sexta-feira, 21 de março de 2014

5 cuidados na hora de comprar alimentos

Você não pode vê-los, mas os micro-organismos estão por toda a parte, invadem os alimentos e comprometem sua saúde. Veja 5 dicas que vão ajudar você a ficar longe das bactérias

1- Verdura e frutas frescas

Agente de contaminação: Ascaris lumbricoides (conhecida como lombriga).
Como acontece: os ovos da ascaris podem atingir hortas que são fertilizadas com o adubo de esgoto contaminado.
Sintomas: dor abdominal e náuseas.
Prevenção: lavar as frutas e verduras em água corrente e em seguida fazer imersão em solução clorada por 15 minutos e enxaguar novamente.

2-Hambúguer mal passado 

Agente de contaminação: Escherichia coli.
Como acontece: A principal forma de transmissão dessa bactéria é pela carne bovina moída crua ou malpassada. Os outros tipos de carnes malpassadas não representam o mesmo risco, pois as bactérias geralmente permanecem na superfície da carne e são eliminadas no calor do cozimento. No caso do hambúrguer, o problema é decorrente do fato da carne ser moída, o que torna mais difícil o calor atingir todas as áreas de contato.
Sintomas: dores abdominais e diarreia com muco e sangue.
Prevenção: cozinhar a carne completamente para destruir a bactéria.

3-Queijos

Agente de contaminação: Listeria monocytogenes.
Como acontece: o queijo em processo de maturação pode apresentar meio favorável para o crescimento de listeria.
Sintomas: febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos.
Prevenção: comprar queijos bem embalados, com data de validade em dia e não consumi-lo ao perceber qualquer alteração de cor, sabor ou textura.

4-Enlatados e conservas caseiras 

Agente de contaminação: Clostridium botulinum.
Como acontece: quando ingerimos a toxina da bactéria que está presente no alimento temos um quadro de toxinose.
Sintomas: paralisia na fala, dificuldade para engolir, debilidade motora, parada respiratória e morte quando não tratada.
Prevenção: não comprar enlatados amassados e perfurados. Tomar cuidado com conservas caseiras, bem como consumir enlatados com data de validade vencida e expostos a altas temperaturas.

5-Ovo 

Agente de contaminação: Salmonella enteritidis.
Como acontece: as fezes das aves, contendo a bactéria, podem contaminar os ovos externamente. Porém, também ocorre a contaminação pela bactéria nos ovários das galinhas, infestando os ovos antes das cascas.
Sintomas: diarreia, dor abdominal, febre e pode levar à morte em casos mais severos e sem rápido tratamento.
Prevenção: consumir ovos bem cozidos e com a casca intacta; não lavar o ovo, pois a casca suga a água para seu interior e a bactéria penetra; evitar alimentos como maionese caseira.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/5-cuidados-na-hora-de-comprar-os-alimentos/2174/ - Texto: Marcela Carlini/ Foto: Fabio Mangabeira/ Adaptação: Letícia Maciel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário