quinta-feira, 10 de julho de 2014

5 dicas pra controlar o vício em internet

Se você tem ansiedade por informação, confira essa matéria sobre como controlar o vício em internet

1-SEJA SELETIVO
Selecione somente as informações que são essenciais, úteis ou curiosas para a sua vida. “Quando você não seleciona fica com um problema, pois tem informação demais. Ao invés de lhe tranquilizar, ela te estressa. Outro passo é escolher as fontes de informação, utilizando um número menor, útil e confiável”, diz Roberto Cardoso, coordenador de medicina comportamental do Femme Laboratório da Mulher (SP).

2-FAÇA PAUSAS 
Aprenda a fazer pausas com duração de 10 a 15 minutos entre uma atividade e outra, principalmente se seu trabalho requer criação e inovação. Você pode tomar um cafezinho, conversar com alguém ou descansar.

3-RELAXE A MENTE 
Pratique atividades que ajudem a reduzir o seu nível de ansiedade, como meditação, exercícios físicos, cozinhar, passear com o cachorro e ler um livro. O importante é você se desligar dos agentes causadores de ansiedade para relaxar a mente por alguns minutos.

4-LIMPE SUA MESA 
Crie o hábito de limpá-la regularmente. Se você é daqueles que junta vários papéis, principalmente anúncios e ofertas de produtos para, um dia, ler com calma, criando uma pilha em cima da mesa, pegue uma lata de lixo e jogue tudo fora, sem olhar.

5-TENHA AMIGOS REAIS 
Estabeleça várias fontes de relação. Para a psicóloga Juliana Bizeto, coordenadora do Ambulatório de Dependências Não Químicas da Unifesp, quem conversa com os amigos somente on-line, está mais propenso a desenvolver ansiedade. “Nossa vida é como se fosse um leque. Se fechamos esse leque e estabelecemos relações exclusivas temos um problema, então devemos mantê-lo aberto, tendo amigos, se relacionando, pois somos seres sociais, isto é, precisamos do contato físico, do olhar do outro.”

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/5-dicas-para-controlar-o-vicio-em-internet/2694/ - Texto: Fabiana Fontainha/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário