quinta-feira, 3 de abril de 2014

10 alimentos essenciais para ter uma pele perfeita

Especialista fala dos benefícios de cada um deles

Antes de recorrer aos cremes e tratamentos dermatológicos para melhorar a aparência da pele, pode ser bom dar uma passada na feira. “Uma alimentação equilibrada, rica em citrinos, fibras, vitaminas e sais minerais é fundamental para a saúde das células e tecidos. Eles são os principais responsáveis pela maciez e o brilho natural da pele”, afirma Maria Paula, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo ela, cada alimento oferece seus benefícios. Confira 10 itens que não podem faltar na sua dieta e saiba qual o poder de cada um  deles para garantir a saúde da sua pele, de acordo com a especialista.

Alimentos com benefícios para a pele

Brócolis - Folhas verdes são ricas em cálcio, zinco e magnésio, essenciais para o bem estar de quase todo tipo de células. Para mantê-las em perfeito funcionamento e exibir uma pele saudável, encha o prato de brócolis ou couve-de-bruxelas.

Castanhas - As oleaginosas estão entre as principais fontes de proteína vegetal e são ricas em fibras e vitaminas. Práticas, podem ser transportadas facilmente, ajudando a manter o corpo bem nutrido mesmo sem tempo de preparar um alimento fresco. Podem ser consumidas cruas, adicionadas a refogados ou durante o cozimento e ainda hidratadas e liquidificadas para que seja consumido o leite.

Alimentos alaranjados - Ricos em betacaroteno, alimentos como cenoura, mamão, manga e abóbora ajudam a manter a pele viçosa e aveludada como a do pêssego. Além disso, esse nutriente prepara a pele para receber os raios solares, estimulando o corpo a produzir melanina, o pigmento responsável pelo bronze. Abuse deles na salada, como opção de sobremesa ou nos sucos.

Gelatina - O colágeno é importante na cicatrização, regeneração e sustentação das células e tecidos. Excelente no combate à flacidez.

Lentilhas - Rica em zinco é outro anti-inflamatório natural e em fibras. Ajuda na circulação sanguínea e na oxigenação dos tecidos, o que se reflete na cor e no aspecto natural da pele.

Maçã - É ótima para deixar a pele lisinha, pois é rica em fibras que promovem o bom funcionamento do intestino. Contém vitaminas A e do complexo B, que ajudam na renovação celular. É o alimento ideal para saciar a fome a qualquer hora. O consumo diário é altamente recomendado, pois, além dos benefícios à pele, ajuda a manter dentes e gengivas limpos e saudáveis.

Melancia - Refrescante e deliciosa, a fruta contém 95% de água, sais minerais e vitaminas. É diurética, por isso ajuda o corpo a eliminar toxinas. Além disso, é um excelente hidratante, deixando a pele macia igual à de bebê.

Ovos - Células e tecidos são formados de proteína (queratina) e, para mantê-los saudáveis, é importante consumir alimentos ricos nessa substância. Os ovos são uma ótima fonte, oferecendo uma proteína rica e de fácil absorção.

Ômega 3 - Um anti-inflamatório natural poderoso na prevenção de problemas dermatológicos como acne e alergias em geral. São encontrados em peixes como salmão e atum.

Aveia - Alimentos ricos em fibras, como a aveia, quinoa, arroz integral, regularizam o funcionamento do intestino e varrem as toxinas do organismo.

Um comentário: