergelim, é de lignanas, fitoestrógenos que melhoram fogachos da menopausa e previnem alguns tipos de câncer de mama, útero e ovário.
20. Chia: assim como gergelim e linhaça, é uma semente, fonte de lignanas, fitoestrógenos que melhoram fogachos (ondas de calor) da menopausa e previnem alguns tipos de câncer de mama, útero e ovário.

21. Água: não pode faltar na alimentação de nenhuma mulher, destaca a nutricionista Jackeline Taglieta. “É fundamental para manter a pele bem hidratada, para fazer a queima de gordura corporal ocorrer de maneira eficiente e para todo o processo de nutrição e de desintoxicação do organismo”, explica.

Agora que você já conhece todos os benefícios desses alimentos, tem ótimos motivos para incluí-los na sua dieta o mais rápido possível! E não se esqueça de que beber água também é fundamental para garantir mais beleza e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário